PlayStation 5 | Fica a Conhecer as Especificações Reveladas por Mark Cerny

A Sony Interactive Entertainment (SIE) revelou ontem algumas especificações técnicas da PlayStation 5. Revelações essas que foram feitas pelo arquitecto principal da consola, Mark Cerny, através de uma apresentação em vídeo, que pode acima.

Um SSD de velocidade ultra rápida, o sistema de entrada e saída personalizado e integrado, a GPU personalizada com traçado de raios e áudio 3D altamente imersivo, são algumas das principais novidades da consola da próxima geração da Sony, que influenciará o futuro dos videojogos.

“Com estes recursos, a PlayStation 5 permitirá aos game developers exprimir ao máximo a sua criatividade, criar vastos mundos e inventar novas experiências nos jogos que desenvolverem”, diz Hideaki Nishino, Vice-Presidente Sênior, da Plataforma de Planejamento e Gestão na SIE.

De acordo com Mark Cerny, o SSD de velocidade ultra rápida assim como o sistema de entrada e saída personalizado e integrado da PlayStation 5, foram desenvolvidos com o objectivo de eliminar as barreiras nos jogos, principalmente os tempos de carregamento. Esta velocidade aprimorada permitirá aos game developers criarem mundos mais amplos e detalhados sem se preocuparem com as limitações tradicionais como os tempos de carregamento. Isto significa que os jogadores poderão contar com mais tempo de jogo e menos tempos de espera.

A GPU personalizada da PS5 proporcionará uma resolução ainda maior nos jogos, enquanto o ray tracing aprimorará o seu aspecto visual. De salientar que o ray tracing simula os movimentos da luz no mundo real, e como ela se reflecte em diferentes superfícies. E que os jogos que aproveitarem este recurso gerarão objectos com uma precisão e realismo muito maiores. A água, o vidro, a refracção da luz e os cabelos de uma personagem apresentar-se-ão mais fiéis à realidade.

Para além disto, importa ainda referir que a PlayStation 5 também fará com que os jogos transmitam uma sensação de imersão mais profunda através do áudio 3D. A propósito, Hideaki Nishino diz:

“Os gráficos são uma parte imprescindível da experiência de jogo, mas acreditamentos que o áudio também é crucial”. E acrescenta: “A nossa intenção era oferecer uma experiência áudio atractiva para todos os utilizadores, e não apenas para quem tem um sistema de som de alta qualidade. Por isso desenhámos e criámos um motor de áudio 3D equipado com a potência e a eficiência necessárias para obter a melhor renderização de áudio”.

Graças à tecnologia de áudio 3D da PlayStation 5, os sons que os jogadores ouvirem durante os jogos oferecerão uma maior sensação de presença e localidade, o que significa que estes serão capazes de ouvir pingos de chuva a tocar em diferentes superfícies ao seu redor, e ainda ouvir e localizar com precisão os inimigos que se escondem atrás deles.

Relativamente à retrocompatibilidade, Mark Cerny revelou ainda que testaram 100 dos principais jogos da PlayStation 4 e que provavelmente todos eles irão poder ser jogados na PlayStation 5 no seu lançamento.

As principais especificações da PlayStation 5:

CPU

  • x86-64-AMD Ryzen “Zen 2”
  • 8 núcleos/16 threads
  • Frequência variável, até 3.5 GHz

GPU

  • Motor gráfico baseado em AMD Radeon™ RDNA 2
  • Aceleração de traçado de raios
  • Frequência variável, até 2.23 GHz (10.3 TFLOPS)

Memória do Sistema

  • GDDR6 16GB
  • 448GB/s Bandwidth

SSD

  • 825GB
  • Largura de banda de leitura de 5.5 GB/s (Raw)

PS5 Disco de Jogos

  • Ultra HD Blu-ray, até 100 GB/disco

Saída de Vídeo

  • Compatibilidade com televisões 4K a 120 Hz, televisões 8K, VRR (especificações de HDMI versão 2.1)

Áudio

  • Tempest” 3D AudioTech

O futuro parece promissor não é verdade?

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome