Recentemente, a Squared Potato foi convidada a experimentar a mais recente obra da Pearl Abyss em fase BETA. O mesmo estúdio que nos trouxe um dos MMOs de maior sucesso actualmente, Black Desert Online, prepara-se para partilhar connosco um novo mundo.

Inserido-se no universo de Black Desert Online, Shadow Arena é um videojogo onde personagens retiradas do mundo da fantasia se debatem entre magia e artes de combate para prevalecerem num derradeiro espectáculo de battle royal!

O que será que retiro desta experiência? É sobre isso mesmo que te falarei já de seguida.

No que consiste Shadow Arena?

Shadow Arena consiste num Battle Royal onde até 40 jogadores, ou 20 equipas de 2, se defrontam num mapa com mecânicas de combate ao estilo Arena Fighter.

É, desde já, importante destacar que Shadow Arena e Black Desert Online partilham o mesmo mundo, sendo que o primeiro esteve anteriormente disponível como parte integrante do segundo. Embora na altura as mecânicas fossem algo diferentes, pois permitiam-te possuir o corpo de um herói com que te cruzasses, aqui só podes controlar o herói que escolheres no lobby. Não obstante, se já estás familiarizado com o trabalho da Pearl Abyss nesse MMO, para além de te sentires em casa, saberás também que estás em boas mãos.

Em boa verdade, quando aterrei nesta minha primeira experiência, algo que dei por mim a admirar logo nos primeiros momentos foi o poder gráfico de Shadow Arena. Apesar desta Beta não ocupar muito espaço, apenas cerca de 9GBs, e de não puxar muito pelo meu PC (GTX 1060 6GB com I7 6700 3.40GHz) a Pearl Abyss conseguiu trazer-nos um visual e desempenho deslumbrante! Isto especialmente no que toca às personagens, cujas animações se sentem verdadeiramente vivas e pulsantes. Mesmo nos Idles!

shadow arena pearl abyss Black Desert Online

Melhor ainda, as combinações de ataques e consequentes transições entre animações, e animações especificamente criadas para essas combinações, são de uma fluidez e vivicidade de tirar o chapéu pelo empenho e suor empregue dentro deste departamento. Aspectos que temos a oportunidade de admirar durante alguns minutos em pormenor enquanto esperamos pelo inicio de cada partida.

Bom equilíbrio de personagens em Shadow Arena

Aqui temos 9 personagens diferentes disponíveis, que achei bem equilibradas, com estilos de luta diferenciados inerentes a cada uma, como close combat, long range, magia, espadas, etc. Desde já, é de mencionar algumas referências da cultura pop impressas nas mesmas, como o meu favorito, o Badal The Golden, cujo primeiro ataque é um Kamehameha, ou a Ahon Kirus com o Sol de Extermínio que é um Genkidama. Ou a Haru, que é uma clara referência a Naruto e às disciplinas Ninja.

Com estes heróis, os jogadores terão o desafio acrescido de fortalecer a sua personagem do 0 a cada partida, e fazer level up aos 4 ataques especiais do seu lutador, ao mesmo tempo tentam sobreviver nesta arena. Sendo importante referir que há sempre 2 ataques normais que acompanham o herói, e 2 movimentos para fazeres evade, caso estejas numa situação complicada.

shadow arena pearl abyss Black Desert Online

A estrutura das partidas Shadow Arena

Independentemente do modo de jogo que escolhas, e de que falarei mais à frente, a estrutura de cada partida é sempre a mesma. Cada uma tem início numa pequena arena,  onde poderás interagir com outros jogadores que tal como tu, aguardam a chegada de mais oponentes para o jogo poder começar. Entretanto é possível treinares o uso das combinações de ataques da tua personagem, ou desafiares outros jogadores presentes para um duelo.

Desde já esta possibilidade de fazer duelos foi ideal para queimar tempo de espera. Isto e para treinar os controlos das personagens, que apesar se utilizar o mesmo mapa de botões para todos os heróis disponíveis, este requer ainda alguma adaptação ao seu nível de complexidade, especialmente para mim que não jogo um arena fighter ou MMO no PC à bastante tempo.

Contudo quando a sessão já tem jogadores suficientes para começar, um countdown de 10 segundos começa a decrescer, e logo és transportado na forma de um espírito negro (Black Spirit bem familiar de Black Desert Online) pelo mapa inteiro a que tens agora acesso. Escolhido o teu local de spawn, começa agora um countdown de 3 minutos e meio, até que a Estrela Negra (Blackstar) acorde e deixe de ser possível aos jogadores fazer respawn.

Com efeito, a Estrela Negra traz consigo uma névoa negra que começará a consumir o mapa em direcção a uma área circular que vai encolhendo de forma a forçar os jogadores a confrontarem-se. Até aqui, nada de novo num Battle Royal, mas para além deste circulo, que é, por breves momentos, a área segura do mapa, tens também visível em Shadow Arena uma outra circunferência no mapa que te mostra a área com mais oponentes em movimento, ou seja, com mais jogadores para derrotares. Uma informação extremamente útil para abraçares quando queres partir para a luta, ou quando queres evitar por enquanto as confusões.

Mecânicas de Combate e de desenvolvimento da personagem

shadow arena pearl abyss Black Desert Online

O aspecto de desenvolvimento dos quatro ataques especiais da tua personagem é extremamente importante, e além disso, temos de ter em mente que cada ataque especial possui três níveis de força a que deverás fazer level up. E como é que é possível fazer level up aos ataques, perguntas tu? Simples, durante o teu tempo vago a passeares pelo mapa, encontrarás diversos tipos de monstros, que ao derrotares te darão experiência para poderes desbloquear um desses quatro ataques especiais inicialmente ou fazer level up a algum que já tenhas desbloqueado.

Algo que, para mim, foi um problema neste sistema foi a necessidade de mostrar o menu dos ataques da personagem, ao seleccionares qual o ataque que queres. Pois tal quebra a jogabilidade e faz com que a tua personagem pare de se mexer enquanto estiveres a aceder ao mesmo menu através da tecla CTRL. Basta usar esta tecla e a tua personagem pára tudo, pelo que fazer level up a um ataque em plena batalha é má ideia.

Não obstante, refiro novamente a existência de dois ataques normais também exclusivos da tua personagem, que ao contrário dos especiais, não querem um cool down tão longo. Aliás o ataque melee com o botão esquerdo é sempre imediato. Para além desses, tens mais 2 movimentos de evade para te safares das situações mais complicadas, e outra teclas para recurso rápido a poções.

Monstros, desafios e drops

Retornando aos monstros que te possibilitam fazer level up, tens mesmo uma boa quantidade de diversos tipos de monstros que podes encontrar. Monstros, tais como Goblins, Golems, Shadow Knights e monstros de elite que possuem hierarquias entre eles, para além de mais uma boa dose de outros inimigos bastante criativos como os Crabs que possuem características da região em que se encontram.

Com isto em mente, é altura de referir o sistema de drops de equipamentos. Pois sempre que derrotares um monstro e esse spawnar um baú, ou ainda se encontrares outros baús especiais espalhados pelo mapa, podes retirar deles alguns equipamentos e iténs e utilizá-los através do teu inventário. Mas espera, há mais! Sempre que conseguires reunir 3 itens iguais de equipamento, seja a mesma armadura, luvas, etc, esses irão ser combinados de forma a criar 1 só item de uma categoria superior!

Ainda neste assunto, importa referir que no final de cada partida, para além de seres recebido de volta ao lobby com um ecrã com as tuas conquistas e um resumo da tua performance, tens também a opção de escolher 1 item de 3 que poderás guardar contigo. Desta feita, na próxima partida, poderás escolher levá-lo contigo antes de partires para o jogo. No entanto só poderás levar 1 item contigo.

Ao longo da partida, como se já não tivesses mais nada em mãos, ainda vão-se abrindo portais, aqui e ali, de onde saem bosses como o Lorde das Trevas, que são assinalados no mapa, e te permitem maiores recompensas e acesso a um dos 6 pedestrais que te dão buffs. Outros desafios semelhantes, incluem destruir uma Torre Selada que funciona como um boss, ou tentar conjurar o Red Dragon para as suas chamas engolirem toda uma área do mapa.

Modos de jogo de Shadow Arena

É também, por último, de mencionar os modos de jogo, que achei os básicos e necessários para o lançamento de um jogo desta envergadura, mas deixaram-me também com um desejo por mais qualquer coisa que pudesse dar outro sentido a estas lutas.

Temos para começar o modo VS Bots onde tens o teu tutorial e onde com a ajuda de alguns jogadores online, terás de derrotar 40 bots com IA. Este é mesmo o sitio ideal para começares a aprender a jogar e perceberes as mecânicas que movem este mundo. No entanto, tens também um outro modo de Treino, onde apenas 10 jogadores se poderão defrontar entre si.

No modo Amistoso, poderão jogar até 40 jogadores sem que as sessões sejam contabilizadas para o ranking, portanto para partidas só pela pura diversão. Já no campo competitivo temos o típico modo Solo com 40 jogadores e o modo Equipas onde até 20 equipas de 2 jogadores se defrontam. Para além destes, é ainda possível criares uma sala privada no modo Personalizado, para partidas só entre amigos.

Considerações Finais

Há, sem dúvida, uma panóplia de coisas que podes fazer, apesar do mapa, das partidas semelhantes, e de possuíres apenas 9 personagens disponíveis para jogar. O que me acabou por surpreender e proporcionar-me bons momentos de diversão.

No entanto, há ainda umas arestas a alimar, como o bug dos botões no lobby só estarem correctamente clicáveis se estiveres em full screen e o bug de não conseguires reverter o idioma do jogo in-game após a primeira alteração (o que me deixou a jogar em Koreano durante quase 1 hora até me aperceber que consegues mudar o idioma no launcher do jogo antes de entrares). Em todas as personagens que joguei, achei-as quase todas em bom equilíbrio, à excepção de Orwen, que é uma arqueira que deixa um pouco a desejar.

Shadow Arena tem lançamento previsto para breve na Steam para PC, com previsão de chegada às consolas mais tarde neste mesmo ano.

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.