Lançado pela primeira vez na Nintendo 3DS e seguidamente na Nintendo Switch no Japão em 2017 e 2018, respectivamente, eis que Snack World: The Dungeon Crawl – Gold chega finalmente ás nossas bandas, prometendo muita animação, aventura e Snacks!

Snack World: The Dungeon Crawl – Gold coloca-te no lugar de um aventureiro (cuja sua aparência é criada por ti, através de um editor de personagem), cuja a sua memória lhe foi perdida, acabando por se tornar num guerreiro aventureiro às ordens do rei de um reino de Snacks. Como modo de vida, tu serás constantemente bombardeado com pedidos de demandas, a favor das necessidades da filha do rei, que é mimada como tudo!

Basicamente, esta é a forma mais sincera e resumida de te explicar a história deste jogo. Entre muitas piadas, puns (muitos!), a verdadeira experiência deste jogo que realmente me interessou foram as demandas em si!

Demandas e mais demandas!

As demandas consistem em explorar masmorras construídas aleatoriamente, com um objectivo pré-definido pela própria demanda. Uma vez que repitas a mesma masmorra, vais notar que a sua disposição está diferente. Desta forma, sentes-te incentivado a repetir as demandas sem te aborreceres tanto.

É preciso ter cuidado para não pisar em algumas armadilhas escondidas no chão! Algumas tanto podem limitar a tua visão, como outras podem ser mais penalizadoras, eliminando por completo o trajecto que fizeste do mini mapa. Por isso, já sabes, nada de correrias desnecessárias pela masmorra!

Snack World: The Dungeon Crawl – Gold

As demandas que recebes estão divididas em duas categorias: as demandas principais (Story Quests) e as demandas secundárias (Side Quests). As demandas principais se referentes aos acontecimentos relativos à história principal do jogo. Já as demandas secundárias são dadas pelos NPC’s presentes na cidade, e servem como desafio extra, não sendo necessário passá-las para progredir na história.

No entanto deixo a sugestão de que passes na mesma estas demandas, já que estas concedem itens e armas diferentes, bem como estas serem as únicas demandas em que poderás jogar no modo cooperativo em multi-jogador.

Chegando a certos momentos, irás deparar-te com algumas demandas onde terás que derrotar um Boss. Aqui, és convidado a derrotar o mesmo, utilizando técnicas especificas, tornando o desafio bem interessante. Normalmente, é no fim de cada capítulo da história que surge estas demandas, dando aquele finale já muito cliché dos jogos RPGs.

Os inimigos que podem ser teus amigos

Nas masmorras encontrarás Snacks (Monstros) que basicamente são os teus inimigos. Cada um tem a sua própria variedade de ataques e habilidades, pondo-te à prova enquanto exploras a masmorra. Contudo, MUITO à semelhança de Yokai Watch, estes Snack poderão ser “capturados” tirando-lhes uma fotografia! Mas isto só acontece ocasionalmente, quando um Snack é derrotado e permanece caído com uma “aura”. Uma vez tirada a foto com sucesso, o Snack é teu!

Snack World: The Dungeon Crawl – Gold

Estes Snacks poderão ser adicionados à tua Party Snack, e para luntarem junto a ti nas tuas aventuras. Contudo, só poderás levar até 3 Snacks contigo e 6 numa lista à parte (que poderão ser invocados em certas alturas). Além disso, estes também ganham experiência e ficam mais fortes à medida que vão lutando junto a ti. Com isto, cabe-te escolher a tua equipa ideal!

Às armas! E acessórios…

As armas são o grande destaque aqui. Em cada demanda tens a chance de obter alguma, dependendo de como te saíres na tua demanda. Pessoalmente a minha sorte não foi assim tão grande, pelo que o meu stock de armas não é tão vasto. Enfim, continuando…

Existem vários tipos de arma, como espadas, arco e flecha, martelos, machados, etc… e cada arma tem atributos que podem diferir das outras, maior chance de golpes críticos, resistência elementar, e por aí fora… Adicionalmente, cada arma será efectiva contra determinados tipos de inimigos, mas em contrapartida outras são menos. Para te dar uma ajuda, o jogo alerta-te quando estás a usar uma arma menos efectiva contra um inimigo, e desta forma basta clicares no botão ZR para trocares para a arma mais adequada para derrotar o inimigo, o que é super útil!

Snack World: The Dungeon Crawl – Gold

Para além disso, é possível ainda fazeres upgrade às tuas armas, utilizando as mesmas, juntamente com outros materiais específicos, tornando-as ainda mais poderosas.

Já no que toca aos acessórios, estes poderão ser criados a partir de materiais (ingredientes) que vais encontrando à medida que resolves as demandas. Em lojas, poderás encontrar catálogos que te permitem criar novos equipamentos para além dos que já vendem lá. E caso estejas preocupado com a tua aparência, podes sempre equipar as roupas que queiras ver representadas na tua personagem, sem que a outra roupa útil (mas feia como tudo) esteja visível.

Um Multi-jogador com limitações

Uma das melhores coisas que o jogo possuí é o modo multi-jogador (até 4 jogadores contando contigo), que te permite jogar com outros jogadores, quer Online ou Local. No entanto não há modo multi-jogador na mesma tela, o que em certa parte é um pouco triste.

Snack World: The Dungeon Crawl – Gold

Nas poucas sessões em que consegui entrar (sim porque algumas vezes eram devolvidos erros de ligação) a experiência foi bastante divertida. Cada um dos membros da equipa tanto poderiam seguir em conjunto, como dividirem-se pela masmorra à procura da saída. Contudo, o que realmente me deixa triste é o facto de não ser possível jogar as Story Quests em co-op, mas em certa parte percebo que os criadores do jogo queiram que sejamos nós próprios a superar estes desafios mais específicos a solo.

Por último, uma vez que jogues online, poderás encontrar alguns outros jogadores em formato NPC na cidade. Isto permite-te recrutá-los uma única vez, para que estes te ajudem a superar alguma demanda mais complicada. E apesar de ser muito útil, achei por vezes abusado demais, especialmente quando recrutava membros com um nível extremamente alto! Era como se estivesse encostado à sombra da bananeira a ver ele a lavrar caminho por entre inimigos.

Música e gráficos bem trabalhados

Em termos de música Snack World: The Dungeon Crawl – Gold consegue reproduzir notas musicais que se prendem à nossa cabeça, ainda que não sejam de todo algo épico. Sem dúvida a LEVEL 5 sabe o que faz aqui. E se gostas muito de alguma especifica, podes comprar a música com moedas próprias do jogo para a poderes ouvir sempre que quiseres. Porreiro não é?

Snack World: The Dungeon Crawl – Gold

Os gráficos estão bem trabalhos, com cores vibrantes e objectos bem polidos. Contudo já em questões de framerate as coisas não correm lá muito bem. Ora se dentro das casas e na maior parte das masmorras a fluidez de jogo é perfeito, mas fora delas, ou seja, na cidade, essa fluidez acaba por se perder, baixando consideravelmente. Não me leves a mal, a fluidez não é de todo má, apenas cria um enorme contraste na experiência de jogo e que vais notar especialmente quando andas a entrar e sair das casas.

Snack World: The Dungeon Crawl – Gold já está disponível para a Nintendo Switch.

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome