Google | Anunciada A Plataforma De Stream De Videojogos “Stadia”

O verdadeiro futuro do gaming

Apresentada na GDC 2019, Stadia será o nome da plataforma de streaming de videojogos, que a Google lançará ainda este ano, e que promete abanar toda a indústria dos videojogos!

De certeza que já ouviste falar em serviços de stream de videojogos como GeForce Now ou PS Now, e de certo que estás a pensar que Stadia será mais um desses serviços, ou que de certo modo não vai ser relevante para ti. Contudo, esta plataforma será algo muito diferente dos conceitos que tens em mente.

Stadia poderá correr em todos os equipamentos, incluindo até o Google Chrome Cast, que tenham acesso ao Google Chrome. Isto permite-te jogar em qualquer lugar, qualquer monitor, sem teres de instalar mais nenhum software adicional para correr o videojogo. Mas o melhor, é que os videojogos poderão ser acedidos através de links, que poderão ser embutidos dentro de videos de Youtube. Imagina veres um video de um videojogo que acabou de sair no mercado, e após o video terminar, surge um link onde podes clicar e em segundos estares a jogar de imediato. Isto é a Stadia. As barras de download, de update… são agora uma coisa do passado!

Lê mais:  Destiny 2 | Bungie Revela a Próxima Expansão Destiny 2: Beyond Light

Em termos técnicos, os videojogos poderão ser corridos até 4K a 60 frames por segundo, com a promessa de isto subir para 8K a mais de 120 frames por segundo, assim que existirem videojogos que o permitam! Isto tudo é possível através do GPU que tomará conta das tuas sessões de jogo. Com 10.7 Teraflops, nem a consola mais poderosa do mercado, a XBOX ONE X, que possui 6.0 Teraflops, consegue fazer-lhe frente.

Crossplay será algo que estará presente, pelo que desta forma, poderás sempre jogar com outros jogadores de outras plataformas sem qualquer problema. De facto, a Google pensou mais à frente em termos de multiplayer, e com isto trouxe-nos não só a possibilidade de podermos ver todos os ecrãs de jogo dos jogadores com que partilhamos a sessão, mas também convidar os espectadores que estejam a assistir ao stream em directo, a participarem nesta sessão connosco.

Se também estás preocupado com o stream das tuas sessões não te preocupes, pois com Stadia consegues fazer duplo stream, onde poderás fazer os teus directos do Youtube enquanto jogas, até 4K a 60 frames por segundo.

Outras das novidades que a Stadia nos traz, são também a partilha State Share, que como o nome indica, permite-te partilhar o exacto estado em que estás numa partida, através de um link, e as pessoas que clicarem para aceder, serão levadas para esse mesmo momento, como se tivesses criado um checkpoint.

Stadia
Stadia controller

Para facilitar as tuas sessões, foi também concebido um novo comando que irá ligar-se via wireless ao ecrã onde detecta que o Stadia está activo. Com este, tens também uma outra funcionalidade, ligada ao Google Assistant. Quando te sentires entalado numa partida, sem ideia de como podes progredir, é só perguntares à Google, e ela instantâneamente irá sobrepor um video de walkthrough no momento exacto em que te encontras no jogo.

Ainda sem data de lançamento nem preços, apenas foi-nos revelado que chegará este ano, sendo que no verão vamos ter mais detalhes.

Este parece ser o derradeiro caminho a seguir para chegarmos a um futuro melhor, tanto do ponto de vista dos developers, como dos criadores de conteúdos ou até dos espectadores. Esperamos poder testar esta nova plataforma em breve!

Se estiveres interessado em saber mais, vê a apresentação completa, que te deixamos aqui em baixo:

Lê mais:  Pokémon Day | Fica a Conhecer os Vencedores Do Pokémon of the Year!

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.