Um dos grandes destaques do painel dedicado à Realidade Virtual da E3 2019 foi, sem dúvida, o projecto Fujii.

Um videojogo muito colorido que chegou recentemente às plataformas Steam e Oculus, e que a Squared Potato teve o prazer de poder jogar através da FunkTronik Labs, estúdio também responsável por Wave Break e Cosmic Trip.

Lê mais:  Scarlet Nexus | Fica a Conhecer o Mundo do RPG da Próxima Geração da Bandai

 

Fujii apresenta-se como um hino à preservação do meio ambiente e, com efeito, conseguimos ouvir a sua mensagem ressoar em tudo o que vemos e tocamos.

Conceito

Começamos a nossa aventura num mundo às escuras, vestindo a pele de uma criatura misteriosa que parece ser uma entidade divina.

Aqui, teremos de resolver quebra-cabeças para restabelecermos a luz a estes cenários, e coleccionarmos as sementes de todo o tipo de plantas que encontramos, para que mais tarde as possamos plantar num jardim e garantir que as mesmas consigam prevalecer.

Este é todo o conceito do jogo: viajar para cada um dos 3 mundos, restabelecer a luz resolvendo puzzles, e trazer as sementes de volta para o nosso jardim.

Com isto, é algo recorrente andares a viajar entre os mundos desconhecidos e o jardim central, onde tens de olhar por diversas espécies de plantas que dependem de ti para viver.

Apesar do que possas pensar é, contudo, importante referir que a história é um aspecto praticamente inexistente neste jogo.

Aspecto e Mecânicas

O mesmo prima, sobretudo, pelas suas cores vibrantes e cheias de vida, pelos grafismos simples, pela melodia ambiente envolvente, pelas criaturas mágicas que derretem os nossos corações ao primeiro contacto, e pelos seus conceitos completamente criativos e originais que nos surpreendem tanto pelo aspecto visual, como pela forma com que interagimos com estes seres vivos.

Desde interacções rítmicas, repetições de padrões, puxões, abanões, festinhas… Tudo é possível, e isto imprime no jogador uma certa sensibilidade para com esta vida fictícia.

Fujii

Lê mais:  E3 2019 | As Novidades Apresentadas Para VR

 

Tudo isto é possível, quer utilizando os nossos braços reais para simular estes gestos, quer puxando dos gatilhos para executar acções como agarrar, puxar, etc.

Além disto, temos também um botão de inventário que nos permite guardar as sementes que encontramos, e outro que nos permite sugar água para posteriormente regarmos as plantas.

Lê mais:  WWE 2K Battlegrounds | Data de Lançamento e Novos Detalhes Revelados!

Destaque

Algo que sobressai ao nível dos controlos e que me marcou é, no entanto, a forma tão suave com que nos movemos no cenário, através da deslocação por tele-transporte.

Esta funciona premindo um botão, apontando para a área pretendida e largando o botão, algo simples e eficaz que habitualmente dou por mim a detestar em todo o tipo de jogos VR (nem consigo sequer pegar no DOOM VR e nem me peçam para falar nisto…), acabando eu por optar pelos controlos convencionais de movimento e de câmara em todos os jogos.

No entanto,  dei por mim a gostar de jogar desta forma sem qualquer problema em Fujii, pois Funktronik Lab soube trabalhar neste aspecto com precisão, e surpreender pela qualidade, suavidade e responsividade destes controlos de movimento que, para mim, são do melhor que já vi até hoje!

Apesar do que possa parecer, este é um jogo bastante simples e rápido até de se jogar, tendo em conta que poderás concluí-lo em menos de 3h.

Conclusão

No entanto, é preciso ter em conta que o mesmo tem como público-alvo a camada mais jovem de jogadores, pelo que desta forma a longevidade do jogo estende-se mais um pouco.

Uma vez terminado o jogo, é ainda necessário que regresses de vez em quando para puderes ver as tuas plantas crescerem.

Algo que acaba por nos agarrar pela curiosidade de testemunharmos a evolução do nosso jardim, e que nos faz querer ter a mesma experiência na vida real.

Lê mais:  End Space (Oculus Quest) | Análise

Fujii já está disponível na Oculus para a sua gama de headsets Oculus Rift/ S Oculus Quest, e na Steam VR para HTC Vive Windows Mixed Reality.

Se quiseres saber as últimas novidades, visita a página Facebook do jogo.

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.