Ghost of Tsushima | Chega Hoje às Lojas

O jogo Ghost of Tsushima chega hoje à PlayStation 4 totalmente localizado em português. Isto significa que o aguardado título da Sucker Punch já está disponível em formato físico nos pontos de venda habituais, e em formato digital na PlayStation Store, por um valor estimado de 69,99€ e PEGI 18.

Para celebrar o lançamento daquele que é um dos jogos mais aguardados do ano para a PlayStation 4, o Ghost of Tsushima, cuja análise podes ler aqui, foi transmitido ontem, em directo e na íntegra, no canal oficial de YouTube da PlayStation Portugal, um evento de lançamento totalmente dedicado ao título da Sucker Punch.

 

Neste MODO PlayStation Live, que se pode ver ou rever acima, para além de alguns momentos de gameplay com RicFazeres, entrevistas e desafios com convidados especiais, foram ainda atribuídos diversos prémios relacionados com o jogo à comunidade, incluindo uma Edição de Coleccionador do aguardado título.

Para além disto, este Evento de Lançamento, que durou cerca de 1h30 e incluiu uma enorme variedade de conteúdos, contou ainda com a presença de jornalistas reconhecidos dentro da indústria, que comentaram algumas cenas de gameplay do jogo.

Ghost of Tsushima Press

O actor e realizador Diogo Morgado foi um dos convidados do evento e falou da sua experiência a dobrar um jogo da Sucker Punch, o inFAMOUS: Second Son. Para além disto, Diogo Morgado explicou ainda como é que a narrativa e a estética do Ghost of Tsushima está a par do que de melhor se faz na indústria do cinema, revelando a qualidade artística do jogo e a imersão que proporciona.

“Dobrar um videojogo é uma coisa muito especial”, disse o actor, acrescentando que quando dobra um videojogo está a jogá-lo com a voz e que, no que diz respeito à Sucker Punch, o inFAMOUS: Second Son “foi um jogo incrível”, porque ao contrário do Detroit: Become Human, por exemplo, que “é muito mais narrativo”, o inFAMOUS: Second Son é um jogo “muito mais orgânico”, com um elemento físico que lhe conferia imensos poderes e onde tinha de lutar, coisa que, para quem gosta de jogar, como ele, “é muito recompensador”.

Ghost of Tsushima é outro daqueles jogos que me agarra”, disse ainda Diogo Morgado, acrescentando que o título da Sucker Punch, que chega hoje à PlayStation 4, incorpora diversos elementos que resultaram muito bem noutros jogos, e que tornam este título “incrível”. É o caso do mundo aberto, que permite aos jogadores pegarem no seu cavalo e andarem “por ali à aventura e à descoberta”, “daquela coisa quase terapêutica de passear por paisagens ao longo da música”, do “elemento cultural” e da própria história do jogo, que é baseada numa história real.

Lê mais:  Gran Turismo Sport | FIA-Certified Gran Turismo Championships Arranca Já Amanhã!

Para o actor e realizador português “o mundo cinematográfico é um mundo que nos transporta, portanto um bom videojogo é aquele que transporta o gamer”. Ghost of Tsushima é, na sua opinião, um “jogo incrível” e mal pode esperar para o acabar.

A criadora de conteúdos de gaming no YouTube e fã de videojogos, SEA, também esteve entre o grupo de convidados especiais deste grande evento. Esta fã da cultura japonesa falou das suas perspectivas para este jogo e do que mais a fascina no universo de Ghost of Tsushima. Para ela, o título fala de uma cultura “onde a honra e o respeito são fundamentais” e foi muito interessante a Sucker Punch ter tido isso em conta para tornar o jogo “mais realista e não tão fictício”.

As surpresas não ficaram por aqui e este MODO PlayStation Live contou ainda com uma entrevista a Brian Fleming, co-fundador da Sucker Punch, que falou sobre como foi o desafio de criar uma nova IP depois de tantos anos focado no desenvolvimento de franquias populares como Sly Cooper e inFAMOUS.

“Ao criar novas IPs, o primeiro jogo é o mais desafiante. Tudo é desconhecido”, disse, acrescentando que o estúdio queria essa experiência, esse “desafio criativo, técnico e de produção”. “Estávamos preparados para isso ao fim de 9 anos a desenvolver a série inFAMOUS. Era o momento de fazer algo novo, difícil, desafiante e inspirador, e de subir essa grande montanha criativa”, afirmou.

Brian Fleming esteve à conversa com a equipa do MODO PlayStation, para este grande evento, onde também falou de Jin Sakai, o novo herói da PlayStation, dos factos históricos em que se baseia Ghost of Tsushima e de como é que a Sucker Punch criou uma história a partir daí. Para ele, Jin “representa uma visão humana mais moderna, que fará muito sentido para o jogador que o encarnar pela forma como aborda as situações com que se depara”, e “esta é uma óptima forma de experimentar algo que aconteceu há 700 anos”.

O co-fundador do estúdio responsável pelo desenvolvimento de um dos jogos mais aguardados do ano para a PS4 falou ainda da influência do cineasta Akira Kurosawa e sobre a incrível banda sonora do jogo. “A sua obra inspirou-nos não só a nós mas também a grandes westerns”, disse, acrescentando ainda que “uma das coisas mais incríveis de criar jogos como este é ter a oportunidade de colaborar com pessoas cuja obra nos inspirou”.

“Tivemos o privilégio de trabalhar com os compositores que criaram os temas que usámos como inspiração. Para nós foi incrível e estamos imensamente gratos pelo tremendo trabalho com que nos presentearam em Ghost of Tsushima, admitiu Brian Fleming, antes de deixar um conselho a todos os jogadores que decidirem embarcar nesta aventura:

“Deixa-te guiar pelo vento. Ele levar-te-á a sítios muito especiais e a uma grandiosa aventura”.

O MODO PlayStation Live de ontem ficou ainda marcado pela presença de RicFazeres, que esteve em estúdio com Gonçalo Morais durante toda a emissão a jogar Ghost of Tsushima. O evento contou ainda com diversos passatempos que deram a todos os espectadores a oportunidade de ganhar vários prémios alusivos ao jogo.

Lê mais:  Need for Speed Heat | Análise

De lembrar que, em Ghost of Tsushima, após uma derrota devastadora face aos cruéis invasores mongóis, o nobre samurai Jin Sakai terá de sacrificar tudo para proteger o que resta da sua terra e do seu povo. E que ao embarcar nesta aventura épica para libertar Tushima, Jin terá de renunciar às tradições dos samurais, recorrer a métodos não convencionais e forjar um novo caminho: o caminho do Fantasma.

Desenvolvido pelo estúdio americano Sucker Punch Productions, Ghost of Tsushima chega hoje em exclusivo à PlayStation 4.

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.