Jogos do Mês | Edição de Dezembro 2020

Após Novembro não ter dado tréguas com os seus lançamentos, Dezembro teria sido um mês calmo se não fosse a grande estreia de Cyberpunk 2077. Contudo, existem outros jogos que brilharam à sua maneira e merecem a tua atenção! Deixa-te encantar pela beleza artística de Immortals Fenyx Rising e Call of the Sea. A destacar também temos Medal of Honor: Above and Beyond que é a primeira entrada da série no mundo VR e uma sequela para Super Meat Boy! Descobre quais foram os Jogos do Mês!

1 – CYBERPUNK 2077

Sem mais adiamentos, Cyberpunk 2077 finalmente chegou e arrasou até ao topo da lista! Vindo da CD Projekt Red, o mesmo estúdio responsável por The Witcher 3: Wild Hunt, Cyberpunk 2077 ocorre em Night City, uma cidade gigantesca de mundo aberto composta por seis regiões e uma área circundante chamada Terras Baldias. Joga em primeira pessoa com V, um mercenário cyberpunk completamente personalizável que pode adquirir habilidades de hacking e implantes cyberware. Além destes atributos, podes recorrer a variadas armas de longo alcance ou optar por combate corpo a corpo. Constrói o teu estilo de jogo, à medida que as tuas escolhas moldam o progresso da história e resultam em finais diferentes.

Escolhe um dos três lifepaths: tens o marginal, ondes habitas em Heywood, um lugar destinado aos habitantes de baixo estatuto social, o teu V conhece as ruas e os gangs como ninguém e é assim que avança com o seu estatuto; o nómada, onde a tua casa é fora da grande metrópole, dás grande valor às tuas origens e és perito com todo o tipo de engenhocas; e o corporativo, em que experiencias um estilo de vida mais privilegiado, porém arriscado, ao trabalhares para a grande empresa Arasaka.

Deixa a tua marca em Night City e aceita a missão mais perigosa de sempre: sê o primeiro a encontrar o implante de um protótipo que contêm o segredo para a imortalidade…

Cyberpunk 2077 foi lançado a 10 de Dezembro para a PS4, Xbox One, PC e Google Stadia, sendo que vai ficar disponível algures em 2021 para a PS5 e Xbox Series X.

2 – IMMORTALS FENYX RISING

Anteriormente conhecido por Gods and Monsters, Immortals Fenyx Rising é um jogo de acção e aventura em terceira pessoa, desenvolvido pela Ubisoft Quebec e publicado pela Ubisoft. O mundo está em risco e tu és a única esperança dos deuses, assume o papel de Fenyx, um jovem cuja missão é salvar os deuses gregos da maldição que lhes foi imposta por Typhon – uma serpente colossal, considerada a criatura mais perigosa da mitologia grega.

Personaliza a aparência de Fenyx, com a opção de mudares a sua voz e o seu género. Tens um grande mundo aberto à espera de ser explorado, estando este dividido em sete regiões diferentes inspiradas nos deuses gregos. Desfruta da jornada em companhia de um pássaro chamado Phosphor, com a sua ajuda podes identificar pontos de interesse espalhados pelo mapa. Viaja pelo mundo rapidamente, ao escalares penhascos, cavalgares montanhas e voares com as asas de Dédalo. Contudo, o teu percurso não será de todo pacífico… combate bestas mitológicas, adquire poderes lendários e derrota Typhon.

Além disto podes enfrentar seres populares como o Ciclope, Medusa ou o Minotauro! Domina os campos de batalha através de combates aéreos e corpo-a-corpo de ritmo acelerado, utilizando arsenal divino como a espada de Aquiles e o arco de Odisseu. No meio disto, não te esqueças de prestar atenção à resistência de Fenyx, pois esta vai se esgotando ao realizares ataques sucessivos. Utiliza o teu raciocínio e habilidades especiais para resolver puzzles e objetivos opcionais. Encontra fendas que te teletransportam para os Cofres de Tártaros, onde tens de passar um conjunto de desafios de plataforma que irão testar-te ao máximo.

O jogo saiu no dia 3 de Dezembro para a PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X, PC, Nintendo Switch, Google Stadia e Amazon Luna.

3 – EMPIRE OF SIN

Empire of Sin é um jogo de estratégia baseado em turnos com ligeiros elementos roguelike, desenvolvido pela Romero Games e publicado pela Paradox Interactive. Assume o papel de um de 14 chefes da mafia, em que cada um é inspirado em pessoas reais como Al Capone, Stephanie St. Clair e Goldie Garneau.

O jogo situa-se em Chicago, desde o ano 1920 até 1933, durante a era da Lei Seca. Comanda as acções dos teus subordinados para assumir negócios e recrutar novos membros para o gangue, ao mesmo que tempo que constróis e defendes o teu império do submundo criminal. Sobe até ao topo do crime organizado e faz de tudo para manter-te nessa posição.

Obtém negócios através de combate por turnos ou por meios persuasivos. As características e as vantagens das personagens podem levar a ações divergentes das tuas ordens. No entanto, essas características podem mudar ao longo do jogo. Gere negócios questionáveis como bares clandestinos, casinos e bordéis. O álcool é utilizado como moeda, afetando a influência do teu império consoante a sua qualidade. Quanto mais territórios, mais fundos irás receber, o que te permite aceder a melhor armamento e contratar mais aliados.

Forma um império do pecado! Empire of Sin foi lançado a 1 de Dezembro para a PS4, Xbox One, PC, macOS e Nintendo Switch.

4 – MEDAL OF HONOR: ABOVE AND BEYOND

Após vários anos de ausência, Medal of Honor marcou o seu regresso com Above and Beyond, um jogo que apresenta pela primeira vez um formato VR à série. Desenvolvido pela Respawn Entertainment e publicado pela Electronic Arts, retorna às raízes dos clássicos numa Europa devastada pela Segunda Guerra Mundial. Joga com um agente OSS e experiencia uma campanha singleplayer repleta de detalhes. Acompanha eventos históricos e os momentos mais determinantes da guerra.

Além disto, podes treinar as tuas habilidades em exercícios de combate, conhecer mais sobre a história central através de curtas metragens e desafiar soldados em confrontos multijogador. A opção multijogador ocorre em regiões da Europa e apresenta vários modos competitivos de luta: joga sozinho, em equipa ou até numa corrida para explosivos.

Faz boa pontaria, abriga-te das balas e faz tudo o que conseguires para sobreviver. Conforme vais progredindo, ganhas acesso à Galeria, uma coleção de documentários com sobreviventes veteranos da Segunda Guerra Mundial.

Vive a guerra como nunca antes! Above and Beyond saiu no dia 11 de Dezembro para PC.

5 – TWIN MIRROR: EPISÓDIO 1 – LOST ON ARRIVAL

Twin Mirror é um novo jogo de aventura interativa, desenvolvido pela Dontnod Entertainment e publicado pela Bandai Namco Entertainment. Lost on Arrival é o primeiro episódio deste thriller psicológico, onde todas as tuas escolhas vão influenciar o rumo da narrativa e resultar em múltiplos finais. Controla Sam Higgs, um jornalista de investigação que regressa à cidade de Basswood após tomar conhecimento da morte do seu melhor amigo.

Contudo, a sua vida dá outra reviravolta quando este acorda coberto de sangue e sem quaisquer recordações da noite anterior. O protagonista encontra-se determinado em desvendar o mistério e provar a sua inocência. Aparentemente, em Basswood, existe um submundo repleto de segredos. Organiza as tuas memórias e descobre a verdade, utilizando as extraordinárias habilidades de dedução e memória visual de Sam.

Lê mais:  Jogos PT | Anunciados os 10 finalistas dos Prémios PlayStation Talents

Inspeciona lugares secretos, obtendo objetos e pistas que permitem resolver eventos-chave. No entanto, a voz interior de Sam – o “Duplo” – pode tanto ajudar, como prejudicar na resolução do mistério. Molda as tuas relações com os habitantes da cidade, mas lembra-te que falar é opcional… podes sempre continuar a tua investigação e ignorar o resto.

Será que Sam vai redimir-se e encontrar um novo propósito para a sua vida?

Twin Mirror: Lost on Arrival foi lançado a 1 de Dezembro para a PS4, Xbox One e PC.

6 – CHRONOS: BEFORE THE ASHES

Chronos: Before the Ashes é um RPG de aventura atmosférico que apresenta um conceito muito inovador. Desenvolvido pela Gunfire Games e publicado pela THQ Nordic, segue a história de um herói, enquanto este tenta salvar a sua terra de um mal ancestral.

Experiencia combate intenso, utilizando uma grande variedade de armas, habilidades e poderes. Explora as profundezas de um labirinto misterioso repleto de puzzles e criaturas perigosas, antes de as enfrentares, é recomendando estudares bem o seu comportamento.

O labirinto possui o efeito de tirar-te um ano de vida, cada vez que morres. Adapta-te ao aumento da idade, à medida que progrides com a personagem. Começa jovem, forte e veloz, e termina mais sábio, poderoso e com maiores habilidades para a magia.

Prepara-te para uma jornada duradoura! Este RPG saiu no dia 1 de Dezembro para a PS4, Xbox One, PC, Nintendo Switch e Google Stadia.

7 – SUPER MEAT BOY FOREVER

É a sequela para o aclamado jogo indie Super Meat Boy! Desenvolvido e publicado pela Team Meat, o Meat Boy e a Bandage Girl evoluíram como um casal e tiveram uma filha chamada Nugget. Contudo, as suas vidas pacíficas como família não duraram muito… o Dr. Fetus raptou Nugget! Ajuda Meat Boy e a Bandage Girl a recuperar a sua filha de volta. Chuta e dá socos em adversários, ao mesmo tempo que evitas obstáculos perigosos.

O esquema de controle envolve dois botões e os níveis são gerados aleatoriamente, consoante o teu nível de habilidade. Desfruta de 7200 níveis desafiantes, desenhados à mão com um estilo artístico completamente novo. As animações do jogo também estão incluídas nesta categoria e vão provocar-te várias emoções. A acompanhar os níveis e os bosses, tens uma banda sonora intensa que irá aumentar o teu ritmo de adrenalina.

Vive uma história rica e comovente, em que Meat Boy e Bandage Girl vão libertar a sua fúria de paternidade para conseguirem resgatar a preciosa Nugget.

Super Meat Boy Forever foi lançado a 23 de Dezembro para a Nintendo Switch e PC (via Epic Games Store), sendo que ficará disponível para a PS4, Xbox One e Steam em meados de 2021. O jogo também está prometido para os sistemas android, iOS e Linux.

8 – CALL OF THE SEA

Call of the Sea é um jogo de aventura e puzzle, desenvolvido pela Out of the Blue e publicado pela Raw Fury. Experiencia uma jornada de amor e mistério numa ilha deslumbrante situada no Pacífico Sul. A história decorre nos anos 30, em que assumes o papel de Norah, uma jovem mulher que atravessa o oceano em busca do seu marido, Harry, cujo paradeiro ficou desconhecido após juntar-se a uma expedição.

A ilha tropical não se encontra identificada no mapa e por trás da sua beleza paisagística, escondem-se vestígios de uma civilização perdida. Explora a ilha em primeira pessoa e descobre os seus mistérios.

Neste jogo, não existe qualquer forma de combate e a única forma de progredir é através da resolução de enigmas. Investiga pistas e tenta recriar os eventos que ocorreram. Uma história repleta de emoção, suspense e surpresas está à tua espera.

Embarca nesta jornada de autodescoberta e desvenda os mistérios da ilha. O jogo saiu no dia 8 de Dezembro para a Xbox One, Xbox Series X e PC.

9 – WORMS RUMBLE

Worms Rumble é uma spin-off da série Worms, trata-se do primeiro jogo Worms 2.5D com combate de arena em tempo real. Desenvolvido e publicado pela Team 17, participa nos modos Last Worm Standing, Last Squad Standing e Deathmatch que permitem reunir 32 jogadores em múltiplas plataformas. Além disto, tens o modo Battle Royale a solo que vai estar disponível logo na altura do lançamento.

Utiliza um grande conjunto de armas clássicas para enfrentar adversários, como a Bazooka, Holy Hand Grenade, Plasma Blasters e o Sheep Launcher. Algumas novidades em termos de arsenal incluem o Hammerhead, Plasma Blaster e o Rocket Shield. Personaliza o estilo da tua minhoca, participando em eventos e desafios para receberes mais recompensas. Experimenta novas armas e mecânicas no The Lab.

O Worms Rumble terá atualizações contínuas de conteúdo que trazem novas formas de jogar. Progride ao longo do jogo para ganhares pontos de experiência que permitem desbloquear roupas, skins de armas, acessórios e gestos. Adquire mochilas a jato e ganchos de luta para poderes navegar mais facilmente pelo ambiente.

Junta-te à batalha de minhocas mais fixe do mundo! Worms Rumble foi lançado a 1 de Dezembro para a PS4, PS5 e PC.

10 – HAVEN

À procura de um jogo romântico? Haven é um RPG de aventura em terceira pessoa que envolve amor, revolta, liberdade e sobrevivência. Yu e Kay são dois jovens apaixonados que abandonaram as suas vidas antigas e fugiram para um planeta, de forma a estarem juntos. Adapta-te ao Source, um planeta desconhecido que parece encantador à primeira vista, mas que esconde seres ameaçadores.

Plana pelo cenário através de botas antigravidade, explora este mundo misterioso e luta contra criaturas enferrujadas. Tens a opção de jogar com as duas personagens e jogar em modo co-op com um amigo ou um parceiro romântico… Procura por peças e materiais para arranjar a tua nave e transformá-la num novo lar. Com os recursos coletados, podes cozinhar, curar e criar novos itens.

O jogo possui combate em tempo real de táticas, onde tens de sincronizar as tuas ações a um tempo e ritmo certo para vencer. Utiliza as habilidades de ambos e luta para mantê-los juntos contra todos os obstáculos. Fortalece esta relação, escolhendo o que vale a pena sacrificar para manter a sua união. Limpa a ferrugem e explora as áreas secretas deste planeta. Será que o amor consegue mesmo vencer tudo?

O jogo saiu no dia 3 de Dezembro para a PS5, Xbox Series X, Xbox One e PC, sendo que as versões para a PS4 e Nintendo Switch surgirão algures em 2021.

Menções Honrosas:

STARTUP PANIC

Startup Panic é um jogo indie de simulação casual, desenvolvido pela Algo.Rocks e publicado pela tinyBuild. Demite-te do teu emprego e começa uma jornada fresca, ao construíres a tua própria empresa de tecnologia.

Cria uma plataforma e torna-a uma enorme startup mundial que atrai pessoas famosas. Gere bem o teu negócio para ficares rico ou arrisca perder tudo. À medida que a tua empresa evolui de um simples escritório para uma sede corporativa, vai adicionando mais recursos que facilitem o acesso e manuseamento para os teus usuários.

Lê mais:  RIDE 4 | Novo Modo de Jogo Endurance World Anunciado

Escolhe projetos e os teus dias de férias, contrata os funcionários mais indicados, cria a tua própria renda, participa em exposições e lança a tua ideia para um potencial investidor. Renova o teu escritório e compete com empresas rivais para atrair novos usuários. No entanto, tem cuidado, pois o sucesso pode atrair a atenção indesejada da concorrência… evita ser hackeado ou até sequestrado!

Controla bem o teu tempo enquanto programador e chefe, optando por treinar a tua equipa, ganhar dinheiro ou construir recursos. Avança com a tua empresa através de uma árvore de habilidades e utiliza cuidadosamente o teu dinheiro. Ganha financiamento através de empréstimos ou a partir de investidores, mas atenção que nada disto será de graça. Torna o teu sonho realidade e tenta não entrar em pânico!

O jogo saiu no dia 3 de Dezembro para PC (Epic Games Store), android e iOS.

FITNESS BOXING 2: RHYTHM & EXERCISE

Para além do Ring Fit Adventure, a Nintendo voltou a lançar outro exclusivo de exercício físico! Fitness Boxing 2: Rhythm & Exercise continua o legado do seu antecessor, um bónus caso o tenhas jogado, é que podes transferir o teu perfil para este título mais recente. Desenvolvido pela Imagineer e publicado pela Nintendo, realiza boxe em casa ao ritmo de músicas pop que incluem artistas famosos como Ed Sheeran, Bon Jovi, Steppenwolf, e muito mais… Ao todo, tens 23 músicas motivacionais!

Opta por um de 9 treinadores, sendo que cada um possui personalidades e estilos distintos. Além disto, tens três novos integrantes no grupo de instrutores. Personaliza o teu próprio treino ao escolheres um nível de desafio leve ou pesado, podes trabalhar em uma só zona do corpo ou focar-te na tua forma. No modo de treinamento livre, possuis controlo total em relação ao treino, por isso estás à vontade para elaborar um plano a partir do zero. Por outro lado, podes ter um plano de exercício exclusivo preparado pelo teu treinador.

Segue os movimentos dados pelo teu instrutor, acompanhando os ícones que aparecem ao longo do ecrã. Lança murros ao ritmo certo para entrares na Zone State e ganhares pontos extra, podes assim receber conquistas e tens acesso a bilhetes que desbloqueiam itens de customização para o teu treinador.

Aborrecido de praticar boxe sozinho? Traz outra pessoa ao estilo de vida fitness! Partilha um controlador Joy-Con e larga suor num treino co-op para 2 jogadores.

Aprende novos movimentos, define uma rotina e mantêm-te a par das estatísticas!

Fitness Boxing 2 foi lançado a 4 de Dezembro para a Nintendo Switch.

CALICO

Calico é um jogo indie de simulação adorável, desenvolvido pela Peachy Keen Games e publicado Whitethorn Digital, juntamente com a Maple Whispering Limited. A tua tarefa é reconstruir o café de gatos da cidade e enchê-lo com criaturas fofinhas! Cria a tua própria personagem mágica para ir explorar o mundo de Calico. Ao longo do jogo, poderás encontrar muitas roupas para mudar o teu visual.

Faz novas amizades com os gatinhos para depois lhes dares um nome, juntá-los ao teu grupo ou colocá-los no café. Os animais que ficam contigo acompanham-te para todo o lado e obedecem aos teus comandos, enquanto que os animais no café vão ficar a relaxar e brincar com os clientes. Em Calico podes não só interagir com gatos, como também com outros animais. Algumas destas interações incluem brincar, dançar, acariciar, mimar e carregar. Para além disto, podes decorar o teu café com móveis e adereços diferentes para criar um lar acolhedor!

Em termos de ementa, tens a opção de realizar deliciosos assados ​​e bebidas para as pessoas da cidade, regista as preferências dos teus clientes para saberes quais são as comidas que precisas de vender. Para alcançares ainda outro nível de felicidade, tens poções mágicas que possuem efeitos muito divertidos.

Entra nesta aventura descontraída que vai deixar-te todo quentinho por dentro!

O jogo saiu no dia 15 de Dezembro para a PS4, Xbox One, PC, Nintendo Switch e macOS.

MORBID: THE SEVEN ACOLYTES

Um RPG de ação horrorpunk inspirado em Lovecraft e no grotesco cronenbergiano, é a versão mais horripilante do género isométrico de Souls até agora! Desenvolvido pela Still Running e publicado pela Merge Games, és a última sobrevivente do Striver of Dibrom. Ao longo da tua vida, foste treinada para derrotar os Sete Acólitos, seres amaldiçoados e poderosos, possuídos por divindades malévolas denominadas de Gahars.

Enfrenta inimigos desafiantes e bosses épicos, enquanto exploras vários ambientes ao ritmo de música totalmente orquestrada. Ultrapassa estes obstáculos, ao dominares o combate e melhorar os equipamentos da tua personagem através de missões, benefícios, runas, melhoramentos e pilhagem. No total, tens mais de 25 armas mortíferas por onde escolher! A gestão de saúde, resistência e sanidade também é uma parte fundamental no que toca à jogabilidade.

Os Gahars juntaram as suas mentes distorcidas à carne dos Sete Acólitos, sendo que sem hospedeiros estes não conseguem sobreviver. Mata os Acólitos para livrar os Gahars da sua carne. Ao cumprires isto, irás libertar o reino do terror dos Gahars. Caso fracasses, os Acólitos voltarão a impor-se e a loucura irá prevalecer…

Afia a tua espada e prepara-te para combates sangrentos! Morbid: The Seven Acolytes foi lançado a 3 de Dezembro para a PS4, Xbox One, PC e Nintendo Switch.

PHOGS!

Desenvolvido pela Bit Loom Games e publicado pela Coatsink, PHOGS! É um jogo indie super fofinho em que controlas o Vermelho e o Azul, uma dupla de cães, que enfrentam uma aventura cheia de puzzles. Estes cães siameses estão unidos por uma barriga elástica. Ladra, salta e morde para conseguires atravessar todo o tipo de obstáculos em mundos temáticos. Tens, por exemplo, o mundo da comida, da sesta e da brincadeira!

24 níveis desafiantes estão a aguardar-te… joga em modo individual ou em co-op, até porque o trabalho de equipa facilita sempre o dia! Como opções, podes escolher entre o modo cooperativo local ou o online. O Vermelho e o Azul estão sempre prontos para à diversão, realiza caretas ao clicar num único botão! PHOGS! É um mundo cheio de surpresas e tesouros escondidos, encontra os ossos dourados nos níveis para desbloqueares uma grande coleção de chapéus e personalizares os teus cãezinhos.

Prepara-te para uma experiência refrescante, baseada em físicas cómicas e segredos bem camuflados!  O jogo saiu no dia 3 de Dezembro para PS4, Xbox One, Nintendo Switch, PC (via Steam) e Google Stadia.

E assim encerramos a última edição dos Jogos do Mês no que toca ao ano de 2020! Fazendo uma retrospetiva, quais foram os jogos que mais te marcaram neste último ano e quais são os lançamentos que mais aguardas para 2021? Apesar de 2020 ter sido um ano atribulado, a Squared Potato espera que tenhas passado um óptimo Natal e uma feliz véspera de ano novo! Voltamo-nos a ver em breve Potatos!

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.