Agora que Resident Evil voltou triunfante com uma segunda parte excelente, que transmitiu finalmente aquele espírito que o seu título original perdeu ao longo do tempo, nada melhor do que fazermos uma viagem à sua “trilogia” oficial através de um breve resumo.

Resident Evil Zero

Começamos literalmente do zero com Resident Evil Zero. Lançado originalmente em 2002 para a Nintendo Gamecube, mas com acontecimentos decorridos a Julho de 1998, este jogo recebeu ainda uma versão remaster em Janeiro de 2016.

Algo sinistro se passa nas montanhas de Racoon City.

A equipa Bravo da força policial Special Tactics and Rescue Service (S.T.A.R.S) é destacada para investigar. Porém, enquanto sobrevoava a região, o seu helicóptero despenha-se nas montanhas e, como em qualquer filme de terror que se preze, o grupo separa-se, deixando sozinha uma agente novata nestas andanças: Rebecca Chamber.

Pouco depois, a jovem descobre um comboio em chamas que foi atacado por Leeches, umas pequenas sanguessugas que transmitiram o vírus transformativo T-Virus aos passageiros, transformando-os em mortos vivos. Quem também encontra no comboio é o ex-marine Billy Cohen, que foi acusado de crimes que não cometeu. Quando o suposto comboio acidentado se coloca novamente em marcha, Rebecca aceita aliar-se a Billy enquanto a situação assim o permite.

Chegando a uma fábrica abandonada e infestada de criaturas, os nossos personagens descobrem que esta é a localização onde o T-Virus foi produzido inicialmente pela companhia farmacêutica Umbrella. Este vírus foi desenvolvido para criar Bio-Armas usando o vírus progenitor com o DNA das sanguessugas. Ao deambularem por este lugar sinistro, descobrem que o corpo do cientista James Marcus (um dos fundadores da Umbrella) ficou possuído pela Queen Leech. Este foi a causa do ataque no comboio, desejando vingar-se da Umbrella, não só pelo seu assassinato como pelas dolorosas experiências a que foi submetido.

Rebecca também fica a saber que os seus colegas da equipa Alpha investigam uma misteriosa mansão perto da fábrica. Mas antes de juntar-se a eles, tanto a jovem como Billy têm de acabar com Marcus e a Queen Leech.

Saindo vitoriosos, Rebecca parte para juntar-se aos seus amigos na mansão, enquanto Billy tem finalmente a sua liberdade (tendo sido dado como morto no acidente de comboio).

Resident Evil

Resident Evil foi lançado a 22 de Março de 1996 para a Sony Playstation, mas recebeu um remake em 2002 para a Nintendo Gamecube, que mais recentemente foi remasterizado em Janeiro de 2015.

Um dia depois do incidente com o helicóptero nos eventos de Resident Evil Zero, a equipa Alpha dos S.T.A.R.S é destacada para o seu salvamento. Chegando ao local, o grupo é atacado por uma matilha de Cerberus (cães infectados com o T-Virus). Perante tal ameaça, Brad Vickers, o piloto do helicóptero, parte sem os seus colegas, encontrando refúgio numa mansão abandonada perto do local.

Porém, a mesma encontra-se infestada de Zombies e de outras criaturas demoníacas. Neste sítio, o grupo separa-se e Jill Valentine ou Chris Redfield (consoante a escolha do jogador) descobrem inúmeras armadilhas no seu interior, que na verdade é outro lugar de teste para as experiências da Umbrella.

Num laboratório no subsolo da mansão descobrem que tudo foi orquestrado por Albert Wesker, um agente duplo da Umbrella que também se fazia passar por capitão dos S.T.A.R.S.

Wesker foi o escolhido pela empresa para testar uma nova e terrifica Bio-Arma chamada Tyrant.

Porém, nem tudo corre como previsto e Tyrant acaba com a vida do seu criador, deixando Jill (ou Chris) com a dura tarefa de acabar com esta ameaça.

Triunfando, os nossos heróis escapam desta horrífica mansão destruindo-a, ignorantes de que o pesadelo ainda mal tinha começado.

Resident Evil 2

Resident Evil 2 foi lançado originalmente a 25 de Janeiro de 1998 (curiosamente, o mesmo período deste jogo) mas só mais recentemente é que ganhou um remake para a nova geração, em Janeiro de 2019.

Dois meses se passaram desde o incidente da Mansão Spencer nas montanhas de Arklay.

Tudo parecia terminado, não fosse a Toxina infecciosa T-virus espalhar-se pela rede de água de Racoon City e começar a transformar a população em mortos-vivos sedentos de sangue. Esta aventura apresentou-nos duas personagens completamente distintas da anterior, cada uma com eventos diferentes.

Leon Scott Kennedy é um polícia novato, recém-chegado à cidade, que ao deambular pela mesma encontra Claire Redfield, a irmã mais nova de Chris Redfield, o nosso corajoso membro dos S.T.A.R.S. da anterior entrega. Embora seja uma jovem estudante universitária com um enorme gosto por motas, Claire é determinada e corajosa. Ambos não têm escolha senão ajudarem-se mutuamente, já que aparentam ser as únicas almas vivas na cidade. No entanto, e devido a um incidente com o carro de polícia de Leon, ambos se separam, ficando de se encontrarem na esquadra de polícia local.

É aqui neste edifício que ocorrem eventos distintos.

Enquanto Claire encontra uma criança desaparecida chamada Sherry Birkin, a qual está a ser perseguida por um monstro, Leon, por sua vez, encontra uma misteriosa mulher chamada Ada Wong que procura pelo seu namorado, um cientista da Umbrella Phamaceutical.

Porém, Claire descobre que Brian Irons, o chefe da polícia, é corrupto, e que o mesmo tem mantido em segredo o fabrico de uma nova toxina, o G-Virus, uma substância que transforma pessoas e organismos vivos em bioarmas mortais. Como alegadamente Claire sabia demasiado, Irons tenta acabar com a vida da energética jovem, mas felizmente Claire e Sherry conseguem escapar pelos esgotos a tempo.

É aqui que Sherry perde o seu colar, que Ada mais tarde encontra.

Leon também a encontra nesta localização, depois de várias fugas com um novo Tyrant ainda mais poderoso na esquadra de polícia. Ada parece não aceitar a ajuda do jovem polícia. Mesmo assim, diante de uma misteriosa cientista, Leon acaba ferido quando tenta salvar Ada de uma morte certa. A mulher que disparou sobre Leon é Anette Birkin, a mãe de Sherry e mulher de William Birkin, o criador do G-Virus. Este injectou o vírus em si próprio para sobreviver, depois de um mercenário da Umbrella chamado Hunk e da sua equipa aparecerem para recolher a última amostra deste mortal vírus.

Claire acaba por encontrar Anette, ao que esta revela que a última amostra do G-Virus ficou escondida no colar da Sherry, e que o monstro conhecido por G é o seu marido num estado de mutação constante.

Este tem um único propósito: capturar e usar Sherry, transformando-a numa progenitora do vírus.

Ainda que num estado muito inicial, Sherry já mostra sinais de mutação.

Contudo, ainda existe uma esperança para o salvamento da sua filha num laboratório subterrâneo perto de onde se encontraram, onde não só o G-Virus foi produzido como também um antidoto. Ainda no calor destas revelações, Anette afirma que Ada é uma espia, antes de cair num fosso. Muito relutante a alegada espia ajuda Leon a recuperar e convenientemente encontra o colar de Sherry a caminho até da sua próxima localização, o laboratório subterrâneo da Umbrella. Porém antes de abandonarem o local, são abordados pelo Super Tyrant, num confronto qual resulta num ferimento grave em Ada, que mesmo num curto espaço de tempo confessa que se apaixonou pelo jovem polícia antes de perder a vida.

Como se não bastasse, G atinge o último estado de mutação perdendo completamente a sua réstia de humanidade tornando-se num monstro. Com muita dificuldade, Claire consegue sair vitoriosa e curar Sherry no processo, antes de voltar a encontrar Leon e o complexo ir todos pelos ares (já que o sistema de autodestruição foi acionado durante a luta contra G). Quando tudo parecia terminado, G surge por uma última vez a bordo de um comboio onde todos viajavam, consumindo o veículo, mas felizmente e definitivamente, este acaba consumido pelas chamas do laboratório quando explode, com o trio a escapar por uma unha negra.

Claire ainda procura pelo seu irmão, Leon jura vingança e trazer Umbrela até a justiça, e Sherry embora curada ficou órfã, estes foram os acontecimentos decorrentes do trio nesta longa noite, e os mesmos moldaras suas vidas para todo o sempre.

Resident Evil 3: Nemesis

Resident Evil 3: Nemesis teve lançamento a 22 Setembro de 1999.

Embora seja uma terceira parte, esta entrega passa-se antes e durante a aventura de Claire e Leon. Ao invés das entregas anteriores, esta apenas coloca o jogador aos comandos de uma personagem: a conhecida agente dos S.T.A.R.S: Jill Valentine.

A corajosa policial, depois de desbravar um caminho infernal rumo à esquadra de Racoon City, é abordada por uma nova e poderosa ameaça, que desfaz em pedaços a cabeça do seu colega e amigo Brad Vickers. Nemesis é o seu nome, e destruir todos os membros dos S.T.A.R.S a sua missão. Isto porque os mesmos presenciaram os pecados da Umbrella. Jill depressa apercebe-se que a cidade se transformou num autêntico campo de batalha, onde literalmente ninguém está a salvo, esteja vivo ou morto! Nem mesmo a própria Umbrella. Três membros da UBCS, Umbrella Bioharzard Countermeasure Service, que foram traídos tentam sobreviver e escapar. O plano destes consiste em alcançar a torre do relógio para pedir resgate. Estes, embora sejam inimigos das nossas personagens, o grupo ajuda-se mutuamente.

A viajem até ao local foi muito atribulada. Não só o grupo foi constantemente atacado pelo Nemesis, como este acaba com a esperança de todos, disparando um míssil ao helicóptero de resgate. Para complicar mais a situação, Jill ficou infectada pelo T-Virus de Nemesis. Felizmente Carlos Oliveira, um dos membros da UBCS, consegue encontrar uma cura para Jill, que esteve inconsciente durante 3 dias. Quando Jill recupera os sentidos, apercebe-se que Nikolai, um dos companheiros de Carlos, na verdade foi um agente infiltrado da Umbrella. Este foi destacado para acabar não só com Jill como com Carlos também, já que ambos tinham todas as provas para incriminar a gigante farmacêutica. Contudo a situação estaria longe de estar terminada, pois o governo americano prepara-se para acabar com este mal de uma vez por todas, lançando uma bomba nuclear que apaga a cidade do mapa, e Nemesis, que mesmo com um banho mortal de ácido ainda permanece vivo. Num último duelo contra o B.O.W, Jill finalmente consegue triunfar disparando uma enorme descarga eléctrica sobre o monstro. A jovem, Carlos e Barry via (helicóptero) avistam nos céus o final de Racoon City, suspirando de alívio por este grande pesadelo ter terminado.

Aparentemente…