Se The Last of Us é bom, então o que dizer sobre The Last of Us Remastered? Uma completa viagem emocional, marcada por uma narrativa excelente, que te garantirá bastantes e boas horas de acção. Mesmo que te tenhas rendido ao jogo anterior!

The Last of Us Remastered, em traços gerais a versão melhorada do original de 2013, coube bem nas consolas de todo o tipo de jogadores, ganhando oficialmente lugar nas coleções de clássicos e essenciais para jogar e voltar a jogar. Joel e Ellie regressaram assim de The Last of Us com gráficos melhorados, para uma aventura ainda mais envolvente e desafiante.

Lê mais:  Hitman 2 | Modo 1v1 Online Anunciado!

The Last of Us… Só que ainda melhor

As apresentações de The Last of Us foram feitas há mais de seis anos, então na PlayStation 3. E não restam grandes dúvidas acerca do que se trata. O jogo foi incrivelmente bem recebido, alcançando assim uma classificação e uma popularidade que resistem ao tempo e ao avanço tecnológico de vários títulos lançados posteriormente. Um avanço que em The Last of Us Remastered surgiu prematuramente, uma vez que a versão melhorada do jogo foi lançada apenas um ano após o lançamento do original. Um timing incomum, que, não tendo prejudicado o desempenho crítico e comercial do jogo, pode ter comprometido um maior impacto do lançamento da nova versão.

Em The Last of Us Remastered, praticamente nada é inferior a The Last of Us. É por isso injusto comparar um e outro título do ponto de vista negativo, até porque, afinal de contas, se trata de um upgrade. A aventura de Ellie e Joel regressa com gráficos bastante mais avançados, sendo esse o principal factor a destacar nesta análise. Por outro lado, o enredo está bastante bem elaborado, sendo claramente uma das chaves para o sucesso do jogo. Como resultado, graças ao upgrade, a jogabilidade foi igualmente melhorada. A fluidez de movimento das personagens, de disparo e de acção é fundamental em títulos de stealth, e nesta versão o crescimento é mais do que óbvio.

The Last of Us Remastered

Lê mais:  Mortal Kombat 11 | Exterminador T-800 Junta-se Aos Ringues Em Novo Trailer

Gráficos, narrativa e acção

Poucos minutos são suficientes para mergulhares totalmente na aventura de The Last of Us Remastered. Os gráficos contribuem para que tal aconteça e os controlos são igualmente intuitivos, permitindo que o envolvimento seja ainda mais célere. O cenário apocalíptico e pós-apocalíptico, inundado de zombies e inimigos furtivos, é o pano de fundo ideal para o jogo, aliando uma narrativa imersiva a momentos de acção e combate de suster a respiração, culminando assim numa generosa variedade de missões e passos a completar em direcção ao final.

Para além do jogo principal, também o DLC, Left Behind, foi altamente apreciado. Uma viagem ao passado de Ellie, que te dará uma perspectiva mais abrangente acerca de todo o universo de The Last of Us. Sem dúvida um complemento ao jogo, que contribui para a riqueza de conteúdo (de qualidade) oferecida ao jogador.

The Last of Us Remastered

Lê mais:  Resident Evil 2 Remake | Análise

Enquanto The Last of Us 2 não chega…

Contrariamente a muitos, não considero The Last of Us Remastered o melhor jogo lançado para PlayStation 4. Ainda assim, acredito que entra facilmente no top 10 da plataforma. Com tudo o que um bom jogo deve ter, podes contar com uma aventura evoluída, mas recheada de suspense e adrenalina, bem como de uma história bem preparada e com personagens que não te deixarão esquecer o quão bom The Last of Us é. Uma excelente sugestão para esta época de Halloween… Se quiseres entrar no espírito assustador dos próximos dias, claro!

The Last of Us Remastered, lançado a 29 de Julho de 2014, está disponível em exclusivo para PlayStation 4. A saber ainda: este Remastered faz parte da lista de ofertas PlayStation Plus de Outubro (por isso aproveita)! Um recall para os jogadores que anseiam pelo anunciado The Last of Us 2, cujo lançamento foi recentemente adiado para dia 29 de Maio de 2020.