Jogos do Mês | Edição de Setembro 2020

Setembro foi um mês carregado de novos títulos excelentes. Foram tantos que nem deu para caberem todos na lista… No entanto, estamos aqui para facilitar-te a tarefa e reunir os jogos que mais se destacaram! Temos o remake de Mafia I que parece um jogo totalmente novo, vários remasters e novos títulos como Marvel’s Avengers e o RPG gratuito Genshin Impact.

Confere aqui a lista:

1 – MAFIA REMAKE

A espera para os fãs do clássico ou para os novatos à franquia já terminou: o remake de Mafia finalmente saiu! Trata-se de um jogo de acção e aventura, desenvolvido pela Hangar 13 e publicado pela 2K Games, que recria o original Mafia de 2002.

As personagens vão encontrar-se completamente remodeladas com actores de voz diferentes, e as cutscenes também serão introduzidas com magníficos visuais 4K/HDR. Mafia Remake vai recorrer ao motor de Mafia III para criar uma nova versão da cidade de Lost Heaven e introduzir mecânicas de jogo semelhantes.

Mafia decorre em 1930, na cidade fictícia de Lost Heaven. O protagonista, Tommy Angelo, vive numa rotina comum, ao trabalhar como taxista em troca de uma pequena mesada. Até que uma noite a sua vida dá uma grande reviravolta quando dois membros da Mafia Salieri o forçam a ajudá-los a escapar de uma emboscada. Perante a missão bem sucedida, Tommy recebe em troca a possibilidade de pedir um favor a Salieri. Quando o protagonista é posteriormente atacado pela Mafia Morello, este não tem outra escolha se não recorrer à proteção de Salieri. Tommy acaba despedido da sua função de taxista e perante os efeitos da Grande Depressão, mergulhar no mundo criminal torna-se inevitável.

Revive as missões deste grande clássico com um nível de detalhe nunca antes visto. Uma das grande novidades deste remake é que poderás conduzir motocicletas, assim como outras variedades de veículos pelo extenso mapa de Lost Heaven. Enquanto membro da Mafia, em que poderás verdadeiramente confiar?

Após ter sido adiada a sua data original em Agosto, Mafia Remake foi lançado a 25 de Setembro para a PS4, Xbox One e PC (via Steam).

2 – MARVEL’S AVENGERS

Após o sucesso de Marvel’s Spider Man, Marvel’s Avengers surge como um jogo de ação e aventura baseado nos Vingadores, a equipa de super-heróis pertencente ao universo da Marvel Comics. Desenvolvido pela Crystal Dynamics e publicado pela Eidos Montréal, a história decorre 5 anos após o A-Day, dia em que o grupo de heróis estavam a revelar a sua sede de empresa em São Francisco. O que seria uma celebração transforma-se numa grande tragédia, resultando em mortes e destruição. Os Vingadores são considerados os culpados e por consequência os elementos do grupo separam-se.

Passado algum tempo, a equipa é levada a reunir-se para acabar com a superorganização I.M.A., comandada por MODOK, cujos objetivos envolvem destruir o mundo e acabar com os super-heróis. Depara-te com locais familiares e joga com os icónicos Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Viúva Negra e a Ms. Marvel.

Desbloqueia habilidades fantásticas e poderosas, juntamente com equipamentos exclusivos para cada um dos heróis. Marvel’s Avengers possui modo co-op online que vai até aos 4 jogadores, onde com os teus amigos podes formar a tua própria equipa de super-heróis. Protege o planeta Terra das ameaças dos I.M.A. antes que seja tarde demais!

O jogo saiu no dia 4 de Setembro para a PS4, Xbox One, PC e Google Stadia, sendo que posteriormente estará disponível para a PS5 e Xbox Series X.

3 – CRUSADER KINGS III

É a próxima sequela para Crusader Kings, situado durante a Idade Média, desde a Era dos Vikings até à Queda da Constantinopla. Crusader Kings III é um jogo de estratégia histórica e simulador de dinastias, desenvolvido pela Paradox Development Studio e publicado pela Paradox Interactive.

Opta por uma casa nobre ou real numa seleção de reinos cujo mapa vai da Islândia até à Índia, e desde o Círculo Ártico até à África Central. Pela primeira vez, personagens vão ser apresentadas em modelos 3D e o mapa será 4 vezes mais detalhado. Guia uma dinastia e as suas gerações ao longo dos anos, mantendo a sua protecção e poder. Alcança novas terras e obtêm títulos para salvaguardar a tua posição. Escolhe ser um rei autónomo com as suas decisões ou influenciado por poderes religiosos.

Tens cinco estilos de vida que podes enveredar, melhora as tuas habilidades de estratégia militar ou de gestão do reino. Ao longo da jornada, vais ganhar características de personalidade que determinam as tuas acções, tenta agir de acordo com o teu instinto para evitar problemas a longo curso. Seleciona mentores para os teus sucessores ou torna-te o próprio mentor. Contudo, nem sempre estes estarão interessados a assumir o cargo…

Recruta homens para fortalecer as tuas tropas reais. Pesquisa novos meios para aumentar a riqueza e o poder militar do teu reino, ao mesmo tempo reforçando os teus rendimentos, roubando de outros reinos ou exigindo dinheiro no resgate de prisioneiros. Reúne agentes e conduz planos para reprimir ou abater alvos que estão no teu caminho. Conquista personagens por amor ou por outros interesses. Descobre informações secretas, de modo a chantageares ou conseguires favores para o sucesso dos teus esquemas.

Crusader Kings III foi lançado a 1 de Setembro para PC e Linux. Podes ler a nossa análise aqui.

4 – TONY HAWK’S PRO SKATER 1 + 2

Uma junção que integra os remasters de Tony Hawk’s Pro Skater 1 e 2! Desenvolvido pela Vicarious Visions e publicado pela Activision, joga estes dois clássicos de skate em versões completamente reconstruídas do zero com visuais incríveis HD.

Joga com o elenco do jogo original que conta com a adição de novos skatistas. Realiza grandes manobras, incluindo algumas introduzidas nos jogos mais recentes, enquanto ouves a famosa banda sonora misturada com trilhas extra. De perspectiva em terceira pessoa com câmera fixa, os jogos requerem que completes objectivos e marques pontos com a realização de truques para desbloqueares os níveis seguintes.

Volta a experienciar os modos originais e compete no modo local de ecrã dividido para 2 jogadores. Utiliza os recursos avançados do “Crie-Seu-Parque” e “Crie-Seu-Skatista” para expressares o teu próprio estilo. Desafia jogadores a nível mundial nos modos online e atinge altos combos para obteres um lugar de honra nas tabelas de classificação.

Este remaster saiu no dia 4 de Setembro para PS4, Xbox One e PC.

5 – IRON HARVEST

Iron Harvest é um jogo de estratégia em tempo real que combina o estilo dieselpunk com a vertente mecha. Desenvolvido pela King Art Games e publicado pela Deep Silver, o jogo situa-se numa realidade alternativa a partir de 1920, após a Primeira Guerra Mundial ter chegado ao fim. Os avanços científicos e tecnológicos entram em choque com antigas tradições, à medida que a Europa lentamente se reergue dos danos provocados pela guerra.

Cidades estão a ser reconstruídas do zero e uma nova era de colheita começou. Restos de grandes máquinas estão a ser encontrados em campos agrícolas, outrora utilizadas como instrumentos na Primeira Guerra Mundial. Com as descobertas, também surge um novo perigo para a Europa. Forças secretas tentam destabilizar países inteiros, no intento de provocar uma nova guerra e aproveitar a ocasião para assumir controlo.

Experiencia três campanhas singleplayer, cada uma com mais de 20 missões e uma história incrível. Joga com um amigo em modo co-op e dominem as campanhas juntos. Para além disto, Iron Harvest possuí modo multijogador competitivo com partidas ranqueadas e ligas. Em modo singleplayer ou no modo cooperativo, tens uma vasta selecção de mapas de combate e de desafio por onde selecionar.

Lê mais:  Indie World (Nintendo Switch) | A lista das novidades apresentadas

Comanda várias unidades em batalhas, utilizando coberturas e explorando edifícios que posteriormente estarão em ruínas. Elabora um plano que utilize uma enorme variedade de táticas, incluindo abordagens furtivas e a utilização de mechas. Controla três facções com mais de 40 unidades e 9 heróis com as suas próprias habilidades. Conquista zonas de recursos, edifica a tua base e coloca fortalezas para proteger a tua unidade da nova guerra.

Iron Harvest foi lançado a 1 de Setembro para PC. Uma data para a PS4 e Xbox One ainda está para ser anunciada.

6 – GENSHIN IMPACT

É um novo RPG de fantasia gratuito com elementos gacha que foi desenvolvido e publicado pelo estúdio miHoYo. Explora o mundo aberto de Teyvat, em que certas pessoas são escolhidas por deuses para terem o dom da Visão. Através de gemas mágicas estas conseguem dar aos seus aliados a habilidade de controlarem um dos sete elementos.

Assume o papel de um/a viajante misterioso/a que se encontra em busca do/a irmã/o perdido. Logo no início, podes optar por ser um viajante do género masculino ou feminino. Segue a tua jornada acompanhado por Paimon, um guia bondoso que possui poderes sobrenaturais. Com toques de inspiração do aclamado The Legend of Zelda: Breath of the Wild, em Genshin Impact podes viajar por Teyvat de várias maneiras, como ir a pé, a voar, a nadar ou a escalar. Passa por florestas incríveis, cidades movimentadas e masmorras perigosas.

Enfrenta inimigos e resolve quebra-cabeças ao juntares mais de 30 personagens ao teu grupo de 4 membros. Cada uma destas personagens tem a sua própria personalidade e habilidades especiais. Realiza missões para perceberes a verdade sobre os deuses deste mundo. Controla e combina os sete elementos para desencadeares ataques poderosos e solucionares puzzles. Enfrenta batalhas sozinho ou junta os teus amigos para lutarem contra os monstros e descobrirem os segredos por de trás deste vasto mundo.

O jogo saiu no dia 28 de Setembro para a PS4, PC, android e iOS. Eventualmente Genshin Impact também ficará disponível na Nintendo Switch. O estilo de jogo em si é focado na vertente multiplayer e possui opções para crossplay.

7 – NECROMUNDA: UNDERHIVE WARS

Necromunda é um RPG de estratégia que foi desenvolvido pela Rogue Factor e publicado pela Focus Home Interactive, trata-se da uma adaptação do famoso jogo de tabuleiro hive world conhecido apenas por Necromunda. Nas profundezas das cidades poluídas de Necromunda, lidera o teu próprio gangue, aumenta os seus elementos e personaliza-os.

Nos túneis perigosos e escuros da distópica Underhive, enfrenta gangues rivais em tiroteios tácticos para obter poder e riqueza, ao mesmo tempo garantindo a tua sobrevivência e salvaguardando a honra das tuas Casas. Especializa cada membro do teu gangue e envia-os para batalhas. Explora atentamente o terreno durante combate: podes escalar plataformas elevadas para ter manobra de vantagem, montar armadilhas e fazer emboscadas aos inimigos para forçá-los a confrontos violentos.

Joga com membros dos clãs Orlock, Escher e Goliath, à medida que estes procuram um dos mais valiosos tesouros perdidos. Adquire novas habilidades, saqueia equipamentos e leva o teu gangue para lutas multiplayer de 4 jogadores. Acompanha esta narrativa rica e desafia-te com modos de jogo persistentes.

Necromunda: Underhive Wars foi lançado a 7 de Setembro para a PS4, Xbox One e PC.

8 – SERIOUS SAM 4

A clássica franquia FPS está de volta e traz uma prequela cheia de acção, explosões e combate frenético. Serious Sam 4 foi desenvolvido pela Croteam e publicado pela Devolver Digital. A humanidade está nas bermas de ficar completamente devastada, devido à expansão da força de Mental pelo mundo. A única salvação que resta é a Força de Defesa da Terra, comandada por Sam “Serious” Stone.

Utiliza um arsenal implacável contra enormes quantidades de inimigos, a única maneira de saíres vivo é ao movimentares-te com agilidade pelos campos de batalha. Invasores alienígenas surgem agora com novos reforços. Enfrenta monstros icónicos como Headless Kamikaze, Beheaded Rocketeer, Kleer, Werebull… Novos adversários incluem o Processed, Belcher, Zealot e muitos mais! Existem novas armas para cada tipo de situação, podes escolher a Escopeta de Cano Duplo, uma Mini-arma, um Lançador de Moto-Serras, uma nova Escopeta Automática ou o icônico Canhão.

Entra sozinho nesta aventura de destruição caótica ou junta os teus amigos no modo co-op para 4 jogadores, desafiem-se ao realizarem missões principais e secundárias em dificuldades modificadas. Serious Sam 4 também vai contar com um novo Sistema de Legião e áreas de luta repletas de monstros.

Esta nova prequela saiu no dia 24 de Setembro para PC e Stadia, versões para a PS4 e Xbox One vão ficar disponíveis algures em 2021. Podes ler a nossa análise aqui.

9 – CRYSIS REMASTERED

Crysis está de volta numa versão completamente remasterizada! Desenvolvido e publicado pela própria Crytek, experiencia este clássico FPS repleto de acção com um enorme mundo sandbox. Principais mudanças incluem texturas de alta qualidade até resolução 8K, bending da vegetação, ambiente mais destructivo, iluminação melhorada e optimizada, iluminação global (SVOGI), profundidade de campo, desfoque de movimento e pontaria giroscópio.

Uma missão inicialmente simples transforma-se num campo de batalha, luta contra perigosos alienígenas numa ilha paradisíaca. Com a armadura Nanosuit podes tornar-te invisível e utilizar essa camuflagem, assim como velocidade e força para perseguir patrulhas e criar soluções diferentes para cada tipo de luta.

Cria o teu próprio estilo de jogo com um gigante arsenal de armamento modular, pensa em novas táticas e utiliza vários equipamentos para derrotar os teus adversários. Se quiseres puxar pela placa gráfica do teu PC ao limite, podes sempre jogar com o novo modo de gráficos “Can it Run Crysis?”.

O jogo saiu no dia 18 de Setembro para a PS4, Xbox One e PC, sendo que ficou disponível com antecedência a 23 de Julho para a Nintendo Switch.

10 – KINGDOMS OF AMALUR: RE-RECKONING

Kingdoms of Amalur: Re-Reckoning recebeu um remaster que deu muito que falar! Desenvolvido pela KAIKO com a Big Huge Games e publicado pela THQ Nordic, Kings of Amalur é um RPG de acção hack-and-slash que inclui gráficos e jogabilidade melhorada, combates intensos e personalização ao mais alto nível.

Aventura-te num mapa enorme que vai desde a cidade de Rathir até à região de Dalentarth e às masmorras das Brigand Hall Caverns. O mundo encontra-se dividido por uma grande guerra e só tu podes salvar a situação, controla as chaves da imortalidade como o primeiro guerreiro a ser ressuscitado da morte. Cria a tua própria personagem, optando por armas, junções de habilidades e armadura.

Evolui a classe da tua personagem consoante o teu estilo de jogo. Implementa ataques mágicos ou corpo-a-corpo em grandes momentos de combate e arrasa com os teus inimigos através de golpes fateshift implacáveis.

Explora esta história que se enquadra num universo com mais de 10.000 anos de lendas. Realiza missões secundárias que são fundamentais para a missão principal e envolvem fantasia, magia, política e romance.

Re-Reckoning foi lançado no dia 8 de Setembro para a PS4, Xbox One e PC.

Menções Honrosas:

SUPER MARIO 3D ALL-STARS

A Nintendo decidiu celebrar o 35º aniversário de Mario com o lançamento de Super Mario 3D All-Stars, uma colecção que reúne os primeiros jogos de Mario em 3D com o Super Mario 64, Super Mario Sunshine e Super Mario Galaxy.

Os clássicos jogos de plataforma são considerados portes de alta resolução cujas principais mudanças consistem em melhorias técnicas, adaptação de controlos para a Nintendo Switch, modo co-op em Super Mario Galaxy e o modo álbum que permite ouvir as bandas sonoras dos três jogos que podem ser tocadas com o ecrã apagado.

Lê mais:  Paper Mario: The Origami King! | Novo Trailer Mostra-nos as Diferentes Áreas do Jogo

Super Mario Galaxy é o título que contém mais novidades, especialmente no que toca à maneira como o jogas. Quando jogas com a Switch na televisão podes utilizar o giroscópio do teu comando para controlar o cursor que serve para apanhar e atirar Starbits. Enquanto que ao jogares com a Switch em modo portátil, poderás utilizar o ecrã touch.

Esta colecção especial saiu no dia 18 de Setembro em exclusivo para a Nintendo Switch, trata-se de uma edição limitada em que a versão física e digital vão estar disponíveis somente até 31 de Março de 2021.

SPELUNKY 2

A esperada sequela para Spelunky já está disponível! Desenvolvido e publicado pela Mossmouth juntamente com o estúdio Blitworks, Spelunky 2 é um jogo de plataforma 2D de género roguelite, em que desta vez controlas Ana – a filha do explorador do primeiro Spelunky.

Acompanhada pelo seus amigos, esta embarca numa aventura para encontrar os segredos por detrás das cavernas subterrâneas da Lua e desvendar o mistério da sua família perdida. Explora ambientes perigosos que variam de selvas, túneis inundados e cavidades destruídas pela lava. Vários seres habitam nestas cavernas e não vão facilitar-te a vida, podes esperar morcegos, homens das cavernas, fantasmas e lagartos.

Se quiseres sair vivo com os teus tesouros também convém estares atento às armadilhas que podem arrasar com a tua personagem num piscar de olhos. A comparar com o seu antecessor, Spelunky 2 vai ter um mundo maior que inclui novas áreas e dimensões extra que contêm tesouros, passagens escondidas e outros elementos especiais.

Os níveis são gerados aleatoriamente sempre que morres, por isso todas as tuas experiências serão diferentes. Múltiplas rotas permitem novas maneiras de personalizar uma corrida. Animais podem ser encontrados e treinados. Lojas e fantasmas trazem novos conceitos que vão fazer-te pensar em novas estratégias. Veneno mortal e maldições podem ser aplicados a adversários. Para além disto, podes utilizar bombas e armas explosivas para mandar inimigos pelos ares. No modo online que vai até aos 3 jogadores, planeia em equipa como escapar de cada nível ou sacrifiquem-se para salvar o tesouro.

O aspecto visual do jogo foi aprimorado e agora parece mais realista, a iluminação foi melhorada e o áudio apresenta-se mais rico.

Spelunky 2 foi lançado a 15 de Setembro para a PS4 e no dia 29 para PC.

EFOOTBALL PES2021

PES2021 foi lançado pela primeira vez como uma atualização de temporada para o PES de 2020, estreando Messi, Ronaldo, Marcus Rashford e Alphonso Davies na mesma capa. Desenvolvido pela PES Production e publicado pela Konami, eFootball PES2021 comemora os 25 anos da longa franquia de futebol.

Para além de actualizações nas equipas e a adição de jogadores para a nova época, PES2021 traz o modo UEFA EURO 2020. Joga com as maiores equipas do futebol, a destacar o campeão germânico FC Bayern München, o clube espanhol FC Barcelona, o gigante global Manchester United e a imparável Juventus. Cria a tua própria equipa e defronta outros jogadores de todo o mundo. Enfrenta a defesa com o “Drible Finesse” e mecânicas de captura expandidas que variam consoante as habilidades do jogador.

Em termos visuais, modelagem 3D foi implementada no corpo de jogadores para adicionar uma nova camada de fotorrealismo. Novos detalhes foram inseridos no estádios para lhes conferir um caráter único. Na Liga Master, gere o teu clube e leva-o ao topo. Controlo o rumo do clube ao optar por escolhas significativas em cada temporada. Três novos gestores foram adicionados como avatares jogáveis, dando opções adicionais aos fãs.

Compete em matchdays, eventos online PvP baseados em grandes competições e outras grandes partidas. Seleciona o teu clube favorito e enfrenta outros jogadores equivalentes ao teu nível para teres mais possibilidades de vitória.

Esta grande atualização saiu no dia 15 de Setembro para a PS4, Xbox One, PC (via Steam), iOS e android.

HADES

Hades é um jogo hack and slash roguelike de arte única que foi desenvolvido e publicado pela Supergiant Games. Assume o papel de Zagreus, o imortal Príncipe do Submundo, impõe os teus poderes e armas míticas do Olimpo para libertares-te de Hades, Deus dos Mortos e pai de Zagreus. Fica cada vez mais forte e desvenda mais sobre a história em cada tentativa de fuga.

Na tua missão de escapar ao submundo para chegar ao monte Olimpo, conhece icónicos deuses gregos como Zeus, Atenas, Poseidon, Dionísio e recebe vários benefícios que servem para aumentar as tuas habilidades. Torna-te aliado não só dos deuses, como de monstros e até fantasmas! Experiencia múltiplos eventos de história enquanto aprofundas os teus conhecimentos sobre esta família problemática. Hades foi feito para ser jogado de várias maneiras. Ao todo são 4 biomas a explorar! Os esquemas das salas podem ser pré-determinados, mas a ordem e os inimigos que aparecem são gerados de forma aleatória. Novas surpresas esperam-te sempre que mergulhas neste submundo, onde chefes guardiões vão lembrar-se de ti.

Utiliza o poderoso “Mirror of Night” para ficar mais forte e aproveita essa vantagem quando planeares a próxima fuga de casa. Experimenta história e combate emocionante com uma rica apresentação atmosférica, poderás também contar com acção agressiva que irá colocar as tuas habilidades à prova. Utiliza uma combinação do ataque da arma principal, poder de colisão e habilidade mágica para derrotar inimigos e progredir o mais longe possível.

Com ambientes extraordinários pintados à mão e uma banda sonora original, este é um jogo que não irás querer perder.

Hades foi lançado a 17 de Setembro para PC, Nintendo Switch e macOS.

NBA 2K21

O próximo grande jogo de basketball já está aqui! NBA 2K21 foi desenvolvido pela Visual Concepts e publicado pela 2K Sports. Mudanças de destaque incluem melhorias a nível de grafismo e jogabilidade, funcionalidades online competitivas e modos de jogo variados.

O jogo volta com o modo “MyCareer”, onde podemos criar o nosso próprio jogador de basquete e acompanhar a sua evolução ao longo da carreira. Por outro lado, temos o modo “MyTeam” cujos objectivos são construir a melhor equipa de basquete e manter um conjunto de cartas virtuais colecionáveis, tudo isto enquanto competes contra equipas de outros jogadores em torneios de basquete de vários formatos.

As principais novidades foram incluídas neste último modo, a mais notável é a adaptação do formato Seasons que agora atribui recompensas exclusivas que ficam melhores com o passar de cada temporada. Um modo limitado novo é adicionado a cada fim de semana, onde os jogadores podem competir por anéis e obter recompensas sazonais.

Tens o Ascension, um novo mini-jogo onde viras as cartas para tentar ganhar o prêmio máximo. The Exchange é um novo recurso em que trocas cartas para obteres cartas melhores. A acrescentar, Unlimited foi alterado para ter nove níveis diferentes, cada um com sua própria recompensa.

A nova sequela de NBA saiu no dia 4 de Setembro para a PS4, Xbox One e PC. A 10 e 12 de Novembro vai ficar disponível para a Xbox Series X e PS5, respetivamente. Em Outubro, NBA 2K21 será lançado no dia 1 para iOS e dia 2 para android.


Aqui fica a nossa seleção de Setembro! Tendo que conta que havia vários títulos reservados para este mês, poderá existir algum que nos escapou. Se sim, refere qual nos comentários abaixo. Até lá, vemo-nos na próxima edição, no sítio de costume.

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.