Depois de três Kits lançados, eis que chega até nós o quarto Kit da série Nintendo Labo, Toy-Con 04 VR KIT! Agora com uma nova forma de jogar, totalmente diferente de todas as outras!

Para começar esta análise ao Kit, claro que tínhamos de começar pela sua montagem, pelo que te deixamos de seguida um vídeo feito em parceria com o Paulo Aguiar, onde podes nos acompanhar a par e passo na montagem dos óculos VR. E agora, sem mais demoras, segue a nossa análise.

Lê Mais:  Super Smash Bros. Ultimate | Joker De Persona 5 Será O Lutador Incluído No 1º DLC

Neste novo Kit, é possível ter uma experiência de Realidade virtual, que te leva até mundos imaginários com diversos desafios. Desde uma sessão fotográfica debaixo do mar até ao extermínio de uma invasão Alienígena, estes são algumas das propostas para uma boa dose de divertimento. Contudo, não te esqueças, a diversão é apenas uma parte de toda a experiência. A criação dos Toy-Con, bem como entender como estes funcionam são também algo muito importante.

Os Toy-Con

Os Óculos VR

Esta é a peça fundamental de todo o Kit, a Master Mind! Estes são utilizados em todos os Toy-Con deste Kit, pelo que são imprescindíveis!

Toy-Con 04 VR KIT

Lê Mais:  Unravel Two | O Jogo Chega À Nintendo Switch Em Março

Como introdução, os óculos, uma vez montados, levam-te a uma secção de mini-jogos, desde um simples teste de um boneco andar num campo, até à condução de um veículo em terceira pessoa. Mas nem todas estas mini experiências são só para serem jogadas com os óculos. Cada Toy-Con tem uma mão cheia delas, umas melhores, outras piores, o que interessa é que variedade não te falta.

Para além disto, existe ainda uma secção de vídeos 3D, cada qual mais original que o outro, com algumas excepções claro. Estes dão-te uma experiência diferente do resto, já que não tens qualquer controlo sobre o que se está a passar. Contudo, a qualidade dos mesmos deixa um pouco a desejar, parecendo que estou a ver vídeos do Youtube a 240p.

Toy-Con 04 VR KIT

Lê Mais:  FUZE4 Nintendo Switch | Cria Os Teus Próprios Videojogos!

Pegando no assunto da resolução, quero referir que a resolução apresentada não é equivalente ao PlayStation VR nem ao Oculus Rift. Devido à “baixa” resolução da Nintendo Switch (720p), facilmente se notam os pixeis no ecrã. Mas não deixa de ser uma qualidade aceitável para uma experiência virtual. Outro preço a pagar pela utilização deste sistema, é o facto de haver demasiado motion blur, o que faz com que algumas pessoas se sintam desconfortáveis.

Caso te sintas mal , devido ao motion sickness, é possível jogares todos os jogos e experiências em 2D

O Desintegrador

Toy-Con 04 VR KIT

Lê Mais:  Eurogamer Portugal Fest 18 | Um Evento Competitivo E Recheado de Memórias

Um dos melhores Toy-Con do Kit na minha opinião. Este, não só foi uma das construções que mais me agradou a fazer, como também a brincar. Existem dois jogos que utilizam esta arma: O primeiro é a invasão alienígena, que te leva eliminar um monte de Aliens usando a arma de cartão. Já o segundo, torna-se num jogo multi-jogador, em que dois jogadores têm que pontuar o máximo de pontos alimentando hipopótamos com vários tipos de fruta, atraindo-os para a sua zona de pontuação. Este último apesar de conter um grande leque de estratégias, tornou-se um bocado chato, pois estar constantemente a passar a arma para o adversário tira um pouco a “pica”.

Toy-Con 04 VR KIT

Sem dúvida alguma, o meu favorito é o jogo dos Aliens, pois a resposta física da arma ao disparar, concede uma camada extra de realismo, parecendo mesmo que algo saiu dela. Contudo, não posso deixar de notar o cansaço dos braços das longas sessões de jogo com a arma.

O Elefante

Toy-Con 04 VR KIT

Lê Mais:  GOD EATER 3 | Videojogo Confirmado Para A Nintendo Switch

Dedicado aos fãs de arte e de quebra-cabeças, este Toy-Con, com a aparência de um Elefante tem duas aplicações disponíveis. A primeira é nada mais do que uma aplicação de desenho 3D, onde é possível desenhar no ar. Utilizando uma boa dose de ferramentas e cores disponíveis, é possível recriar os sonhos que tanto gostaríamos de pintar. Pessoalmente achei bastante giro e com a possibilidade de jogar com outra pessoa, para adivinhar o desenho, torna-se ainda melhor. Ah! E o mais importante de tudo é que dá para gravares a tua obra de arte no jogo, para veres mais tarde.

Toy-Con 04 VR KIT

A segunda aplicação é na realidade um jogo de quebra-cabeças estilo Máquina de Rube Goldberg. Aqui terás que mover peças suspensas no ar, de forma a que uma esfera chegue até ao seu destino. Entretanto, se lido parece aborrecido engana-te. Devido à liberdade de movimentos com o comando, só mesmo experimentando é que conseguirás sentir o que senti. Para além dos quebra-cabeças disponíveis, podes ainda criar os teus próprios puzzles, para depois desafiares amigos e familiares a tentarem resolvê-los.

A Câmara

Toy-Con 04 VR KIT

Lê Mais:  Nintendo | Novo Direct Será Emitido Amanhã!

Se já eras antes um pescador, chegou agora a hora de te tornares um fotógrafo dos mares! Esta câmara transporta-te para o fundo do mar, onde é possível fotografar os vários seres vivos que por lá habitam. O que achei super interessante é que as fotos, uma vez tiradas, ficam em 3D, algo super fixe! Contudo achei que o limite de 3 fotos por sessão chega a destruir um pouco a experiência, tendo sempre que voltar à selecção de fotos. Ainda assim não deixa de ser um modo muito interessante. Como bónus, o kit vem com uns óculos especiais para colocares em alguém. Uma vez que a pessoa os coloque e tu apontes a câmara para ela, esta controlará um dos seres vivos do mar com a cabeça. É algo engraçado de se experimentar!

Toy-Con 04 VR KIT

Lê Mais:  Nintendo Switch | Aplicação Do Youtube Chegará Dia 8 De Novembro!

Se o fundo do mar não te interessa, então tens a possibilidade de invadir a casota de uma criatura misteriosa, e tirar-lhe fotos, ao estilo Big Brother. Esta criatura, bem como a sua casa, já são conhecidas do primeiro kit Nintendo Labo, o que de certa forma é engraçado reaver esta doce e engraçada criatura de volta!

O Pássaro

Toy-Con 04 VR KIT

Este Toy-Con fez-me lembrar do pouco o Kit dos Veículos. Não pelos seus Toy-Con mas sim pelo modo de jogo idêntico, que passa um pouco pela exploração de terreno e realizar tarefas. Contudo, apesar de giro, não foi a melhor experiência que tive, preferindo mais o Bird Dash, onde posso usar o Pedal de vento em conjunto, para uma experiência mais imersiva.

O Pedal De Vento

Seguindo o raciocínio acima descrito, o pedal de vento é o Toy-Con mais imersivo de todos, e vou explicar-te o porquê. Este acessório é nada mais do que a fusão do pedal do Carro do Kit anterior, com um leque, que te dá uma pequena brisa cada vez que pisas o pedal. É uma sensação que só mesmo experimentando é que consegues perceber o quão bom é. Usando o Pássaro e o Pedal, conseguimos ter uma experiência mais completa, no Bird Dash. Neste modo tens que atravessar com o Pássaro por vários arcos, tentando garantir o melhor tempo. É tipo Red Bull Air Race, mas com pássaros, estás a ver?

Toy-Con 04 VR KIT

Lê Mais:  NaniCon | Fica A Saber O Que Podes Esperar Da Primeira Edição Do Evento

Para além disso tens ainda um outro jogo, em que tens que saltar para cima de umas bolas. Este consegue ser ainda mais imersivo, pois os saltos que dás no jogo coincidem quase perfeitamente com a chegada da brisa à tua cara. Contudo, questiono-me onde poderei guardar este Toy-Con, pois é demasiado comprido. Entretanto tive que desmontar uma ou outra peça, de forma a reduzir as suas dimensões, para o conseguir guardar.

Como tudo funciona

Toy-Con 04 VR KIT

Lê Mais:  Nintendo Labo | Kit VR Vai Ser Compatível Com O Super Mario Odyssey E The Legend Of Zelda: Breath Of The Wild!

Tal como em todos os outros Kits Nintendo Labo, o Toy-Con 04 VR KIT vem com uma secção de descobrimento, onde é possível saber como tudo trabalha. Este foi sem dúvida um dos mais interessantes para descobrir, isto porque conseguimos saber a ciência por detrás do 3D e das suas outras variantes, incluído o da Nintendo 3DS! Mas nem tudo tem só a ver com o 3D. Há a explicação de como cada Toy-Con funciona por dentro, como obteve aquela forma especifica ou até como poderás repara-lo caso algo corra mal. Enfim, é um mundo completamente à parte que tu podes explorar!

O Novo Modo Toy-Con Garage

Para além do já conhecido Toy-Con Garage existe agora outro espaço de criação, e este chama-se de Toy-Con Garage VR. Aqui a coisa muda de figura. Comparado com o normal, este dá-te um leque enorme de opções e recursos avançados que poderás programar para criares o teu próprio jogo. Lembras-te de ter mencionado que existem mini-jogos que podes experimentar? Então e se te dissesse que todos eles foram criados a partir desta ferramenta de construção? Difícil de acreditar, mas é verdade!

Toy-Con 04 VR KIT

Na minha sincera opinião, esta é uma ferramenta poderosíssima, que a cada Kit lançado se aproxima mais de uma das melhores ferramenta de programação para crianças e até mesmo graúdos.

Toy-Con 04 VR KIT

Lê Mais:  Pokémon Let's Go, Pikachu! / Eevee! | Novo Pokémon Mítico Revelado!

A compatibilidade com os videojogos First Party da Nintendo

Anunciado pela Nintendo, pouco antes do lançamento do Toy-Con 04 VR KIT, Super Mario Odyssey e The Legend of Zelda: Breath of the Wild receberam suporte para os óculos de realidade virtual, o que foi bastante interessante, ou assim pareceu ser…

No que toca a Super Mario Odyssey, os óculos funcionam mais ou menos bem, já que este tem desafios próprios para VR. Estes passam por recolher as notas escondidas pelos diversos cenários construídos especificamente para estes desafios. É algo giro, porém deve ser jogado em curtos períodos de tempo, para não dar enjoo, bem como não te cansar os braços.

Lê Mais:  Nintendo Labo | Kit VR Vai Ser Compatível Com O Super Mario Odyssey E The Legend Of Zelda: Breath Of The Wild!

Já em The Legend of Zelda: Breath of the Wild as coisas tornam-se um pouco mais chatas. Aqui não existem desafios próprios, apenas há a possibilidade de jogares o jogo por completo, em VR. Mas o pior é que dada a resolução baixa da consola e o facto de a vista de jogo ser em terceira pessoa, isto acaba por parecer que estou a jogar numa Nintendo 3DS com o 3D ligado. Além disto, o desconforto ocular bem como o motion sickness são ainda piores aqui, pelo menos para a maioria das pessoas. No meu caso isso não aconteceu, talvez porque já tenha experimentado demasiados equipamentos de VR e ficado imune, quem sabe.

Lê Mais:  Nintendo | Novo Direct Será Emitido Amanhã!

Por fim, gostava de dizer que no geral fiquei bastante impressionado com o Toy-Con 04 VR KIT. Nunca pensei que o VR alguma vez chegasse até à Nintendo, muito menos desta maneira. Mas lá conseguiram demonstrar mais uma vez o “poder” versátil da consola híbrida da Nintendo. Está tudo de parabéns!

O Toy-Con 04 VR KIT já se encontra disponível para compra nas lojas, sendo que este está a ser vendido em conjunto ou em packs em separados.

Conclusão da Crítica
Uma grande experiência!
9
Um fanático por Nintendo, de nome "Nintendista", que procura mostrar ao mundo o lado mágico da empresa que o acompanhou durante toda a vida.