Outsider | Once A Bird Alcança Prémio De Melhor Jogo Português No Festival Indie X

Outsider, um jogo português em desenvolvimento pela empresa portuense Once a Bird, conquistou no passado fim de semana o prémio de Melhor Jogo Português no festival Indie X, durante a Moche XL Games World, em Lisboa. O prémio foi obtido em ex-aequo com o laureado Decay of Logos da Amplify Creations, já lançado este ano para as consolas Playstation 4 e Xbox One.

Já em Outubro deste ano, Outsider fora o único jogo português nomeado para a Game Connection Europe, parte integrante da Paris Games Week 2019, nas categorias de Best PC game, Best Casual Game e Best Quality of Art. Em Junho do mesmo ano, o jogo foi seleccionado como Best Arthouse Game no festival DreamHack Summer na Suécia.

Com data de lançamento prevista para PC e consolas no último trimestre de 2020, Outsider é uma aventura gráfica de terror existencial, que se desenrola através de uma história de ficção científica. Depois da extinção da humanidade, o jogador toma controlo de HUD-ini, um andróide que acorda sozinho num laboratório. Ele terá primeiro de se reparar a si próprio, escapar do laboratório, da Terra e do próprio universo. O jogo consiste na resolução de puzzles, com cada puzzle a avançar a história com transições transparentes. Cada puzzle é completamente diferente do anterior.

O jogo inspira-se em aventuras gráficas clássicas como Loom, The Dig e Myst, e em obras como Twin Peaks ou Mullholland Drive. Foi criado com o intuito de contar uma história que fosse ao mesmo tempo épica e intimista, que invocasse uma sensação de pavor, mistério e deslumbramento no jogador.

A Once a Bird começou em 2008 com Ricardo Moura como designer de jogos e programador e Jo Pereira como músico. Jo é um talentoso compositor que colaborou recentemente com a vencedora da Eurovisão Emmelie de Forest. Em 2016, após Ricardo ter terminado um protótipo de Outsider com programmer art, convidou Tiago Lourenço a fazer os gráficos do jogo. O Tiago é um ilustrador profissional cuja obra foi publicada em jornais nacionais. Este é deveras um jogo cheio de talentos promissores!