O Sonic The Hedgehog é um ouriço supersónico que, devido à sua atitude e valores desde 1991, se tornou a imagem e mascote da Sega até hoje.

Sonic the Hedgehog Sega

Criado pelas mentes de Yuji Naka e Naoto Ohshima, Sonic sofreu várias fases até ao seu aspecto final. Inicialmente, Sonic foi concebido para ser um vulgar rapaz humano, mas a produção temia que Sonic fosse demasiado semelhante a Alex Kidd, a mascote da Sega na década de 80.

Com base nisto, a equipa decidiu adoptar formas mais fantasiosas: o primeiro protótipo foi com Feel, um coelho que usaria as suas orelhas para atacar (mais tarde, este design foi usado para a criação de Ristar). Contudo, era lento, e falhava na apresentação da identidade da nova consola da Sega; faltava atitude, faltava velocidade. Foi com base nestes conceitos que a dupla apresentou o Mr. Needlemouse, o conceito inicial de Sonic.

Sonic the Hedgehog Bill Clinton

Por incrível que pareça, a criação de Sonic partiu de diversos conceitos, que parecem fora de contexto. O seu design foi herdado de Felix The Cat, e a cor azul não só partiu da cor da Sega como simbolizava movimento e velocidade. A sua atitude foi herdada do presidente dos Estados Unidos: Bill Clinton, que também foi conhecida por ser irreverente e destemida. Os dois últimos fatores, ou seja, os sapatos e escolha do animal ouriço, partiram dos moldes de Michael Jackson e do Pai Natal, por serem futuristas e de cor vermelha. Finalmente, a escolha deste animal, simplesmente, partiu do facto de um ouriço enrolado simbolizar velocidade e mobilidade.

Lê mais:  16 Videojogos para Despertar o Ecologista em Ti

Com todos estes factores em total sintonia, Sonic The Hedgehog foi criado. Este seria a completa antítese do Super Mario, porque a Sega sabia que as crianças que jogaram Super Mario seriam agora adolescentes, e procuravam outro tipo de conceito de jogo e identidade.

Sonic the Hedgehog Dreams Come True

Sonic foi apresentado, publicamente, pela primeira vez, através de um cartaz pela banda de música japonesa Dreams Come True.

Sonic The Hedgehog ficou conhecido como um ouriço super-sónico, rebelde, aventureiro, incapaz de ficar impune frente a injustiças e que preza a sua liberdade acima de tudo. Sonic também é um jovem ambientalista e este acontecimento é exemplarmente descrito no primeiro jogo. Dr. Eggman é um cientista que chega a ilha onde Sonic vive, e começa a transformar os seus amigos em máquinas mortais para a construção de uma arma, chamada Death Egg. Este evento não é notório no primeiro jogo, mas a poluição gerada pelo cientista é sentida, especialmente na versão 8 bits do Sonic, na qual Sonic usa o poder das Chaos Emeralds para limpar a ilha de todo o fumo e poluição. Desde este jogo, esta mensagem não se tornou tão evidente, mas o sentimento certamente ecoa em todos os jogos.

Sonic the Hedgehog

O legado de Sonic The Hedgehog (que, caso não saibam, é o seu nome completo) continua a ser sentido nos dias que correm. Foi o percursor de uma série de mascotes, não só na Sega, como fora desta, e transformou toda uma indústria.

Lê mais:  Encontrei a Minha Consola Antiga. E Agora, Como a Limpo e Ponho a Funcionar?

Foi uma das primeira personagens e franquias a tornarem-se num fenómeno de marketing. Sonic receberia inúmeros produtos, desde séries de TV de animadas, comics, roupas… Enfim, Sonic estava presente nas bocas de todo o mundo.

Recentemente, recebeu uma adaptação ao grande ecrã, que contrariamente ao que se pensava, foi bem-sucedida, e prepara um regresso em grande depois de anos nas sombras e de jogos abaixo da qualidade inicial.


E tu, já conhecias a história do Sonic the Hedgehog?

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.