Anunciado durante o directo Pokémon Presents de 17 de Junho, Pokémon Smile é uma aplicação gratuita para smartphones que permite ajudar os mais pequenos a escovar os dentes de forma eficaz e divertida. Um conceito aparentemente simples, no entanto pouco ou nada explorado no mercado. Apesar de recente, a app alcançou um lugar entre as mais populares na categoria Família e conta com excelentes avaliações por parte dos utilizadores.

Pokémon Smile é um bom exemplo de como a Gamificação ou Gamification (alocação e aplicação de dinâmicas e lógicas de jogos a situações reais) pode ser transportada para uma série de contextos distintos, incluindo os hábitos mais básicos e intrínsecos da rotina. A mecânica da app é igualmente simples: ao escovar os dentes, os mais pequenos podem ajudar alguns Pokémon a combater as bactérias causadoras de cáries e, assim que concluída a missão, podem capturar o Pokémon que acabaram de conhecer, adicionando-o à colecção de mais de 100 Pokémon disponíveis.

Pokémon Smile: Estratégia para a Rotina

Para quem conhece a lógica e o conceito de Pokémon e dos videojogos que compõem a série, o termo “capturar um Pokémon” define imediatamente um dos principais pontos e eixos da dinâmica de jogo. Para quem tem filhos, por outro lado, o momento da escovagem de dentes pode tornar-se complicado, na medida em que ter a ajuda de um ou mais amigos Pokémon pode ser o segredo para garantir o sucesso da tarefa.

Aliando estas noções, a app Pokémon Smile procura explorar o momento da escovagem dos dentes, com recurso a conteúdos, dinâmicas e elementos próprios, trabalhados numa perspectiva objectiva e direccionada a um público-alvo relativamente específico, que, neste momento, não corresponde necessariamente ao segmento mais representativo de consumidores da marca Pokémon.

Pokémon Smile

Podemos então acreditar que Pokémon Smile é um produto que se destaca não apenas pela diferença em termos de conceito e abordagem, mas pelos novos alvos de mercado e de comunicação a que dá ênfase. Para além disso, assistimos a uma nova adaptação da técnica de Gamificação, conduzida de forma simples, mas (diria eu) eficiente. Um passo estratégico e criativo em direcção à renovação e à recuperação de um segmento que foi, noutros tempos, o ponto de partida para o sucesso que a marca Pokémon conseguiu alcançar.


E tu, já experimentaste Pokémon Smile? Tens alguém mais novo em casa que o faça?

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.