Como já era de prever, Março revelou-se um mês de grandes lançamentos para todos os tipos de jogadores. Gostas de jogos violentos? Que tal um novo Doom? Ou jogos relaxantes como Animal Crossing: New Horizons? Porque não os dois? Após uns longos treze anos de espera, também obtivemos um novo instalamento para Half Life! O que poderá faltar mais? Coloca-te a postos para conhecer os melhores jogos de Março!

1 – DOOM ETERNAL

A quinta sequela para a saga de Doom já está disponível! O exército do Inferno veio para invadir a Terra e só tu podes dar volta à situação… Assume novamente o papel de Doom Slayer, descobrindo as origens por trás deste antigo guerreiro e a sua missão em combater forças demoníacas entre dimensões. Desenvolvido pela id Software e publicado pela Bethesda Softworks, junta-te nesta aventura em primeira pessoa para impedir a extinção da humanidade.

O jogo continua o seu lema de combate acelerado “push-foward” que incentiva atacarmos os adversários com agressividade para apanhar munição e vida. Um novo sistema foi introduzido, os “Destructible Demons”, em que os corpos dos monstros ficam lentamente destruídos ao levarem com dano. Tens um grande arsenal por onde escolher que variam entre armas de fogo e armas brancas. A destacar tens a Super Shotgun que agora pode ser incorporada como um “Meat Hook”, uma espécie de gancho para ser utilizado em lutas ou em movimentação no ambiente. Para além disto, tens a lâmina de braço que permite realizares uma série de execuções violentas e muitas outras armas pesadas que podem ser integradas à armadura “Exterminador do Destino”.

Doom Eternal vai conter novas mecânicas de movimento que possibilitam a escalada de paredes e os movimentos de painel. Juntando à extensa diversidade de monstros, agora tens Marauder e Doom Hunter, entre outros que vão ser reintroduzidos de títulos anteriores. Podes optar por experienciares o jogo em singleplayer, mas também tens vários modos multiplayer disponíveis, incluindo o modo “Invasão”, na qual jogadores podem juntar-se à tua campanha assumindo a forma de demónios.

Doom Eternal foi lançado no dia 20 de Março para PS4, Xbox One, PC e Google Stadia, também estará disponível para Nintendo Switch nos finais deste ano. Em algumas lojas o lançamento foi antecipado para dia 19.

2 – HALF-LIFE: ALYX

Após muito tempo sem vermos um novo título de Half-Life à vista, o ciclo foi quebrado! Half-Life: Alyx é um jogo de realidade virtual em primeira pessoa que ocorre anteriormente aos eventos de Half-Life 2. Desenvolvido e publicado pela Valve, o jogo situa-se antes do regresso de Gordon Freeman e agora podes controlar a sua aliada, Alyx Vance. Ajuda Alyx e o seu pai Eli a enfrentarem Columbine, um império alienígena que pretende conquistar a Terra.

O controlo de Columbine após o incidente de Black Mesa aumentou bastante, consequentemente muitos humanos ficaram cercados com o seu golpe. Alyx e Eli são cientistas de renome e os fundadores de uma grande resistência, ambos aprofundaram pesquisas sobre os extraterrestres e criaram ferramentas poderosas para os poucos audazes ajudarem na batalha.

Utiliza o VR para mexer com o ambiente e combater inimigos, com luvas gravitacionais podes controlar qualquer tipo de objeto e até hackear interfaces alienígenas. Tens a opção de utilizar armas em uma só mão e teres a outra livre para interagir com o mundo à tua volta. Características tradicionais como puzzles com muita exploração e combate baseado em físicas também estão de volta!

O jogo saiu no dia 23 de Março para PC, compatível com Valve Index; Oculus Quest; Oculus Rift; HTC Vive e Windows Mixed Reality.

3 – ANIMAL CROSSING: NEW HORIZONS

O quinto instalamento de Animal Crossing chegou finalmente em Março! Desenvolvido e publicado pela Nintendo, cria a tua personagem e transforma uma ilha deserta numa comunidade cheia de animais fofinhos. Começa do zero com uma simples tenda, desfrutando do sol e de pequenas surpresas que estão escondidas na natureza.

Apanha itens diferentes para utilizá-los como decoração, tens um novo sistema crafting que permite converteres materiais em ferramentas e mobília, podendo estes serem colocados em espaços exteriores e interiores. Colecciona planos de fabrico e os materiais necessários para moldar a ilha ao teu gosto!

Ao realizares várias tarefas específicas, ganhas Nook Miles, uma outra forma de moeda que te dá acesso a itens premium. Com o passar do tempo, podes convidar novos animais a habitar a tua ilha e escolher o local onde estes vão habitar. Em New Horizons, o tempo muda consoante as estações do hemisfério norte e sul, dependo da região do mundo em que vives. Durante estações mais frias, vais reparar na adição de vento! Personagens adoradas como a Isabelle também estão de volta.

Reúne 4 amigos para explorar o modo multiplayer local na mesma consola ou 8 pessoas para jogabilidade co-op numa ilha ao mesmo tempo. Mostra a tua ilha a novos visitantes ou prepara as tuas malas para explorar outras. Estás pronto para refugiar-te nesta ilha paradisíaca com possibilidades infinitas?

Animal Crossing: New Horizons foi lançado no dia 20 de Março, exclusivo para Nintendo Switch.

4 – ORI AND THE WILL OF THE WISPS

Desenvolvido pela Moon Studios e publicado pela Xbox Game Studios, trata-se da sequela para Ori and the Blind Forest! Controla Ori, um espírito guardião branco que procura desvendar o seu verdadeiro destino. Explora este mundo vasto e visualmente magnífico, enquanto resolves puzzles e ultrapassas inimigos.

Move entre plataformas e ganha novas habilidades de movimento para desbloqueares áreas antes inacessíveis. Agora não precisas de salvar o jogo manualmente, pois o jogo já possuí autosaving! O sistema sequencial de upgrade foi também substituído por um sistema de fragmentos semelhante a encantos.

Com elementos que remetem ao género metroidvania, a história do jogo centra-se numa aventura que te permite ir mais além da floresta Nibel, para descobrires a verdade por trás das almas perdidas. No modo Spirit Trials, vais ser colocado em corridas para atingires a meta o mais rápido que possível, com a possibilidade de veres os melhores tempos conquistados por outros jogadores e os seus percursos até à reta final.

Will of the Wisps saiu no dia 11 de Março para Xbox One e PC. É um dos títulos que pode ser experienciado em 4K UHD, com Xbox One X Enhanced e Xbox Play Anywhere.

5 – NIOH 2

Depois de muito tempo de espera, a ansiada sequela de Nioh já chegou! Situado em 1555, durante a era Sengoku no Japão. Terras foram invadidas e a violência ainda está ao rubro. Conseguirás sobreviver ao domínio de um grande reino sombrio? Desenvolvido pela Team Ninja e publicado pela Sony Interactive Entertainment, desafia a tua imortalidade e liberta a tua escuridão neste RPG repleto de ação que mistura mitologia com história japonesa.

Domina a arte samurai controlando Hide, um guerreiro que é metade humano e metade sobrenatural, possuindo um espírito Yokai. Derrota demónios horrendos e maquiavélicos com uma grande variedade de armas mortíferas, entre estas a odachi e a kusarigama. Durante o combate, enche a barra de Amrita para poderes utilizar os teus poderes mortíferos Yokai, isto não só irá atribuir-te ataques devastadores, como também dá a oportunidade de aumentares as habilidades das tuas armas e adicionares efeitos especiais.

Nas “Benevolent Graves”, podes convocar dois avatares de outros jogadores, controlados por inteligência artificial, para assistirem-te em combate. O jogo também tem um modo multiplayer cooperativo que vai até aos 3 jogadores. Será que vais sobreviver aos combates pesados de Nioh 2 e restaurar a paz no Japão?

Lê mais:  Animal Crossing: New Horizons | Prepara-te para a actualização de Halloween!

O jogo foi lançado no dia 13 de Março, exclusivo para PS4.

6 – ONE PIECE: PIRATE WARRIORS 4

Desenvolvido pela Omega Force e publicado pela Bandai Namco Entertainment, One Piece: Pirate Warriors está de volta com muitas novidades! Junta-te a Luffy e seus companheiros, à medida que estes viajam entre ilhas e ambientes distintos, com o objetivo de descobrir o grandioso tesouro, One Piece.

Experiencia esta história original na terra de Wano, onde podes jogar com 43 personagens da anime, entre todas, escolhe a tua personagem favorita e prepara-te para derrotar inimigos clássicos. Revive momentos marcantes e arrasa com várias ondas de adversários, as personagens estão sempre apostas a lutar com as suas personalidades frenéticas e ataques extraordinários.

Destrói edifícios e outros elementos que se metem à tua frente para conseguires chegar à vitória final. Em Warriors 4 tens quatro modos multiplayer e também um novo modo chamado “Titan Mode”, que faz com que os teus oponentes se tornem gigantes de tamanho, obrigando assim a alterares o teu rumo de estratégia para os derrotar. Embarca nesta grande aventura com os melhores piratas que vais encontrar por aí!

One Piece: Pirate Warriors 4 saiu no dia 27 de Março mundialmente para PS4, Xbox One, PC e Nintendo Switch. O Japão teve acesso antecipado ao jogo no dia 26 de Março.

7 – MY HERO ONE’S JUSTICE 2

A batalha pela justiça continua, revive momentos marcantes da anime através desta sequela da My Hero One’s Justice! Desenvolvido pela Byking e publicado pela Bandai Namco Entertainment, junta-te neste jogo de luta em arena 3D, controlando personagens icónicas como Deku, Shigaraki e All Might. Constrói a tua equipa de sonho com novas personagens customizáveis, sendo estas heróis ou vilões. Tens Sir. Nighteye; BMI Hero: Fat Gum; Nejire Nado; Mr. Compress; Twice e muitos mais!

Utiliza as características de cada personagem em batalhas 2 versus 2, lutando até encheres o medidor Plus Ultra para fazeres ataques especiais e gigantescos combos. Quando uma arena é destruída, outra nova irá aparecer… Descobre o que acontece a Deku e aos seus colegas da escola U.A nesta nova aventura!

Este título foi lançado no dia 12 de Março para PS4, Xbox One, PC e Nintendo Switch. A edição Deluxe incluí jogo completo com passe de temporada e o Ribbit Ribbit Set. Se tiveres comprado o jogo anterior e possuíres os dados guardados, também recebes um conjunto de itens para personalizar Izuku Midoriya.

8 – BLEEDING EDGE

Após ter estado disponível em Teste Alpha desde Junho de 2019, Bleeding Edge foi oficialmente lançado em Março! Desenvolvido pela Ninja Theory e publicado pela Xbox Games Studios, trata-se de um jogo de ação e hack-and-slash em terceira pessoa que proporciona uma experiência multiplayer completamente única.

Opta por um dos 12 lutadores que podem pertencer às classes de assassino; tanque e suporte. Cria load-outs próprios para cada personagem, de maneira a possuíres vantagem em combate. Durante o jogo, podes ganhar várias modificações cibernéticas para personalizares o teu equipamento consoante o teu estilo pessoal. Tens três barras destinadas para habilidades diferentes que esvaziam quando utilizas uma das habilidades a que está conectada, sendo que cada habilidade tem o seu período de recuperação.

Os ataques são maioritariamente corpo a corpo, incorporados com ataques de alcance bem agressivos. Em equipas de 4 versus 4, prepara-te para combate rápido que requer alguma estratégia e sentido de oportunidade. No meio disto tudo, o ambiente também pode ser utilizado a teu favor, existem muitos perigos à espreita no terreno… Estás pronto para juntar-te a esta conjuntura caótica?

Bleeding Edge saiu no dia 24 de Março para Xbox One e Windows 10.

9 – GRANBLUE FANTASY VERSUS

Desenvolvido pela Arc System Works e publicado na Europa pela Marvelous, é um jogo baseado na famosa versão mobile de Granblue Fantasy que serve para celebrar o seu sexto aniversário. Com arte de grande qualidade representada em gráficos 3D; som melhorado e sistema de jogabilidade expandido, Versus possuí dois modos de jogo diferentes: o modo história e o de luta. Descobre quem é o derradeiro campeão do céu, enfrentando adversários AI ou oponentes humanos.

O modo história é de género side-scrolling que mistura beat-em-up e ação, contendo bosses exclusivos; seguidores que ajudam em batalha; uma rede de armas para ser configurada e um modo co-op local e online de 2 jogadores. No modo luta, o estilo é mais RPG de ação, o objetivo principal é eliminar o teu adversário através de uma combinação de ataques para esvaziares múltiplas vezes a sua barra de vida e ganhares o combate.

As personagens têm habilidades especiais chamadas “Skybound Arts” que correspondem às capacidades utilizadas em Granblue Fantasy. Cada personagem têm um estilo específico de luta que pode ser fácil de aprender, mas difícil de dominar. As mecânicas do jogo foram simplificadas, agora cada Skybound Arts pode ser activada com um só botão, mas tens de esperar por um período de esfriamento antes de poderes utilizar as habilidades novamente. No entanto, podes sempre optar por uma combinação de movimentos mais avançada e pressionar o botão para lançar o ataque, de maneira a encurtar o esfriamento.

Versus foi lançado no dia 27 de Março na Europa para PS4, previamente o jogo estreou a 6 de Fevereiro na Ásia e só depois a 3 de Março na América do Norte para a mesma plataforma, ficando disponível para PC a 13 de Março.

10 – THE COMPLEX

Um thriller interactivo de género sci-fi, desenvolvido e publicado pela Wales Interactive. Após uma grande arma biológica ter atacado Londres, dois cientistas deparam-se presos num laboratório com a sua vida em risco. Escolhe o teu próprio percurso nesta narrativa em que todas as tuas ações e relações têm um peso. The Complex possui caminhos repletos de suspense que podem direcionar a vários finais diferentes!

Ao conseguir tratar com sucesso vítimas de uma ataque químico em Kindar, Dr. Amy Tenant torna-se líder da Nanocell Technology. Entretanto em Londres, é reportado notícias de um cidadão que vomita sangue cuja identidade ainda não foi correspondida. Reunida com um amigo antigo, Amy agora encontra-se presa na restrita sede dos laboratórios, um lugar de descobertas científicas que esconde um perigoso segredo… Ao longo da narrativa, o jogo rastreia as tuas relações com as personagens e a personalidade que assumes.

Em termos de relações, estas são definidas pelas tuas escolhas que são calculadas em números para cada personagem. Uma relação positiva ou negativa vai afectar certos cenários e ter grandes consequências nas cenas finais. Em relação à personalidade que atribuis à protagonista, esta também irá ser calculada consoante as tuas interações, sendo no final sumarizada num único score, que se encaixa numa das cinco dimensões: aberta; extrovertida; consciente; simpática ou neurótica. Que versão da história irás experienciar?

O jogo saiu no dia 31 de Março para PS4; Xbox One; Nintendo Switch e PC na Steam.

Menções Honrosas:

Aqui estão outros títulos em destaque que tens mesmo de ficar a conhecer!

MBL THE SHOW 20

É o próximo jogo de beiseball da saga MBL The Show, desenvolvido pela SIE San Diego Studio e publicado pela Sony Interactive Entertainment. O mecanismo de jogabilidade foi aprimorado, desde rebatidas e arremessos, vais notar que a tua precisão de movimentos e rapidez de pensamento vão ser altamente recompensadas.

Lê mais:  [Actualização] Granblue Fantasy Versus | Revelada A Data De Lançamento Ocidental

Vais ter novas maneiras de jogar e variados percursos para conseguir prémios, agora também irás possuir mais opções de customização para os teus jogadores. O teu percurso pelas grandes ligas vai incluir grandes escolhas e desafios… Prepara-te para viver o teu sonho de beiseball com mais estratégia; flexibilidade e controlo!

Com o novo modo “Showdown” podes receber várias recompensas, novas actualizações prometem fazer Diamond Dynasty a melhor versão até agora. Cria o teu próprio legado de beiseball numa experiência RPG ou constrói e gere a tua equipa para enfrentares competição online intensa. Pela primeira vez, jogadores pertencentes à Liga Menor de Beiseball têm licença total para ter os seus nomes e semelhanças apresentadas no jogo. Estás apostos para vivenciar o melhor “show” de beiseball de sempre?

MBL The Show 20 foi lançado no dia 17 de Março, exclusivo para PS4 com as edições Standard; MVP; Digital Deluxe e do 15º Aniversário.

GOOD JOB!

Neste jogo, és o filho desastrado do CEO de uma grande empresa, independentemente das asneiras que cometes nas tuas tarefas, vais sempre fazer um “Good Job”! Desenvolvido pela Paladin Studios e publicado pela Nintendo, sobe a escada da promoção empresarial ao realizares puzzles que podem ser completados em mais de uma maneira, através dos seus ambientes interactivos.

As tuas responsabilidades no trabalho vão variar das mais simples às mais complexas, podendo até causar ligeiros acidentes; atrapalhar colegas de trabalho ou danificar objetos, mas o que interessa é chegar ao final e ter tudo cumprido! Se não ficares satisfeito, tens a opção de repetir os níveis para obter uma melhor pontuação em termos de rapidez e minimizar as tuas falhas para evitar prejuízos monetários.

Ao explorares os patamares dos escritórios, podes encontrar mais de 100 fatos únicos, alguns normais e outros absurdos. Veste aquilo que te apetecer, pois nesta empresa não vai haver limitações! Se sentires que tens demasiado trabalho em cima, traz um amigo para te ajudar, juntos podem tornar um habitual dia no escritório num cenário extremamente divertido.

Este título saiu no dia 26 de Março, exclusivo para Nintendo Switch.

ONE STEP FROM EDEN

Um jogo de acção que mistura cartas com elementos rogue-like, onde Eden é o último raio de esperança num mundo pós-guerra. Desenvolvido pela Thomas Moon Kang e publicado pelos estúdios Humble Indie Bundle e Maple Whispering Limited.

Escolhe o caminho da misericórdia ou destruição, sozinho ou em modo co-op, lança feitiços contra inimigos mortíferos; encontra artefactos valiosos e faz amigos ou rivais…  Constrói o teu baralho de cartas no meio de intensa luta e estratégia, fortalecendo o teu baralho o suficiente para conseguires chegar a Eden.

Podes customizar o teu jogo com mais de 250 encantamentos e mais de 150 itens, combina artefactos para reinventar novas estratégias ao longo do caminho. Joga com 9 personagens que possuem os seus próprios kits, levando-as para níveis gerados aleatoriamente e de rondas alternadas, que garantem experiências com resultados únicos.

Desafia mais de 12 bosses que estão em constante evolução e puxa-os até aos seus limites com combos destrutivos. Durante o passo da narrativa, vais fazer amigos e algumas decisões que podem voltar para assombrar-te… Em One Step From Eden tens a opção de jogar em modo local com um amigo; em modo co-op e em PvP. Será que vais alcançar Eden ou a destruição será inevitável?

One Step From Eden foi lançado no dia 26 de Março para Nintendo Switch; PC; Linux; MacOS e Mac OS Classic.

YES, YOUR GRACE

A espera terminou, Yes, Your Grace teve a sua estreia oficial em Março! Desenvolvido pela Brave At Night e publicado pela No More Robots, assume o papel do rei Eryk e escolhe as medidas mais adequadas para manter um balanço equilibrado no reino Davern.

Vários peticionários vão chegar à sala do trono para pedirem os teus conselhos ou a tua assistência, ouve cada pedido e opta pelo mais relevante. Como soberano, as tuas decisões são pertinentes para resolver os problemas e ao mesmo tempo conservar os recursos para situações mais importantes, mas lembra-te que não podes satisfazer as vontades de todos e que o teu capital é limitado. Acompanha as histórias de personagens extraordinárias, num mundo repleto de criaturas e práticas inspiradas no folclore eslavo. Podes contratar generais; bruxas e caçadores para auxiliarem nos teus planos.

Prepara-te para batalhas e faz alianças para suportar as vontades de reis ou senhores, mas tem cautela pois nem sempre estes possuem os melhores interesses para o teu reinado… Além de rei, és um pai e marido: ouve os dilemas da tua família e ajuda a determinar o seu destino. Durante tempos conturbados, estarás apto para liderar este trono?

O jogo saiu no dia 6 de Março para PC na Steam. Ainda não está confirmado o lançamento para outras plataformas.

MURDER BY NUMBERS

Desenvolvido pela Mediatonic e publicado pela The Irregular Corporation, Murder By Numbers é um jogo de novela visual com puzzles em estilo nonograma. A narrativa é situada em Los Angeles nos anos 90, Honor Mizhari era uma famosa atriz que participava no programa policial “Murder Miss Terri”, isto até repentinamente ser despedida. Para sua surpresa, ela acaba por encontrar no lixo SCOUT, um robô que perdeu as suas memórias.

Posteriormente é reportado que o produtor principal do programa, o mesmo que a despediu, foi assassinado. Com ajuda de SCOUT, esta consegue resolver o mistério e é a partir daqui que Honor começa realmente a assumir o papel de detective, envolvendo-se na investigação de mais casos que escondem uma conspiração obscura.

Em termos de jogabilidade, o teu objetivo é questionar suspeitos e testemunhas, enquanto exploras áreas para obter pistas. As investigações trazem puzzles em nonograma que, ao serem resolvidos, desbloqueiam provas do crime para serem apresentadas às testemunhas. Estes puzzles dão a habilidade de marcares espaços que têm de ser preenchidos e aqueles que devem estar vazios como método de rastrear o teu trabalho e encontrares a melhor maneira de resolver o puzzle.

Na maioria dos puzzles, podes cometer erros sem levar consequências e pedir pistas para pensares numa possível solução. No total, a história está dividida em quatro casos, cada rank de detective inicia-se com um “F” e vai aumentando à medida que resolves puzzles. Ao obteres o rank S num caso e completares todos os puzzles bónus que podem ser desbloqueados, tens acesso a sequências opcionais que revelam mais sobre o passado de SCOUT. Consegues desvendar o grande mistério do jogo?

Murder By Numbers foi lançado no dia 5 de Março para Nintendo Switch e no dia 6 para PC.

E assim terminamos mais uma edição de Jogos do Mês! Espero que alguns destes títulos te ajudem a proporcionar momentos de pura diversão e entretenimento, especialmente agora que estamos a viver uma fase mais complicada das nossas vidas. Fica bem e mantêm-te em segurança, para o próximo mês cá estaremos outra vez!

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.