Lançado em 1990 para o Game Boy, produzido pela Konami Games e publicado pela Ultra Games, Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of the Foot Clan coloca-nos na pele das quatro poderosas tartarugas anafórmicas contra as forças diabólicas de Shredder e Krang.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of the Foot Clan

Escusado será dizer que este título chegou até nós quando a “tartarugómania” estava em alta, e as crianças inconscientemente associavam o renascentismo aos quatro heróis ninja.

O enredo deste título mais parece ter saído de um episódio da série ou dos próprios comics de onde teve origem.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of the Foot Clan

Certo dia, Shredder rapta a amiga humana dos turtle boys, April O’Niel, e o jogo é essencialmente uma perseguição entre Shredder e as tartarugas, percorrendo várias localizações da cidade de Nova Iorque.

Começamos por perseguir Shredder pelas ruas da Big Apple, deambulando entre os esgotos, uma fábrica antiga, uma autoestrada, um rio e, finalmente, o próprio Tecnodrome, lar onde o cruel Krang espera pelos nossos heróis para destruir as suas carapaças de uma vez por todas!

Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of the Foot Clan

De salientar que Krang não é o único boss do jogo: no final de cada nível esperam-nos confrontos contra adversários clássicos da série como Rocksteady, Bebop, Baxter Stockman, Shredder e, finalmente, este no seu célebre corpo robótico.

Devido a estes elementos, estamos perante um jogo muito curto (cerca de 30 minutos) e que mais parece uma versão lite do clássico Teenage Mutant Ninja Turtles: The Arcade Game. Até mesmo o texto no final do jogo é idêntico.

Lê mais:  Paper Mario The Origami King | Análise

Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of the Foot Clan

Contudo, Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of the Foot Clan possui um charme muito seu, que explora o melhor da portátil da Nintendo.

Para começar, no início de cada nível podemos seleccionar entre cada uma das quatro tartarugas ninja, ao passo que, como sabemos, nos seguintes jogos desta licença a nossa escolha estava restringida apenas a uma até ao final da nossa aventura.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of the Foot Clan

Por conseguinte, não existem continuações ou vidas extra. Se perdermos toda a nossa energia, o tartaruga é capturado pelos Foot Soldiers de Shredder e a tocha passa para outro irmão. Evidentemente que podemos recuperar energia ao encontrarmos deliciosas fatias de Pizza entre os níveis.

Não é que cada tartaruga seja muito diferente uma da outra, é certo, mas eu penso que, desta maneira, o jogo transmitiu uma identidade muito própria. Só é pena que cada herói tenha de parar para atacar o seu oponente, e estar reduzido a apenas três ataques, um golpe com a sua arma, atirar shurikens agachado e um pontapé durante o salto, apenas restrito para cima ou durante o mesmo.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of the Foot Clan

Tecnologicamente falando, este título surpreende. Ainda mais quando falamos de uma consola limitada como foi o Game Boy.

Os sprites são enormes e bastante detalhados, quer das tartarugas, quer dos inúmeros Foot Soldiers (que até esperam atropelar Leo e companhia de mota), Mousers, moscas robóticas, entre outras coisas como simples troncos.

Lê mais:  Nintendo Direct Mini | A Nintendo Surpreende com as Várias Novidades!

Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of the Foot Clan

Também as cutscenes estão incrivelmente bem conseguidas, não devendo mesmo nada à versão animada da Mirage Studios.

No cômputo sonoro, produzido pela lendária compositora da Konami, Michiru Yamane, além do eterno tema de abertura da série animada podemos encontrar variantes do mesmo entre temas bem ao estilo da série. Simples, funcional, mas igualmente muito bem empregue.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of the Foot Clan

Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of the Foot Clan teve grande sucesso na consola da Nintendo. Era incomum encontrar alguém que não possuísse o jogo e tivesse a consola, claro, como já citei devido ao período do seu lançamento.

Mesmo muito limitada, esta entrega merece destaque dentro das inúmeras adaptações que tivemos dos quatro heróis mutantes.

Conhecias ou jogaste este jogo?

 

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.