Como seriam os clássicos Arcade, se derrapassem até às plataformas em que hoje jogamos? Bem, em traços gerais, acho que Horizon Chase Turbo pode estacionar bem no lugar de uma resposta a esta pergunta. Para os fãs de Retro Gaming (e não só!), aqui fica uma sugestão pela qual podem muito bem optar em breve!

Inspirado em alguns sucessos das décadas de 80 e 90 como Out Run, Rush ou Top Gear (SNES), Horizon Chase Turbo é uma onda de nostalgia que te conduz a alta velocidade por estradas sinuosas e caminhos difíceis, à conquista de corridas e campeonatos por todo o mundo. Visto que o jogo se desenrola numa lógica básica, não será difícil dominar a condução logo nos primeiros minutos. Aliás, o que mais aborrece no Racing são as curvas apertadas, que requerem derrapagens de mestre e travagens de última hora… Quanto a isso, podes descansar, porque em Horizon Chase Turbo é – quase – sempre a acelerar.

Lê mais:  Ghost of Tsushima | Novo Trailer Cinematográfico

Onde é a próxima corrida?

Ainda que o conceito geral pareça (e seja) simples, o trabalho da Aquiris Game Studio em torno do jogo torna-o, sem dúvida, bastante rico. Entre vários Modos de Jogo, o foco de Horizon Chase Turbo passa pela clássica Volta ao Mundo, com início na Califórnia e término no Hawaii, passando por dez outros pontos como Brasil, Grécia, Japão e Austrália. Os cenários de cada localização são minimalistas, mas inconfundíveis no que toca a reconhecer paisagens e clássicos ambientes Retro. Parabéns pela arte e pelos gráficos, malta!

Horizon Chase Turbo Volta ao Mundo

Lê mais:  PlayStation Plus Setembro de 2020 | PlayerUnknown’s Battlegrounds e Street Fighter V

Seja como for, não penses que esta Volta ao Mundo é pêra doce, porque vai dar-te bastante trabalho! Sobretudo, se quiseres completar o jogo a 100%. À primeira vista, não parece um objectivo complexo, mas para isso terás de vencer todas as corridas, enquanto consegues todas as moedas (sim, é isto que é difícil!) e não cometes erros crassos de principiante… Afinal de contas, 100% são 100%.

E, falando em contas, aqui ficam alguns números. Horizon Chase Turbo acelera por 12 copas na Volta ao Mundo, 48 cidades e 109 pistas. Além disso, existem 31 veículos que podes guiar, muitos deles desbloqueáveis através de pontos. Os pontos, por sua vez, são obtidos ao conquistares pódios e apanhares moedas. Todos os veículos possuem especificações técnicas que os distinguem dos restantes, bem como ligeiras personalizações de estilo para cada modelo. Nas várias copas, encontras, ainda assim, Corridas de Melhoria, onde poderás conseguir upgrades para os teus veículos.

Horizon Chase Turbo

Lê mais:  Dia dos Namorados | Sugestões Geek para o Teu Dia Especial

Horizon Chase Turbo é, sem dúvida, uma das mais bem conseguidas criações de Racing que conduzi nos últimos tempos. Minimalista, de modo a vincar a experiência Arcade que recria, não deixa de primar por uns gráficos excelentes, acompanhados por uma banda sonora que lhe assenta como um porta-luvas.

Velocidade, controlo e… combustível

A jogabilidade aqui é altamente intuitiva e igualmente simples. Nada de curvas muito apertadas ou impossíveis de fazer à primeira. E, contrariamente à maioria de Racing, não há itens de defesa ou itens de ataque. Os únicos power-ups que podes – e deves – coleccionar em Horizon Chase Turbo são Nitros, para ganhares velocidade, e combustível, para não acabares a corrida mais cedo e com direito a um honroso 20º lugar. Que por acaso é o último. Além de manteres o olhar na estrada e nos adversários pelo caminho, não te esqueças de espreitar o indicador do depósito de combustível!

Horizon Chase Turbo

Lê mais:  Nier Replicant | Anunciada Uma Nova Versão do Jogo

No entanto, ainda pior do que ficar sem combustível é mesmo bater contra os adversários à tua frente. Prepara-te para, caso o faças, levares um empurrão para trás que te deixa a ver passar um, dois ou cinco adversários. É acima de tudo chato e pode mesmo ser frustrante, tendo em conta que são 20 carros a passar por caminhos muito estreitos… No meio dos quais tu também andas.

No pódio? Talvez!

Por fim, há que reforçar que as inspirações para Horizon Chase Turbo são excelentes. Como resultado, tanto podíamos ter algo muito bom como algo muito mau. É assim que costuma funcionar, e neste caso até saiu bem. Apesar de ser visualmente excelente e de ter uma boa jogabilidade, não é um jogo que te desafia por muito tempo.

Assim que conquistes todos os Super-Troféus e desbloqueies todos os upgrades e todos os veículos, o propósito acaba e passa apenas a um entretém para os apreciadores da arte e do estilo Retro aqui recriado.

No entanto, se gostares de jogar com amigos, aqui fica uma boa notícia. O Multiplayer em Split Screen de Horizon Chase Turbo é mesmo muito bom! Talvez não seja má ideia uma ou outra corrida ocasional entre amigos… Afinal, a competição saudável é, supostamente, saudável, não é?

Horizon Chase Turbo Multiplayer

Lê mais:  Ori and The Will of The Wisps | Análise

Horizon Chase Turbo, lançado a 15 de Maio de 2018 e desenvolvido pela brasileira Aquiris Game Studio, encontra-se disponível para PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One e ainda através da Steam para Windows, Linux e Mac.

Este jogo foi ainda uma das ofertas PlayStations Plus de Julho, juntamente com Detroit: Become Human e Heavy Rain.

1 Comentário

  1. Tão bom! Que eu saiba, são raros os jogos neste estilo hoje em dia. E este parece estar bem feito, é mesmo para quem procura reviver aqueles clássicos. Vou ficar de olho!

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.