Se gostas de um bom desafio que te coloque a puxar por essa massa cinzenta, de certeza que já deves ter ouvido pelo menos falar da saga de Pikmin. Esta é uma franquia de estratégia em tempo real que já anda a saltar pelas consolas da Nintendo de geração em geração há vários anos, e que se iniciou em 2001 na Nintendo Gamecube

Tendo os Pikmin chegado agora à Nintendo Switch com uma edição Deluxe de Pikmin 3, lançado originalmente para a Nintendo WiiU em 2013, que melhor oportunidade poderia ter para te introduzir ao universo destas estranhas criaturas se não com uma análise ao próprio jogo?

De regresso a PNF-404

Se já estás familiarizado com a saga de Pikmin, talvez já estejas à espera de ver o nosso capitão Olimar regressar ao agora apelidado planeta PNF-404 ( Erro 404 Pikmin Not Found?). No entanto, irás ficar surpreso ao perceberes que desta vez a estória não se centra nos tripulantes da Hocotate Freight, mas sim numa nova equipa de exploradores espaciais, desta vez oriunda do planeta Koppai, onde os alimentos escasseiam e a população sofre de mal-nutrição.

Entra em cena o simpático Alph, a astuta Brittany e o prestável capitão Charlie, que ao penetrarem a atmosfera deste planeta, vêem a sua nave ser acidentada e a equipa separada ao longo da superfície deste corpo celeste. A nossa primeira missão enquanto jogadores, é, portanto, e obviamente, reunir a equipa. Nisto aprendes a dar os teus primeiros passos por PNF-404 com o capitão da tripulação, e este também é o primeiro a descobrir a existência destas pequenas criaturas chamadas Pikmin.

Tendo jogado com a minha cara-metade o modo Story na sua integridade, desde já digo que é muito mais divertido e eficaz (embora por vezes também seja de arrancar os cabelos) desfrutares desta jornada com alguém ao teu lado. Digo isto porque independentemente de jogares a solo ou em co-op, e da dificuldade com que inicias o jogo, o lema “dividir para conquistar”,  é sem dúvida a chave para progredires e garantires a tua sobrevivência. Cada um com a sua personagem, ou até com a mesma (no caso de a área só permitir que joguem com o Alph, por exemplo) conseguem cobrir mais terreno, descobrir mais frutas e acelerar o ritmo de progressão.

pikmin 3 deluxe analiseJogabilidade

Pikmin 3 Deluxe, à semelhança de toda a saga Pikmin, permite-te jogar através de um sistema de ciclos de dias, qual durante o dia permite-te explorar uma das cinco áreas disponíveis no planeta, e antes que a noite caia, recolher todos os teus Pikmin de forma a garantires que esses ficam a salvo dos predadores noturnos. Tal como Pikmin 2, aqui não possuis um limite máximo de dias para completares o modo Story, sendo cada dia equivalente a uma partida de 15 minutos. No entanto, convém teres o melhor desempenho possível, pois cada dia é como uma save que podes sempre carregar e ter exactamente os mesmos recursos que tinhas na altura. Entretanto, por jogar em co-op, achei que o modo Normal foi demasiado fácil, para o que me lembrava de ter jogado na WiiU, além de que pelo 20º dia já tinha mantimentos para mais de um mês, e no último tinha tantos que nem apareciam todos no ecrã.

Mas o que são estes mantimentos? Simples: Koppai, o planeta de origem dos nossos personagens sofre de um défice de nutrientes, como referi anteriormente, pelo que a nossa tripulação procura reunir o máximo número de frutas, para subsistir à jornada e salvar o seu querido planeta. Neste aspecto, e tendo recentemente adquirido o hábito de fazer sumos naturais em casa, ao invés de adquirir os açucarados e gasosos dos hipermercados, achei um certo fascínio a isto. Especialmente quando no fim do ciclo do dia, recolhes todas as frutas e vês cada uma a ser espremida e quase que fazes apostas sobre a quantidade de sumo que cada produziu. Deixa-nos algo na expectativa de ver quantos boiões é que cada tipo de fruta consegue encher. No entanto, a nível de realismo e proporção, digo que algumas não fazem muito sentido darem tão pouco quando comparadas com outras (porque se dessem muito ninguém reclamaria certo?).

Obviamente, uma missão que parecia tão simples, acaba por se complicar, e inevitavelmente a nossa aventura cruza-se com a 3ª viagem de Olimar e Louie a este planeta. Essa é uma jornada cujo seu prólogo e epílogo podes acompanhar no modo Side Story adicionado a esta edição Deluxe. Neste modo, tens finalmente a oportunidade de jogar como Olimar e Louie completando desafios específicos, como conseguires ter determinada quantidade de Pikmin contigo, ou recolheres determinada quantidade de fruta, tendo os desafios um tempo limite de 5 a 10 mim.

pikmin 3 deluxe analise

Conhece novos Pikmin

Mas chega de falar dos intrusos, e vamos ao que interessa: a espécie Pikmin. Desde que me deparei com estas estranhas criaturas pela primeira vez, confesso que fico com alguma fome quando jogo, pois nada me tira da cabeça que os Pikmin vermelhos e amarelos são uma espécie animada do “tomate pêra” que igualmente tem um formato de balãozinho. 

Pikimin 3 no entanto, apresenta-nos diferentes espécies de Pikmin, cada uma com a sua cor é especialidade, sendo o primeiro título a introduzir os Pikimin de pedra, e os Pikmin rosa que possuem a habilidade de voar. Como podes perceber, os de pedra são óptimos para serem arremessados a barreiras e para a pancadaria contra os predadores, mas ainda temos os Pikmin vermelhos resistentes a fogo, os Pikmin amarelos eléctricos, e os Pikmin azuis que são os únicos capazes de nadar.

Um variado leque de Pikmin que vais descobrindo ao longo do modo Story e que vão desbloqueando novos caminhos e possibilidades de exploração nas áreas já previamente visitadas, sendo estes a representação de cada mecânica diferente de jogo. 

Comanda o teu exército de Pikmin

Quantos mais Pikmin tiveres, e de diversas espécies melhor, pois estes irão lutar por ti, quebrar barreiras que se impõe no teu caminho, escavar segredos, recolher fruta, animais ou outros objectos que queiras em prol da tua sobrevivência. Estes seguem-te ao som do teu assobio e executam as tuas ordens, nomeadamente quando os atiras de cabeça contra as coisas, mas são leais a ti e confiam na tua liderança para que os protejas e os guies para bem. Posto isto, uma pessoa quase que solta uma lágrima quando algum é deixado para trás, na noite escura e à mercê dos predadores. Tal só aconteceu uma vez, no meu 15º dia, e o choro deste Pikmin a chegar à nave no exacto momento em que descolávamos ainda me atormenta à noite. No entanto, para o elo que forjamos com estes, achei o final do jogo uma despedida muito seca.

A nível de controlos, Pikmin 3 Deluxe é bastante simples de assimilar, com o botão B projectas o teu assobio numa área para os Pikmin distraídos juntarem-se à ti, com o ZR podes fixar um alvo com que os teus Pikmin possam interagir, e com o A consegues atira-los ou desenterrar novos Pikmin plantados no chão. Com o joystick esquerdo controlas a tua personagem, e com o direito a câmara, contudo é com estes que também controlas o ponteiro que define a área para onde consegues atirar os Pikmin ou assobiar. 

Por fim, com o Y consegues trocar o controlo entre personagens ou ordenar aos Pikmin que se juntem mediante cada espécie, e com o X consegues ordenar um ataque carregado. Parece muita coisa a uma primeira vista, mas logo vais ver que é bastante simples de comandares este teu pequeno exército.

pikmin 3 deluxe analise

Melhorias mínimas a nivel gráfico 

Se já jogaste anteriormente Pikmin 3 na tua Nintendo WiiU, não irás ver grandes melhoramentos a nível visual, embora o nível detalhe não desiluda e PNF-404 seja já por si um planeta muito vivo em termos de fauna, flora, cores e diferentes ambientes. Igualmente a música não sofreu alterações, e continua a proporcionar uma agradável experiência que te incita a explorares relaxadamente as áreas e a cumprires com os teus objectivos.

Pikmin 3 Deluxe já está disponível para Nintendo Switch.

Conclusão da Análise
Frutivo
7.2
Cedo me apaixonei pelo mundo do cinema e dos videojogos. A ficção agarrou-me e não me largou mais! A vida levou-me pelo caminho da Pós-Produção e da organização de Eventos de cultura pop, mas o meu tempo livre, dedico-o a ti e à Squared Potato.

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.