Ano novo, RPG novo! Pelo menos assim foi para mim, já que o jogo que hoje vou falar trata-se de um Port, vindo da esquecida Nintendo Wii U. Sem mais demoras, apresento-te o Tokyo Mirage Sessions FE Encore!

Este jogo trata-se de uma junção de dois mundos, Persona e Fire Emblem. Se não notaste isto logo no trailer, então é porque não jogaste nenhuma das franquias. Se foi esse o teu caso, então aconselho-te vivamente a experimentá-las!

A história do jogo ronda muito à volta da indústria do entretenimento, com muito espectáculo, música e actuação. Mas onde começa isto tudo? Bem, tudo começa quando Tsubasa, que estava a assistir a uma sessão de ópera da sua irmã, presencia um fenómeno sinistro, onde todas as pessoas desaparecem sem deixar rasto. Dados estes eventos infortunados, Tsubasa, após 5 anos, decide virar uma nova página na sua vida, inscrevendo-se num casting de ídolos para tentar fazer carreira.

Tokyo Mirage Sessions FE Encore

No entanto, Itsuki, seu amigo, e a co-personagem principal deste jogo, encontra-a por acaso nesse casting. E, por coincidência, eis que o fenómeno voltou a repetir-se e Tsubasa é levada pelo próprio host do casting para dentro de uma dimensão estranha. Visto pelos próprios olhos de Itsuki, este não quis aceitar o trágico desfecho, e decide entrar na fenda dimensional, em busca de Tsubasa!

É aqui que ambos as nossas personagens conhecem o que realmente se passou. Criaturas chamadas de Mirages raptam pessoas e tomam pose dos seus corpos e das suas Performas (os seus dotes artísticos) como maneira de viverem. Dados os eventos que se seguem, ambos conseguem de alguma maneira se tornarem Mirage Masters e controlarem o seu próprio Mirage. Com um novo poder nas mãos, Tsubasa e Itsuki vão poder agora descobrir os segredos ocultos dos Mirage, ao mesmo tempo que ambos desenvolvem as suas aptidões artísticas na indústria do entretenimento.

Dois mundos distintos, mas unidos pela mesma causa

Como referi anteriormente, como é que as nossas personagens conseguem salvar o mundo ao mesmo tempo que se tornam em ídolos no mundo do entretenimento? Bem, por grande coincidência, a agência que estes trabalham é, na realidade, uma espécie de Base Secreta de Mirage Masters!

Lê mais:  Jogos PT | BloodLinks Deixa-te Viajar pelo Corpo Humano com a Spooky Cookie

Com isto, é aqui que todo o planeamento, bem como upgrade de armas, skills e treino, é realizado. Vais dar por ti a estar muito tempo neste espaço, tanto que a música não te vai mais sair da cabeça!

Mas pronto, para além da Base, podes ainda visitar meia dúzia de outros locais, com algumas referências reais a Shibuya de Tóquio. Uma delas é mesmo a representação real da zona central de Shibuya, onde podes ver a estátua de Hachiko, a loja Shibuya 109 (que no jogo surge como 106) e outros pontos de interesse que, caso tenhas já visitado o País, consegues perfeitamente reconhecer.

Tokyo Mirage Sessions FE Encore

Em cada uma dessas localizações, existem fendas que te levam ao mundo dos Mirage, conhecido como Idolasphere. É aqui que as tuas missões principais e combates se realizam. Cada uma das Idolasphere conta com um tema, desde a temática da Fotografia até ao Cinema, levando-te a resolver pequenos quebra-cabeças de forma a conseguires progredir no mapa.

Entretanto, quero avisar-te desde já que o mini mapa vai ser o teu maior amigo aqui! Sem este, poderás perder algum tesouro ou acabar às voltas no mapa sem saberes por onde ir.

Um sistema de batalha com toque artístico

O sistema de batalha em Tokyo Mirage Sessions FE Encore é por turnos, por ordem de prioridade. Quem for mais rápido, geralmente é aquele que age primeiro. No turno de cada personagem, tens a possibilidade de usar itens, defender-te, trocar de personagem, e realizar um ataque. Estes ataques tanto podem ser normais ou especiais.

Os ataques especiais são basicamente os combo starters da batalha. O que quer dizer com isto é que estes podem desencadear uma Session, em que outros membros da tua party podem seguir com um ataque adicional, infligindo mais dano no inimigo. Contudo, para que isso aconteça, é necessário que o teu ataque seja do tipo de fraqueza do inimigo.

Tokyo Mirage Sessions FE Encore

Existem vários tipos de armas disponíveis, assim como ataques elementais, que te permitem explorar ao máximo as fraquezas dos teus inimigos. Contudo, é necessario ter em atenção que cada arma que tu possuis também tem fraquezas e resistências, pelo que também poderás sofrer com Sessions. Portanto, terás que pensar bem no tipo de arma que deves levar para a batalha.

Lê mais:  Jogos do Mês | Edição de Junho de 2020

Isto é apenas um pouco do que te espera em termos da acção de jogo, pois ainda tens outros tipos de combos revolucionários que te permitem dar dano massivo e seguir victorioso. Mas isso fica para tu descobrires caso decidas entrar neste mundo.

Uma overdose de cultura J-pop!

Tokyo Mirage Sessions FE Encore conta com uma dose grande da cultuta pop japonesa – talvez até demais para alguns. As side quests, que podes realizar a meio da aventura principal, dão-te a possibilidade de interagires mais um pouco com os teus amigos e conhecê-los um pouco melhor. O que torna interessante na maior parte destas side quests é o facto de, no fim de cada uma, proporcionar-te com alguns cut-scenes das personagens, com momentos tanto de música como de actuação.

Tokyo Mirage Sessions FE Encore

Mas isto não é tudo: uma vez concluída a side quest, a personagem recebe ainda uma nova habilidade, que te ajuda tanto nas batalhas como fora delas, como por exemplo, baixar o preço de itens nas lojas.

A minha opinião final e se vale a pena jogares

Bem, o que posso dizer-te é que Tokyo Mirage Sessions FE Encore é um bom jogo para te deixar entretido. Isto caso tu sejas pessoa de animes, cultura Pop e amante do Japão no geral. Se for esse o caso, acredito que não te irás arrepender!

Contudo, se já jogaste a versão da Nintendo Wii U, as adições que foram feitas a esta versão foram novas roupas para as personagens, incluíndo a do Joker de Persona 5, uma nova Idolasphere, uma EX Storyline, bem como outros pequenos ajustes e melhorias ao jogo. Se achas que isto vale investires novamente 50+ horas em revisitares este título, então força!

Tens alguma questão sobre o jogo? Então deixa um comentário que nós respondemos!

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.