Quem diria que, com estes tempos de pandemia, um UFO (OVNI) conseguiria obter emprego? Pois bem, Part Time UFO é o título, desenvolvido pela Hal Laboratory, em 2018 para Smartphones, que agora chegou à consola Nintendo Switch! Vamos então descobrir do que se trata este estranho jogo.

Part Time UFO dispensa de uma história. Este começa logo contigo, o UFO (OVNI), a despenhar-se no planeta Terra. E sem mais nem menos, começa a era do emprego para este jovem ser extraterrestre.

O jogo é muito simples: selecionas um dos trabalhos disponíveis e tentas completá-los de acordo com o pedido. Dando uso da garra, carrega objectos para uma carrinha, recompõe peças de arte ou realiza uma sessão de pescaria no mar. Estas são algumas das tarefas que te esperam.

Aqui não há despedimentos

Se há coisa boa em Part Time UFO é que não teres de te preocupar em falhares os trabalhos antes do tempo acabar. Pelo contrário, a tua forma de progressão do jogo é feita através da obtenção de medalhas, que recebes ao concluíres com sucesso objectivos específicos que cada trabalho te propõe. E claro, uma delas é terminares o trabalho antes do tempo limite, porém isso não quer dizer que não avances no jogo. O que importa é obteres o máximo de medalhas que consigas de cada um dos trabalhos.

O verdadeiro desafio em cada trabalho passa por tentar perceber os objectivos secundários e executá-los para recolher mais medalhas. Ao obtermos um determinado número de medalhas, novas páginas com novos trabalhos vão sendo desbloqueadas. E um novo ciclo começa, repetindo-se.

Part Time UFO

Se te sentires no espírito de querer completar tudo em Part Time UFO, tens uma secção dedicada a objectivos gerais (achievements) que ao serem completadas, desbloqueiam algumas mini animações que poderás ver sempre que quiseres. Pena que estas não deem para utilizar nas minhas redes sociais, isso seria bastante giro!

Part Time UFO

Para dar um pouco mais de personalidade ao teu UFO, usarás o dinheiro que recebes dos teus trabalhos para comprares roupas para ele. Estas vão além de algo visualmente, proporcionando melhorias em certas acções do UFO, como melhor estabilidade da garra, mais rapidez em deslocar-se, entre outras.

Vai uma mãozinha?

Part Time UFO

Às vezes precisamos de uma ajudinha, e com isto temos a fantástica opção de jogar com um segundo jogador/a, utilizando os dois Joy Con ou utilizando um comando Pro, em adição aos Joy Con. Esta é talvez a minha forma favorita de jogar, pois para além de ajudar bastante com os trabalhos, cria também momentos divertidos entre ambos os jogadores, com alguns frustrantes pelo meio, culpa da descoordenação ao tentar executar os trabalhos.

Um conjunto de Pixeis bem fofo

Part Time UFO não desilude no que toca à sua apresentação. O método artístico Pixel Art está bem executado, com cores em tons infantis, que ditam a faixa etária juvenil deste videojogo. Já no que toca aos elementos em si, estes são do mais estranho que se pode encontrar, por vezes até me faz recordar o estilo gráfico dos jogos de Wario Ware. Mas a sério, só visto para acreditar!

Lê mais:  Nintendo Switch | SURPRESA! Kirby Fighters 2 anunciado e já disponível

Part Time UFOAcompanhando isto, temos ainda a música de Part Time UFO que também merece o seu lugar no pódio das bandas sonoras estranhas (mas, ao mesmo tempo, fofas) que se pegam ao nosso cérebro como pastilha elástica e não saem de lá até que ouçamos um álbum completo de Linkin Park em loop durante 5 horas. Claro que estou a ser exagerado, mas a verdade é que se trata de uma banda sonora engraçada, cujas músicas possuem quase todas a mesma melodia, com a frase “I’m a UFO” sempre presente. Enfim, penso que não há muito mais a dizer sobre esta banda sonor… “I’m a UFO”… RAIOS, sai da minha cabeça!

Part Time UFO já se encontra disponivel para a Nintendo Switch. A variante do jogo original também está disponível na Google Play Store e App Store.

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.