Até pode parecer que o Universo está contra ti, mas na prática não. São apenas cinquenta e tal adversários que te tentam passar a perna, para chegar à meta e garantir que se qualificam para a próxima prova. E será quase sempre assim. Fall Guys: Ultimate Knockout é a recente e caótica criação da Mediatonic que está a fazer sucesso em todo o mundo. Afinal, quem não gosta de uma boa corrida de obstáculos?

Junta, num só título, provas ao estilo de Jogos Sem Fronteiras, Wipeout, Survivor, The Challenge e de todas as outras referências do entretenimento próximas da gincana em grande escala que possas conhecer. O resultado é, muito provavelmente, algo próximo de Fall Guys: Ultimate Knockout, desafiante do primeiro minuto ao último segundo. Num mercado que pode até parecer saturado, lufadas de ar fresco como estas parecem fazer milagres.

Primeiros Passos (e Primeiras Quedas) em Fall Guys: Ultimate Knockout

Fall Guys apresenta-se de forma minimalista numa série de aspectos, levando-te a encontrar facilmente o que procuras. Seja no momento de personalização do teu Fall Guy ou na entrada numa nova sessão de jogo, tudo é aparentemente rápido e intuitivo. As sessões de jogo, relativamente curtas, dependendo sempre do teu desempenho, englobam dezenas de participantes e funcionam com base em episódios (ou shows), compostos por uma série de provas que elimina progressivamente competidores, até apurar o vencedor.

Atendendo a esta lógica, o teu objectivo – garantir a qualificação em todas as eliminatórias e vencer a prova final – pode ser simples de descrever, mas não tão simples de concretizar. Em teoria, a probabilidade de venceres pode chegar aos 1/60, dependendo de diversos factores, por isso, prepara-te para perder várias vezes. A sério. Prepara-te para perder à grande ou por muito pouco, para perder por azar, por falta de jeito, por um mau jogo de equipa ou até mesmo por culpa dos outros. Não te esqueças que todos querem vencer e que, além de uma boa partida e de uma chegada ainda melhor, convém teres a sorte do teu lado.

Fall Guys

Slime, rampas e bolas de futebol

Entrar no universo de Fall Guys torna-se rapidamente agradável. À primeira vista, tudo parece simples e organizado, mas basta entrares em prova para perceberes o que te espera. Desde barras giratórias e hélices gigantes a plataformas móveis e rampas cobertas de slime, existe quase um sem fim de obstáculos em Fall Guys: Ultimate Knockout para ultrapassar. Felizmente, a boa jogabilidade e os controlos extremamente básicos asseguram-te uma superação pouco ou nada frustrante, que contrasta com a confusão que resulta do despejo de dezenas de figuras irrequietas e semelhantes a feijões numa única pista de prova.

Através de competições individuais ou em equipa, Fall Guys conduz-te por desafios originais e variados que te vão manter de olhos no ecrã, pelo incessante desenrolar de acção e acontecimentos. Basta uma pequena distracção e, quando dás por ti, estás fora de prova ou novamente no início de um determinado obstáculo… E cuidado com a Slime Climb! Na minha opinião, a prova mais complicada, porque, para além de estar carregada de obstáculos, elimina-te automaticamente à primeira queda da plataforma. Mas, como é óbvio, é no desafio que está o sucesso de Fall Guys!

Fall Guys

Para além das corridas mais ou menos cansativas, a oferta de provas em Fall Guys é bastante generosa. Sempre tendo em mente que não deves cair – o que, ironicamente, combina com o nome do jogo e acontece com relativa frequência – deverás saber trabalhar em equipa, para recolher e armazenar ovos ou para marcar golos num campo de futebol gigante; ter alguma destreza de movimento, para apanhares adversários e não te deixares derrubar por obstáculos; e ainda alguma memória, porque o cérebro também treina neste Fall Guys! Sinto que a esmagadora maioria destes desafios seria muito (mas muito!) mais fácil na vida real, mas terás apenas meia dúzia de botões para evitar quedas, assegurar recuperações rápidas e manter o equilíbrio nas mais variadas provas.

Pode ser confuso, mas é visualmente simples

Os gráficos são, a par com a jogabilidade, eixos centrais e essenciais em Fall Guys: Ultimate Knockout, uma vez que podem condicionar a tua performance em prova e comprometer ou enriquecer a experiência de jogo. Apesar de tudo, destacaria este elemento como um dos pontos fortes do jogo. O esquema de cores é básico, girando em torno de tons que podem cobrir alguns Fall Guys… E é aqui que pode ficar confuso.

Fall Guys: Ultimate Knockout

Numa prova, por ela própria marcada pelo caos, é simpático encontrar alguma diferenciação de cores. No entanto, caso sintas dificuldade em ler o jogo, o minimalismo de formas resulta como ponto de equilíbrio, evitando uma elevada entropia visual. Mas, como nem tudo tem de ser básico ou igual para todos, preferes um fato de tucano gigante para o teu Fall Guy ou um conjunto que parece ter fugido de uma aula de grupo no ginásio?

Alguém encomendou um fato de mascote?

Com a exigência crescente do público em questões de conteúdo, a personalização, sob diferentes formas, é um requisito em praticamente todos os títulos recentes. Acontece que em Fall Guys: Ultimate Knockout é absolutamente fundamental. Os Fall Guys são praticamente iguais. Através da personalização de cores, padrões e fatos, poderás não só ter um Fall Guy como queres, mas distingui-lo facilmente entre os adversários, que frequentemente acabam por se envolver em efusivas disputas por um lugar na ronda seguinte.

Através das provas em que competes e dos resultados que vais obtendo, ganhas Kudos (moedas) e pontos de experiência. Os primeiros permitem-te adquirir objectos e equipamentos na loja de Fall Guys; os segundos levam-te a subir de nível e, com isso, a conquistar recompensas variadas, que podem ir de Kudos a coroas (mais raras do que os Kudos) e a equipamentos para o teu Fall Guy. Esforça-te e garante que consegues equipar a tua personagem da forma mais criativa!

Fall Guys

Entre as mecânicas do jogo, consigo ainda encontrar semelhanças com o recente Crash Team Racing: Nitro-Fueled, sobretudo ao nível das recompensas e da personalização. Se este paralelismo for válido, e tendo em conta o brilhante desenvolvimento de CTR: Nitro-Fueled após o lançamento, estou curioso para perceber como é que Fall Guys vai ser gerido e trabalhado posteriormente, sobretudo em termos de novos desafios, eventos, conteúdos e formatos. Uma criação original e com tamanho sucesso imediato sentirá certamente pressão para se manter actualizada, interessante e próxima dos jogadores que conquistou.

Fall Guys: Ultimate Knockout, lançado a 4 de Agosto de 2020, está disponível para PlayStation 4 e PC, sendo uma das ofertas PlayStation Plus de Agosto.

Conclusão da Análise
Original o suficiente para ser realmente bom!
8

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.