Faith (Life is Strange 2: Episódio 4) está cá fora, assim como tudo o que podíamos guardar dentro de nós. Um episódio extremamente emocional, que deixa pouco espaço à lógica e à razão. Ainda que simples, não desilude e eleva novamente a fasquia, preparando-nos para o (grande) final desta série. Assim esperamos.

Após os acontecimentos de Wastelands, o terceiro episódio de Life is Strange 2, muitos jogadores acabaram inevitavelmente perdidos. Por um lado, devido à forma vaga e aberta como terminou o episódio; por outro, dadas todas as teorias criadas em torno do que estaria para acontecer. E nós, fãs deste universo, adoramos teorias, não é verdade?

Lê mais:  Gaming Profile #3 | Barret Wallace (Final Fantasy VII Remake)

Com o trailer de Faith, a DONTNOD preferiu não arriscar, mantendo secretismo quanto à narrativa de Life is Strange. E com razão. Afinal, é graças a esta narrativa misteriosa que uma experiência de jogo se torna tão interessante. Quem passou pelos episódios anteriores sabe que, apesar de todas as decisões difíceis, os trilhos convergem, de grosso modo, num mesmo final. Um final com pequenas variações, que nos conduziu então ao início de Faith.

Quem sou eu?

Sem a companhia do irmão mais novo, Sean Díaz abre o episódio com o seu próprio futuro nas mãos. Algo que acaba por mudar, quando o pequeno Daniel, mesmo longe, se revela o centro de toda a acção. Se anteriormente a presença de Daniel condicionava directamente a consciência de todas as escolhas, no início de Faith isso parece colocado de parte. Há agora mais espaço para que decidas de forma independente. Por outras palavras, é-te dada uma oportunidade expansiva de actuar, sem que o enano esteja por perto para assistir.

Life is Strange 2: Episódio 4

Lê mais:  Star Wars Jedi Fallen Order | Análise

O isolamento de um dos protagonistas culmina assim numa série de momentos que tornam Faith emocionalmente forte. Contudo, é inevitável sentires uma certa impotência, que te coloca em muitas das vezes nas mãos dos outros. Sem grande acentuação de movimento, muito passa por rever e ponderar acções. Das mais simples – como diálogos e leituras – às mais decisivas, todas as escolhas são, sem dúvida, cruciais.

Apesar de o episódio parecer difícil de arrancar, não podemos ignorar o facto de ser necessário algum tempo para reencontrar a história. Faith é um pouco viajante, afastando-se de toda a esfera familiar e fechada dos episódios anteriores. O ambiente é estranho, os irmãos estão separados e as circunstâncias são completamente novas. Três pequenos grandes factores que geram o desconforto necessário para tornar este quarto episódio altamente envolvente.

Life is Strange 2: Episódio 4

Lê mais:  [Actualização] Granblue Fantasy Versus | Revelada A Data De Lançamento Ocidental
Quem és tu?

Carregado de reflexões que passam de Sean para o jogador, o quarto episódio de Life is Strange 2 toca igualmente vários temas sensíveis. Fé, culto, discriminação e bullying são, por exemplo, alguns pontos abordados no enredo. Uma forma de aliar a criação da narrativa a uma introspecção, que nos deixa a pensar sobre quem realmente somos.

Se, por um lado, temos um episódio quase perfeito em termos narrativos, por outro temos falhas que limitam a experiência. E o enorme gap temporal que tem ocorrido entre episódios é, possivelmente, o mais evidente. Do terceiro para o quarto episódio houve um intervalo de mais de três meses. Algo que havia acontecido anteriormente entre os restantes. São quebras que fazem com que nomes, acontecimentos e pormenores passados não tenham agora o impacto que poderiam ter. E sim, é pouco, mas é muito aborrecido.

Life is Strange 2: Episódio 4

Lê mais:  Ori and The Will of The Wisps | Análise

Em suma, Life is Strange 2: Episódio 4 é a rampa de lançamento perfeita para o episódio final. O momento silencioso de que todas as boas histórias carecem, para que haja envolvimento e consciência quanto a tudo o que está a acontecer. Faith baseia-se, essencialmente, numa única questão: Até onde és capaz de ir, quando não te resta mais do que apenas ir? E a resposta cabe-te a ti escolher.

Life is Strange 2: Episódio 4 está agora disponível para PlayStation 4, Xbox One e através da Steam para Windows, Mac e Linux. O lançamento do quinto episódio está então agendado para 3 de Dezembro deste ano.

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.