Já tive a oportunidade de experimentar a mais recente entrada de Overcooked! Este é definitivamente um videojogo que esperava jogar à muito tempo. Sendo sem dúvida a franquia mais badalada da Team 17 nos últimos anos, Overcooked! conquistou o coração dos jogadores com o seu ambiente caótico e puramente cómico. No entanto, a Ghost Town Games achou que podia inovar a sua receita, apostando na variedade de oferta, e assim lançou Overcooked! 2. Com o jogo em mãos, é chegada a hora de te levar a provar esta iguaria e deixar-te um pouco com água na boca.

[irp]

Caso nunca tenhas jogado o primeiro videojogo, digo-te, que não perdes nada ao saltares imediatamente para a sua sequela. Não existindo ligações entre ambos os títulos, o videojogo abre com o Rei Onion a meter-nos novamente numa grandessíssima trapalhada.

Desta vez, o Rei encontrou uma mítica receita ancestral, e ganancioso (e estúpido) como é, pensou que tinha descoberto a melhor coisa do mundo. Sem olhar a meios e a consequências, tentou replicá-la à risca. Resultado: uma hoste de walking breads ergueu-se e começou a espalhar o horror por todo o seu reino.

Perante este desastre, é claro que não é o Rei que vai tratar de salvar o seu território destes unbreads, e de remediar os seus feitos. Ao invés, é destacada uma equipa de cozinheiros em quem ele deposita toda a esperança do mundo. No entanto, estes não passam de meros aprendizes inexperientes. Bem, estes jovens cozinheiros não são nada mais nem nada menos, que os nossos jogadores. Juntos, vão partir numa aventura onde aprenderão a trabalhar em equipa e a adquirir conhecimentos para derrotar um exército enorme de fatias de pão. Se até aqui o charme deste videojogo ainda não te abriu o apetite, digo-te que é hora de jogares um bocadinho, mas tenta fazê-lo sem comida ao pé, pois essa vai começar a desaparecer rapidamente.

Tal como no seu título antecessor, aqui os jogadores têm de conduzir uma minivan e explorar um mapa cheio de níveis. Estes últimos, serão desbloqueados consoante o total de estrelas que conseguirem conquistar em cada nível, e marcam também uma boa evolução em relação aos presentes no primeiro videojogo.

Ghost Town Games conseguiu introduzir aqui um maior número de receitas e mecânicas, que vieram aumentar o grau de dificuldade de cada nível. Agora não só tens  de te preocupar em olhar por fritadeiras, frigideiras, fornos, panelas, e empratamentos… Como tens também de olhar com maior rigor para os cenários que têm implementadas todo o tipo de mecânicas que possas imaginar, para dificultarem-te a mobilidade.

Overcooked! 2

[irp]

O trabalho em equipa, sempre foi a base desta franquia, que nunca apostou tanto no multiplayer online. Com efeito, agora podes levar o Overcooked! 2 contigo para todo o lado e desfrutares deste jogo mesmo estando sozinho. Mas a respeito dessa experiência portátil, tenho algumas más notícias. É na Nintendo Switch que verifiquei que este modo online torna-se pouco prático. Sendo um videojogo cooperativo onde a comunicação é a chave para o sucesso, aqui ao contrário das outras plataformas, não tens acesso ao voice chat. Tentando remediar a situação, a Ghost Town introduziu-nos a um sistema de emotes, mas este é muito limitado e com poucas opções, pelo que o drama mantêm-se.

Para além do sistema de emotes, foi adicionada uma nova mecânica que possibilita ao jogador atirar alguns ingredientes pelo ar. Isto é no mínimo uma grande inovação, que permite dinamizar o ritmo do jogo. Desta forma, podes até atirar estes ingredientes directamente para as mãos de outro jogador. Se ambos os jogadores se sincronizarem, é possível vislumbrar uma animação que celebra esta interacção.

Falando em novidades, temos agora um novo modo de jogo, o modo Arcada. Este permite aos jogadores escolherem jogar num dos mundos disponíveis no modo história. Ao seleccionarem a opção, será decidido aleatoriamente o nível da partida entre uma gama de restaurantes existentes nesse mundo. Da mesma forma, funciona o modo Versus, que regressa em grande estilo! Este modo permite aos jogadores juntarem-se por equipas, consoante as cores que escolherem representar, e defrontarem-se em cozinhas simétricas. Todos estes modos têm uma opção embutida para jogares online, o que faz com que deixe de ser tão casual.

Overcooked! 2

[irp]

Embora este videojogo tenha sido todo pensado para ser jogado em equipa, dei por mim a perguntar-me como seria jogá-lo a solo. Com isto, pus as mãos na massa e se também tens curiosidade em descobrir, vou poupar-te o trabalho de experimentares por ti mesmo. Quando jogas Overcooked! 2 com um comando, tens uma nova mecânica em vigor. Esta permite-te controlar duas personagens a quem deves vestir a pele alternadamente. É um modo realmente chato, deva-se dizer. Isto porque, só podendo controlar uma personagem de cada vez, deparo-me com uma a andar a mil pela cozinha toda, enquanto a outra, depois de acabar a sua tarefa, fica estagnada à espera que lhe tome o controlo novamente.

Perante isto, se houvesse uma Inteligência Artificial, esta ajudaria a dinamizar a experiência no modo single player. No entanto, o ajuste de dificuldade consoante o número de jogadores é excepcional! Quer joges sozinho ou com mais 3 amigos, sentes um nível de exigência semelhante para conquistares os pontos que precisas. Atenção, isto não quer dizer que de alguma forma estes níveis são tarefas fáceis de se superar. Aliás, nunca os níveis de Overcooked! foram tão difíceis! Isto porque é raro o nível em que os jogadores conseguem ter acesso à cozinha inteira.

Overcooked! 2

[irp]

Em termos de sonoridade e animação, ambas as vertentes foram recicladas do videojogo anterior, pelo que se mantêm ao nível de uma produção genérica. Já em termos visuais, Overcooked! 2 apresenta-se com caras novas mas com muitas personagens da primeira entrada a participarem no elenco. Isto não é de todo negativo, pois ainda bem que me deixaram continuar a ser um guaxinim numa cadeira de rodas. Não é segredo que tenho preferência por escolher furries neste videojogo, pois estas personagens parecem-me ser concebidas com uma alma verdadeira e cómica. Já as humanas, essas não são tão engraçadas e não reflectem tanto o ambiente deste jogo. Quanto aos novos restaurantes, estes são extremamente originais e caóticos! Apesar do visual simplista, inspirado num universo mágico, conseguem ser bem complexos e stressar os jogadores com os seus  obstáculos.

Overcooked! 2 já está disponível para Nintendo Switch, Playstation 4, Xbox One, e na Steam para PC.

Conclusão da Análise
Um bom apetizer.
8.0
Cedo me apaixonei pelo mundo do cinema e dos videojogos. A ficção agarrou-me e não me largou mais! A vida levou pelo caminho da Animação e Pós-Produção, mas nos tempos livres, escrevo para voçês.

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome