Este mês foi relativamente fraco em relação a novos lançamentos, especialmente com todos os adiamentos a que temos assistido. No entanto, consegui enumerar alguns novos títulos que me conseguiram captivar, ainda que misturados com alguns remasters, e até um DLC. Fica a descobrir quais são os melhores jogos de Janeiro!

1 – DRAGON BALL Z: KAKAROT

É um jogo RPG de acção em terceira pessoa que inclui mundo semiaberto, ligeiramente baseado no anime Dragon Ball Z. Desenvolvido pela CyberConnect 2 e publicado pela Bandai Namco Entertainment, joga com o herói Goku “Kakarot” e eleva as tuas habilidades “Saiyan” em batalhas intergalácticas. Fortalece Goku ao coleccionares ki-orbs, criares comunidades e comeres muita, mas muita comida!

Experiencia a história, realizando side-quests que permitem descobrir curiosidades ocultadas sobre o universo de Dragon Ball. Personagens clássicas podem ser grandes aliados – tenta conhecê-las e formar amizades para te retribuirem com um apoio extra durante as lutas.

Durante a jornada, é importante fazer algumas pausas, seja para ir pescar, caçar, conduzir, ou jogar um pouco de basebol. Voa sob locais familiares cheios de vida ou destruídos, alguns destes só podendo ser desbloqueados após a realização de certas missões. Testa as tuas capacidades em lutas boss épicas com alguns vilões que poderás vir a reconhecer, realizando o número máximo de combos para mandá-los pelos ares. Já agora, aproveita também para soltar alguns “Kamehameha”!

Dragon Ball Z: Kakarot foi lançado no dia 17 de Janeiro para PS4, Xbox One e PC.

2 – THE WALKING DEAD: SAINTS & SINNERS

Para quem já sentia saudades de um novo videojogo de The Walking Dead, esta é a vossa oportunidade de o experienciar – ainda por cima, em VR! Desenvolvido e publicado pela Skydance Interactive, Saints & Sinners é muito diferente daquele que foi o legado deixado pela Telltale Games. Passados vários anos após a expansão da praga, New Orleans está sobrecarregada de zombies e restam apenas alguns sobreviventes.

Experiencia este terror, enfrentando desafios e decisões a partir da tua personagem. O caminho é moldado por ti e pelas tuas acções, sendo estas boas ou más, alterando a pessoa que te irás tornar. Por vezes, os que estão vivos conseguem ser mais perigosos… Enfrenta gangs, escolhe colaborar entre duas facções, e reflecte bem quais os aliados a escolher! No meio deste conflito, em quem deverás confiar? Tens nove bairros para exploração. Descobre histórias que envolveram as vítimas do surto e como a cidade se tornou infestada. Ao resolveres este mistério, poderás ser o único que pode controlar o destino de New Orleans.

Para garantir a tua sobrevivência, procura recursos e atribui-lhes novas utilidades. Cada dia pode ser vivenciado de forma diferente: podes disfarçar-te de morto vivo, esconder-te dos teus inimigos, atacá-los em modo stealth ou directamente através de armas letais. Sendo um jogo VR em primeira pessoa, o nível de imersão parece muito real. Pequenas interacções fazem a diferença durante lutas ou em contacto com outros sobreviventes. A questão final é se vais optar por ser um “Santo” ou um “Pecador”?

O jogo saiu no dia 23 de Janeiro para Oculus Rift, Rift S, HTC Vive e Valve Index. Versões para Playstation VR e Oculus Quest também já estão previstas para meados de 2020.

3 – JOURNEY TO THE SAVAGE PLANET

Trata-se de um jogo de aventura em primeira pessoa, muito distinto do normal, desenvolvido pela Typhoon Studios e publicado pela 505 Games. Sê bem-vindo a este mundo alienígena, cheio de cores vibrantes, com as criaturas mais extraordinárias que possas imaginar!

És o novo recruta de uma empresa de exploração espacial bastante popular, a Kindred Aerospace e, para começar logo em grande, és enviado para um planeta distante com a missão de o analisares e descobrires se é habitável para humanos. Com pouco equipamento e sem um rumo concreto, estás por tua conta! Sozinho ou em modo co-op, explora este planeta desconhecido, catalogando a sua fauna e flora extraterrestre.

Explora quatro biomas distintos cujas áreas vão sendo desbloqueadas à medida que fazes upgrade dos teus equipamentos. Várias quests estão à tua espera com coleccionáveis a apanhar e mistérios a resolver. Fica a conhecer mais de 30 espécies alienígenas, cada uma com as suas características próprias, habilidades, e ameaças. Por falar em ameaças, também aconselho a teres cautela com algumas matérias viscosas…

Journey to the Savage Planet foi lançado no dia 28 de Janeiro para PS4, Xbox One e PC.

4 – LIGHTMATTER

Após ter estado em fase beta, Lightmatter finalmente saiu em Janeiro! Trata-se de um jogo de puzzle em primeira pessoa, onde tens de ter cuidado para não pisar as sombras, e manter-te sempre guiado pela luz. Foi desenvolvido pela Tunnel Vision Games e publicado pela Aspyr Media. Neste jogo vais ser um cobaia da Lightmatter Technologies e a tua função é testar o seu núcleo de energia.

Virgil é o CEO desta empresa que irá guiar-te enquanto exploras as suas diversas secções – importante referir que esta personagem é dobrada por David Bateson, conhecido por dar a voz ao Agente 47 dos jogos Hitman. Resolve puzzles desafiantes feitos de luzes, plataformas, sombras e de própria “lightmatter”. Mas tem cuidado: não te esqueças que o chão é como se fosse lava; isto é, se não o iluminares. Utiliza a tua lâmpada para evitar sombras mortais e examina os cenários envolventes com atenção!

Se quiseres testar este título antes de o comprar, podes experimentá-lo por uma hora. Não precisas de te preocupar com o teu progresso porque vai ficar salvo, de qualquer forma, caso pretendas adquirir o jogo.

Este título saiu no dia 15 de Janeiro para PS4, Xbox One e PC.

5 – FINAL FANTASY: CRYSTAL CHRONICLES REMASTERED EDITION

Passados 15 anos depois do seu lançamento, o aclamado Final Fantasy: Crystal Chronicles regressou com um visual completamente polido! Desenvolvido e publicado pela Square Enix, Crystal Chronicles trata-se de um RPG de acção co-op que serve como spin-off para a franquia principal. Em tempos passados, o grande cristal que sustentava a terra foi despedaçado com a queda de um meteorito, contaminado por um parasita alienígena.

Acompanha um grupo de jovens compostos pelas quatro raças deste mundo, os Crystal Caravans, que se reúnem para resolver a situação. O parasita liberta Miasma, um vapor venenoso que mata qualquer um ao mais leve toque. Derrota inimigos terríveis e encontra Myrrh, uma substância rara que serve para fortalecer o cristal contra o Miasma. Será que estes jovens aventureiros vão ser bem sucedidos na sua missão?

Nesta versão remaster temos gráficos melhorados, músicas novas e outras aprimoradas, mais dungeons com áreas a explorar, novos actores de voz, personagens com comportamento AI aperfeiçoado, e modo multiplayer para várias plataformas que vai até aos quatro jogadores.

Crystal Chronicles Remastered Edition foi lançado no dia 23 de Janeiro para PS4, Nintendo Switch, iOS e Android.

6 – DR. KAWASHIMA’S BRAIN TRAINING

Após ter sido exclusivamente lançado no Japão em Dezembro, este clássico ficou disponível para a Europa e Austrália em Janeiro! Desenvolvido e publicado pela Nintendo, a premissa de Brain Training é testares o cérebro através de pequenos exercícios mentais e melhorar as tuas habilidades de raciocínio para prevenir o envelhecimento neuronal.

Muitas das actividades incluem rapidez para processares informação, atribuíres a resposta mais acertada, bastante matemática, capacidade de autocontrolo, e desafios que interferem com o teu sistema cognitivo e memória a curto prazo. Ao ser lançado na Switch, podemos contar com novas adições como a utilização do gyroscope e da câmara infravermelhos do Joy-Con, novos exercícios, e a Stylus, uma caneta que dinamiza a interacção.

Enquanto que em alguns desafios precisas de segurar a Nintendo Switch na vertical, noutros a câmara infravermelha irá detectar a forma dos teus dedos para a resolução de exercícios. Tens também a opção de testar diariamente as tuas habilidades e ver como estas evoluem ao longo do tempo. Só não te esqueças de pôr o alarme do jogo em uso para manter esta rotina! Descobre os teus resultados e desafia amigos a bater recordes, joga com mais pessoas ao passar-lhes o segundo comando e compara as conquistas com outros jogadores do mundo. Afinal, que idade será que tem o teu cérebro?

O jogo saiu no dia 3 de Janeiro, exclusivo para Nintendo Switch. Já foi anunciada uma versão para a América, mas sem data confirmada.

7 – SUPER CRUSH KO

Super Crush KO mistura acção run ‘n gun e combate beat-em-up que promete dar um pouco de cor-de-rosa à tua vida! Desenvolvido e publicado pela Vertex Pop, ajuda Karen a resgatar o seu gatinho e salvar a humanidade de uma invasão de robôs.

Uma diva extraterrestre pretende invadir o planeta Terra, enviando um exército de AI para executar a sua missão. Durante este processo, o gatinho de Karen, Chubbz, acaba por ser raptado pela alienígena. Mais do que determinada, a protagonista pega no seu casaco néon e vai salvar o gatinho mais fofo do universo!

De jogabilidade rápida e colorida, luta contra estes robôs à mão ou com armas, despistando os seus ataques com técnicas malabaristas e combos frenéticos. Mantém scores altos em mais de 20 níveis desafiantes com tabelas de classificação online. No decorrer desta aventura, será que Karen vai conseguir recuperar o precioso Chubbz?

Super Crush KO foi lançado no dia 16 de Janeiro para PC e Nintendo Switch.

8 – PATAPON 2 REMASTER

Patapon 2 está de volta para a Playstation numa versão remasterizada! Desenvolvido pela JAPANStudio e publicado pela SIE. Os Patapons foram parar a uma estranha terra e vão depender de ti, o seu “Deus”, para chegar à salvação.

Nesta nova aventura, encaminha os Patapons com a batida dos teus tambores para enfrentarem tribos rivais, encontrarem um forte herói Patapon e umas ruínas ancestrais que pertenciam a antigos Patapons! Constrói e customiza o teu exército Patapon com um grande arsenal, posicionando-os estrategicamente para cada batalha. Tens mais de 30 missões para experimentar em categorias que envolvem caça, batalhas bosse, e escolta.

Nos vários cenários presentes, podes descobrir mais de 100 itens e armas para coleccionar. Domina até seis sons de tambor diferentes que comandam os Patapons a marchar, atacar, defender, recuar, usar magia e a fazer “power up”. Experimenta novas combinações com os sons dos tambores para te adaptares às diversidades dos níveis e conduzir os Patapons à victória! Este remaster puxa ao limite as capacidades da Playstation, disponibilizando gráficos até à resolução 4K, compatível com as texturas e as linhas mais leves do jogo.

O remaster de Patapon 2 saiu no dia 30 de Janeiro exclusivo para PS4.

9 – KINGDOM HEARTS 3 RE:MIND DLC

A continuar o grande legado de Kingdom Hearts, foi criado um DLC para complementar à história de Kingdom Hearts 3. Desenvolvido e publicado pela Square Enix, Re:Mind atribuí um novo rumo antes da batalha final ter ocorrido.

Determinado a salvar Kairi do seu destino fatal, Sora viaja para o cemitério Keyblade, conseguindo descobrir vestígios dos corações pertencentes aos sete guardiões da luz. Ao experienciar directamente os confrontos com os adversários, o protagonista está prestes a descobrir verdades que nunca antes teria pensado.

Este DLC vai incluir a história adicional de Re:Mind com novas personagens jogáveis: o Roxas e a Kairi. Personagens pertencentes ao mundo de Final Fantasy vão estar de volta para ajudar na busca por Sora e o mundo Scala Ad Caellum torna-se agora explorável. Re:Mind vai trazer um episódio Limitcut que inclui mais treze batalhas bosses e um episódio secreto acompanhado por uma luta bosse adicional. Para além disto, a expansão vai ter modos muito divertidos com a ferramenta “Data Greeting” e “Slideshow”, que possibilitam tirar fotografias personalizáveis com a opção de serem aglomeradas num slideshow e partilhadas com amigos. No menu premium, podes ter acesso a diversas opções de dificuldade, das mais fáceis às mais difíceis, como a “Fast Pass” e “Black Code”. O regresso notável de Yozora também promete revelar mais sobre o seu papel misterioso no universo de Kingdom Hearts!

Este DLC foi lançado a 23 de Janeiro para PS4. No entanto, o jogo já tem data marcada para Xbox One no dia 25 de Fevereiro. Existe uma edição alternativa do DLC que contêm um vídeo do concerto orquestral Kingdom Hearts “World of Tres”.

10 – SKELLBOY

Um jogo RPG de acção que promete proporcionar uma aventura incrível! Foi desenvolvido pela Umaiki Games e publicado pela Fabraz. O reino Cubold era outrora calmo, até que um dia o mágico da corte foi deixado pela princesa. Completamente furioso, este lança um encantamento que faz ressuscitar antigas monstruosidades.

Contudo, no meio do caos, um herói ancestral também acaba por ser trazido à vida. Assume o papel de Skippy e volta a tornar-te um salvador! Explora o mundo interconectado de Cubold e o seu cenário mega colorido.

Ao seres um pequeno esqueleto, podes trocar partes do corpo para ganhar habilidades únicas. Derrota os teus adversários com vários tipos de armas e coloca-te à prova ao enfrentares bosses especiais. Será que vais conseguir salvar o reino?

Skellboy saiu no dia 30 de Janeiro para Nintendo Switch, PC, Linux e Mac OS Classic.

Menções Honrosas:

Está na altura de apresentar mais cinco jogos novos que merecem ter o seu momento de notoriedade!

THE PEDESTRIAN

É um jogo de plataforma e side-scroller 2.5D, desenvolvido e publicado pela Skookum Arts. Joga como um símbolo de pedestre que resolve puzzles desafiantes, situados numa cidade cheia de movimento.

O teu objetivo é reajustar e conectar os sinais públicos, de maneira a arranjar uma solução e avançar para o próximo terreno. Cada desafio apresenta novos cenários detalhados e obstáculos a superar, por isso analisa bem as tuas circunstâncias para tudo correr com leveza!

The Pedestrian foi lançado no dia 29 de Janeiro para PC, Linux e MacOS. Para quem estiver interessado em experimentar, este título também disponibiliza um demo.

RUGBY 20

Para dar entrada ao ano de 2020, temos o jogo desportivo Rugby 20! Desenvolvido pela Eko Software e publicado pela BigBen Interactive, joga com as melhores equipas de rubgy numa intensa jogabilidade competitiva.

Rugby 20 veio a introduzir uma profundidade táctica, nunca antes vista nos seus predecessores, que recria ao pormenor o estilo moderno. Em campo podes ajustar o plano de jogo, gerenciar a linha de saída, iniciar jogadas dinâmicas e encontrar espaços para conseguir a vantagem vencedora! Mostra o teu estilo de jogo com as mais recentes tácticas de rubgy e novas set plays.

Pela primeira vez, a franquia tem animações motion-captured com a fisionomia dos jogadores completamente redesenhada para parecer mais realista. Joga em singleplayer ou traz os teus amigos para o “campo”, pois Rugby pode também agora ser experienciado em modo multiplayer online ou local.

O jogo saiu no dia 23 de Janeiro para PS4, Xbox One e PC.

COFFEE TALK

Se procuras algo mais calmo ao fim do dia que possa reconfortar a tua alma, Coffe Talk é indicado para ti! Desenvolvido e publicado pela Toge Productions, neste jogo o único objetivo é ouvires os desabafos dos teus clientes e servir-lhes a bebida quente mais adequada com os recursos que tens à mão.

Coffee Talk decorre numa alternativa Seattle, onde habitantes humanos coexistem com seres mitológicos e até sobrenaturais, por isso podes esperar uma grande variedade de clientes! Cada pessoa vive com o seu dilema e, quando recebes um novo visitante no café, as tuas decisões vão ter grande influência no seu estado de espírito. Quando falo em decisões, não me refiro a escolhas em diálogo, mas sim na forma como recebes e serves os teus clientes.

Em termos visuais, Coffee Talk utiliza um estilo anime dos anos 90 com arte pixelizada e cores leves. A selecção musical, constituída tanto por jazz e faixas sonoras Lo-fi, trata-se de outro elemento que contribuí para o ambiente relaxante característico do jogo. Com tantas histórias a ouvir, é inevitável não te identificares com algumas personagens e sentires uma certa empatia por elas. Coffe Talk consegue ser um espaço de refúgio para os problemas diários de qualquer cliente e, quem sabe, até dos nossos! Preparado para esta sessão de relaxamento e talvez um café?

Coffee Talk foi lançado no dia 29 de Janeiro para PS4, Xbox One, PC, Nintendo Switch e Mac OS Classic. Se quiseres experimentar o jogo, também tens um demo disponível.

AO TENNIS 2

Um jogo de ténis que pode ser completamente moldado consoante as tuas preferências! Desenvolvido pela Big Ant Studios e publicado pela Bigben Interactive, utiliza as ferramentas da Academia para criar jogadores semelhantes a ti ou com base nos teus gostos pessoais, personaliza estádios e as tuas partidas de jogo para uma experiência totalmente única.

Compete com grandes jogadores, ao comparares o teu desempenho aos líderes dos circuitos ATP e WTA. Novos modos vão te permitir recordar partidas em jogo e criar novos desafios com o editor de campo. O modo carreira também foi remodelado: sobe o teu rank mundial no modo singleplayer ou com um amigo, enquanto geres a tua reputação, patrocinadores e desempenho para te tornaras no melhor jogador de ténis de sempre!

Para além disto, podes partilhar todas as tuas criações com a comunidade e transferir as de outros jogadores. Se jogaste o antecessor, AO International Tennis, tens o privilégio de ver as tuas criações intactas e transferir contéudo de outros usuários que jogaram o primeiro título.

Este jogo saiu no dia 9 de Janeiro para PS4, Xbox One, PC e Nintendo Switch.

ORANGEBLOOD

É um RPG muito fora de vulgar que decorre durante os ricos anos 90 na Ásia! Foi desenvolvido pela Grayfax Software e publicado pela PLAYISM. Neste mundo alternativo onde a tecnologia já reina, New Koza é uma ilha situada na costa de Okinawa que está dividida entre criminosos e membros da mafia.

Um grupo de quatro raparigas fofinhas acabam por envolver-se neste caos e agora vão ter de adaptar-se às circunstâncias… Com combate turn-based, acaba com estes gangs e os seus robôs perigosos, utilizando uma enorme variedade de armas!

Explora esta ilha criada com arte pixelizada e estilo anime, onde em todos os locais podes desfrutar de um soundtrack explosivo, dedicado aos hits hip-hop referentes da década. Preparado para enfrentar esta aventura “Kawaii”, mas ao mesmo tempo perigosa?

Orangeblood foi lançado no dia 14 de Janeiro para PS4, Xbox One, PC e Nintendo Switch.

E assim terminamos a primeira edição de Jogos Do Mês de 2020!

Apesar de a lista não conter títulos de grande destaque, ainda conseguiu ter um bocadinho de tudo para que tem gostos mais específicos. Descobriste algum jogo que te interessou ou preferes esperar pelos lançamentos de Fevereiro? Deixa a tua resposta nos comentários abaixo!