O Natal aproxima-se muito rapidamente e as listas de presentes são sempre uma tarefa muito difícil. Satisfazer toda a gente não é de todo pêra doce! Por essa e por outras razões, é que estamos aqui presentes nesta ocasião para te aliviar o sofrimento numa lista de presentes focada nos jogadores mais velhos. As sugestões vão do mais casual para o mais hardcore, sendo que quase de certeza que vais encontrar aqui o presente ideal.

Lê mais:  Encontrei a Minha Consola Antiga. E Agora, Como a Limpo e Ponho a Funcionar?

Sega Mega Drive Classics

A Mega Drive foi a consola mais popular no nosso país enquanto esteve presente no mercado, e de uma forma ou outra está presente na cabeça de todos os jogadores de videojogos. Dai esta compilação Sega Mega Drive Classics, que está disponível em versão física para PS4, Xbox One e Switch, ser aquele tipo de presente que serve para agradar a todos.

Onde a sua qualidade pode ser apenas considerada razoável comparativamente a uma Mega Drive real, podemos encontrar quantidade. Esta colectânea contém 50 dos mais conhecidos videojogos desta consola, com géneros muito variados. A tua vítima (vamos usar esta denominação) e a sua família vão ter muito que escolher na noite de Natal. Tens excelentes jogos de plataformas como Sonic The Hedgehog 2 ou Ristar; puzzles como Columns e Mean Bean Machine (Puyo Puyo). Beat ‘em Ups como Golden Axe e Streets of Rage e muito, muito mais…

(Tem em conta que a versão da Switch por alguma razão não inclui os jogos de Wonder Boy)

Lê mais:  LEGO Nintendo Entertainment System | A NEStalgia Chega Já Em Agosto!

Sonic Mania Plus

 Se achas que o presente ideal é algo da mesma onda da Mega Drive mas que seja algo realmente novo então a escolha é Sonic Mania Plus.

É um jogo de Sonic clássico em 2D no estilo destes clássicos de 16-Bit feito por uma equipa bem competente que sabe o que faz. Tem o mesmo tamanho de um dos maiores jogos de Sonic, o Sonic 3 & Knuckles e contêm 5 personagens jogáveis diferentes, todas da era dos 90s.

Passando por locais nostálgicos e completamente novos, este vai de certeza fazer a delícia da tua vítima se ele gastou horas da sua infância no ouriço azul da Sega. Também tens a vantagem de ser um videojogo multi-plataforma, lançado em versão física para PS4, Xbox One e Switch.

E não há maneira nenhuma que a pequenada da tua vítima que resista a esta mascote.

Lê mais:  Klaus | Análise

Wonder Boy: The Dragon’s Trap

Se a consola de eleição da tua vítima for a Master System em vez da sua sucessora então a escolha não pode ser outra que o WonderBoy: The Dragon’s Trap. Este videojogo é um remake extremamente leal e competente em alta definição do The Dragon’s Trap original de 8-bit.

Este é um jogo de aventura de fantasia medieval para todas as idades, com alguma exploração para fazer. Os novos gráficos foram desenhados à mão e a música gravada com instrumentos reais que fazem mesmo tudo parecer um belo livro ilustrado.

E em qualquer momento do jogo pode-se alternar para os gráficos e músicas originais, com opção de usar a banda sonora FM, uma pequena nuance que vai agradar a tua vítima caso ela seja uma aficionada da consola original.

O videojogo tem versões físicas para PS4 e Switch.

Lê mais:  Super Smash Bros Ultimate | Novo Direct Vai Revelar Um Novo Lutador!

Monster Boy and the Cursed Kingdom

Se achas que é preferível dar um jogo novo de Wonder Boy então o teu presente é Monster Boy and the Cursed Kingdom.

Um jogo 2D novinho em folha laçado neste mês que usa elementos das entradas anteriores da série, mais notavelmente os poderes de transformação de Dragon’s Trap em combinação com a gameplay de espada e escudo mais geral de todos os Monster World.

Também tem outras referencias como os Pepelogoos de Monster World 4 e faixas musicais clássicas da série, só para dar outros exemplos.

O videojogo tem versões físicas para PS4 e Switch que infelizmente não saíram cá na Europa, se este for o presente de eleição sugiro usar uma importadora da União Europeia online para assegurar que o videojogo chegue a tempo.

Lê mais:  Filmes Netflix Dezembro 2019 | Especiais De Natal, 6 Underground, E Mais

Pokémon: Let’s Go Pikachu! / Let’s Go Eevee!

A tua vítima estava mais agarrado ao Game Boy que outra coisa? Ou simplesmente quer algo mais calmo e casual? Tens o Pokémon: Let’s Go Pikachu! ou o Pokémon: Let’s Go Eevee!. Esta dupla de jogos para a Switch são uma reimaginação do antigo Pokémon Yellow inspirado pelas mecânicas do popular jogo de smartphone Pokémon Go.

Esta é uma aventura bem simpática com foco nos primeiros 151 destes monstros de bolso em Kanto, a primeira região da série. Contado com o regresso de caras conhecidas como os líderes de ginásio Brock e Misty e a dupla cómica da Team Rocket, Jessie e James.

E se a tua vitima não tiver uma Nintendo Switch podes-lhe fazer um favor e oferecer-lhe o bundle que incluí o jogo.

Lê mais:  Silent Hill: Shattered Memories | Retro-Análise

Mega Man 11

Continuando na onda das “Nintendo” que tal a sequela de um grande clássico da NES?

Mega Man 11 é a nova entrada na série clássica de jogos de plataforma em tiro, disponível com versão física, PS4, Xbox One e Switch. Aqui as mecânicas clássicas do jogo de pedra papel e tesoura com as habilidades dos bosses são apimentadas de forma conservadora com novo sistema de double gear, que permite abrandar a velocidade dos elementos do nível e aumentar a força dos nossos ataques de forma temporária.

O jogo também tem inúmeras tipos de dificuldade para escolher,bom para quem prefere algo menos frustrante, a mesma dificuldade dos jogos originais ou até mesmo mais difícil do que o normal.

Só a PS4 teve edição física lançada na Europa, portanto tem em conta o tempo de envio se fizeres a encomenda fora da EU.

Lê mais:  Streets of Rage 4 | A Era 16bits Irá Invadir a Nova Instalação da Franquia

Super Smash Bros. Ultimate

Se a tua vítima for um verdadeiro aficionado em videojogos no geral, não há melhor prenda que a 5ª e nova iteração do Super Smash Bros. (Pronunciado como “Super Smash Brothers”).

Este é um figther com mecânicas de party game que conta coma presença de personagens e locais de várias companhias de videojogos como Nintendo, Sega, Konami, Capcom e Namco. Também percorrendo várias gerações, indo desde Pac-Man a Splatoon. Isto sem mencionar os vários cameos de personagens de outros estúdios como a Ubisoft e até de jogos indie como Shovel Knight e Shantae.

Uma verdadeira celebração de videojogos imperdível e bem divertida que vai fazer o furor entre a família da tua vítima. Sendo um videojogo da Nintendo, o jogo saiu exclusivamente para a Switch mas há sempre bundles disponíveis se não há consola presente.

Lê mais:  Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of the Foot Clan | Retro Análise

Shovel Knight / Shovel Knight: Treasure Trove

Bem se por este andar estás indeciso, não há prenda mais segura que o Shovel Knight, e quando te aconselho algo “seguro” não é algo monótono e aborrecido acredita. Este é um videojogo de plataformas feito ao estilo da NES de forma extremamente competente. O que o faz separar da concorrência é que soube o que manter como mecânicas de ataque do Ducktales e Castlevania e cortar a palha desnecessária como sistemas de vida.

O videojogo tem versão física para PS4, 3DS e WiiU (infelizmente um cartucho destes para Switch só chega em Abril.)

Com um update completamente gratuito, recebes o upgrade do Treasure Trove que contêm mais duas campanhas disponíveis de forma imediata. E para o ano ainda tens direito a uma nova campanha e um modo de luta multijogador também sem custo acrescido. Um pacote que não lhe falta recheio certamente.

Lê mais:  Hasbro | As Consolas Portáteis Da Tiger Dos Anos 90' Estão De Volta!

Nintendo Classic Mini: Super Nintendo Entertainment System

Não podíamos de deixar falar das consolas mini que facilmente fazem o furor das salas de estar.

Na minha opinião, o mercado dos clones de consola está cheio de lixo de fraca qualidade feito as três pancadas. Nem as grandes escapam, a Playstation Mini parece que existe apenas porque sim com um emulador atirado para dentro da caixinha com apenas 5-6 jogos que se aproveito mesmo, com omissões bem graves como Wipeout, Crash e Grand Turismo. A Neo Geo Mini idem aspas que não percebeu muito bem a parte de ligar a televisores modernos com resoluções em alta definição.

 Há alguma coisa que se aproveite? Claro! Na minha opinião o melhor produto do mercado é a Super Nintendo Mini. Tem verdadeiros tesouros da era de 16-Bit como Super Mario World, Legend of Zelda: Link to the Past, Super Metroid, Final Fantasy VI (erroneamente denomiado na consola como Final Fantasy III) e EarthBound. Com gênero bem variados como jogos de luta como uma versão de casa do Street Fighter II e corrida como F-Zero e MarioKart.

Além disso está incluído um videojogo nunca visto anteriormente nas prateleiras das lojas, o jogo de batalhas espaciais 3D em tempo real, Star Fox 2! Isto é qualidade garantida.

Lê mais:  As Memórias da Minha PlayStation 2

Atari Flashback 8 Gold

 Se a Super Nintendo é demasiado moderna para ti, tenho uma boa alternativa, a versão Gold da 8ª iteração da Atari Flashback! A consola contêm 120 Jogos diferentes da Atari 2600 desde clássicos,a protótipos que não chegaram a ver a luz do dia e jogos caseiros (homebrew).

Tem dois comandos sem fios, com entradas para controlos com fio que já tenhas em mão. É também das poucas versões que usa HDMI para vídeo e som, em vez dos conectores RCA (aquele dos pinos em amarelo, vermelho e branco) que sinceramente já deviam ter sidos descontinuados no início dos anos 90s (SCART RGB é tão simpático…)

Esta versão já inclui clássicos como o Pitfall da Activion mas se és fã da companhia tens em alternativa uma versão da Flashback 8 Gold dedicada a este estúdio com jogos dos tempos em que feitos por equipa de desenvolvedores de videojogos e não pelo departamento de vendas.

Lê mais:  Super Smash Bros Ultimate | Novo Direct Vai Revelar Um Novo Lutador!

Rasberry Pi 3B

Se a tua vítima é uma pessoa que se sente confortável com instalações básicas de sistemas operativos e não tem medo de ver letras brancas em fundo preto nas linhas de comandos porque não fazer a sua própria consola mini?

Com o software certo instalado no teu Rasberry Pi tens acesso aportes de clássicos como Cave Story, Doom ou Tyrian e emuladores de consolas retro como a Mega Drive, cujo roms podes comprar através do Steam ou a PlayStation onde podes dar uso das imagens que crias a partir dos teus CDs.

Pode dar algum trabalhinho, mas o resultado final vale bem a pena. (Digo outra vez, não esquecer de ter em conta o tempo de envio das encomendas online)

Lê mais:  Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of the Foot Clan | Retro Análise

Retro

Everdrive

Mas se queres mesmo uma prenda super uper duper hardcore, então não olhes para outro sítio sem ser os flashcarts Everdrive de Kirkzz, disponíveis para várias consolas retro que a tua vítima possua (sendo que tens de ter em conta que há flashclarts específicos para cada consola). 

Desta forma a tua vítima vai poder usufruir de jogos caseiros e dar nova vida a sua consola retro favorita… Ou simplesmente usar aqueles roms da Mega Drive que comprou do Steam.

E quem sabe, com os conhecimentos certos talvez consiga finalmente jogar a tradução daquele jogo japonês que ele/ela arranjou importado na televisão e a correr em hardware real.

 Tem cuidado com as falsificações e apenas comprar de lojas listadas no site do Kirkzz e já sabes a lengalenga, ter cuidado com prazos de entrega com preferência a comprar dentro da União Europeia.

Com isto acaba a nossa lista de presentes para o Pai Natal,espero que tenha ajudado nem que seja um pouquinho… Termino desejando-te boas festas e que tenhas uma excelente entrada em 2019!

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.