Nunca ouviste falar do Utomik? Um serviço comparável à Netflix mas feito a pensar em jogadores como tu, que querem ter acesso instantâneo a uma vasta biblioteca de videojogos?

O que é o Utomik?

Sendo que a maioria desconhece o Utomik e tem levantado curiosidade em saber mais sobre este software, eu decidi fazer este artigo uma vez que tivemos acesso ao mesmo. Se na altura ficaste com a pulga atrás da orelha, então hoje quero-te dar a conhecer melhor este serviço que fomos convidados a testar e deixar-te aqui o nosso feedback.

Antes de mais deves saber que há vários serviços do género a surgirem recentemente com a premissa de te deixarem jogar os videojogos que de outra forma não conseguirias. A necessidade destes serviços surge principalmente do crescente desenvolvimento tecnológico e de oferta ao consumo gráfico. Isto para não falar no combate à pirataria.

Os videojogos para além de mais caros, estão também cada vez mais a puxar pelos grafismos. Isto devido ao enaltecimento do realismo dos gráficos em detrimento da experiência de jogo. Opiniões à parte, e compreendendo que nem toda a gente tem a possibilidade de desembolsar uma GTX 2080 TI, ou duas em SLI, surgem então estas alternativas de que passarei a dar-te conhecimento.

Utomik

No caso do Utomik, a sua vida começa em Setembro de 2014 numa startup com este sonho de criar um serviço que desse acesso ao seu consumidor a todos os videojogos. O serviço, tornou-se uma realidade quando começou a sua fase beta em Julho de 2015. Nos dias de hoje, há dois tipos de serviço em vigor, o Beta Client, e outro que é já a aplicação funcional e aberta aos consumidores finais, o Live Client.

Ao longo destes anos, o Utomik angariou mais de 50 parcerias com grandes nomes da indústria de distribuição! Nomes como a Disney, Warner Bros, Sega, Ubisoft, Epic Games, THQNordic, Team 17, Curve Digital, estão a aderir à sua biblioteca! Biblioteca esta que cresce em videojogos todas as semanas, contando actualmente com mais de 700 videojogos no seu total!

Como é que funciona o Utomik

Antes de mais, o Utomik não é um serviço de stream como a Playstation Now ou a NVIDIA GRID. O software do Utomik dá-te acesso a qualquer videojogo da sua biblioteca através de um clique como noutros serviços, mas o que acontece é que estarás a fazer o download do videojogo. No entanto, poderás começar a jogar logo em poucos segundos. Isto porque o sistema descarrega primeiramente tudo o que precisas para iniciar o videojogo. Só depois em segundo plano é que o serviço descarrega o resto.

Todos os videojogos disponíveis só tem dois requisitos, apesar de também utilizarem o teu processador e placa gráfica para correrem o videojogo. A grande maioria requer uma arquitectura de sistema de 64bits, e no mínimo o Windows 7. Como também tens acesso a videojogos mais antigos, também PCs limitados por uma arquitectura de 32bits se poderão safar neste serviço. O último requisito, é mesmo a memória que tens de ter disponível para descarregares o videojogo completo.

Utomik

Performance e o que testámos

A nível de desempenho, eu cheguei a testar alguns videojogos como o Metro 2033, Lucius, Human: Fall Flat,e o Borderlands em alguns pcs. Sendo um desses um portátil da HP já com uns bons aninhos em cima, com uma GTX 740M e um processador i7-3537U @ 2.00GHz 2.5GHz, e outro um computador fixo com uma GTX 1060 e um processador i7-6700 @ 3.4GHz 3.4GHz.

Para ser sincera, só a performance no portátil já me surpreendeu! O Utomik consegue mesmo melhorar o desempenho dos videojogos no teu computador. Dado que joguei os mesmos videojogos nesse computador no passado e tive de lidar com muitas complicações com a sua performance.

Claro que no início de alguns videojogos, notei alguns problemas como gráficos a se entrelaçarem, no decurso dos testes no portátil. Mas deduzo que o problema se deva ao facto do videojogo estar a ser descarregado em segundo plano. Pois em poucos minutos deixei de ter esse problema. Voltei a reiniciar o videojogo e já estava tudo normal. As definições gráficas estavam por defeito bem altas, o que me surpreendeu bastante no portátil ao correr o videojogo do Metro 2033. Visto que no passado eu desisti de acabar este videojogo pela performance que estava a ter neste portátil. O frame rate manteve-se constante e tirando esses problemas que tive no inicio, foi uma boa performance. Presumo que o teu equipamento possa ser só um pouco mais desactualizado que este portátil. Por isso garantidamente terás uma boa experiência aqui.

 

Se quiseres experimentar o Utomik

Podes satisfazer a tua curiosidade num período gratuito de 14 dias onde só terás acesso ao plano base. Já se quiseres continuar a utilizar o Utomik após esse período, surgem 2 possibilidades:

– O Plano Individual, com o custo trimestral de 20.99€, acesso ilimitado e que poderás cancelar a qualquer momento.

-O Plano Familiar, com o custo trimestral de 29,99€, no qual poderás convidar até 3 amigos para dividirem este serviço. Desta forma o Utomik fica muito mais acessível para todos. Todos têm acesso ilimitado ao serviço, e ainda no caso das crianças, é implementado um controlo parental. Também este plano pode ser cancelado a todo o momento.

Consulta os preços aqui.

Utomik

A melhorar no Futuro

Se há algo que o Utomik tem de melhorar no futuro é a organização da aplicação, e com isto quero dizer o UI. Isto porque requer muita navegação se não estiveres à procura de um título específico na barra de pesquisa. Poderiam organizar melhor a home page, mas de momento o que temos são as seguintes categorias: Novidades, Gerenciamento de Tempo, Co-Op, Aventura, RPG, Indies, e Próximas Adições. Para veres mais categorias tens de aceder à página de canais onde tens os videojogos organizados em todo o tipo de listas. Desde Acção, Estratégia, Casual, Hack and Slash e até Retro.

Entre estas categorias podes contar com mais de 200 indies, entre os quais Human: Fall Flat, Lucius, Beholder, Wonderboy, Hue, Telsagrad e Manual Samuel. Também podes contar com grandes títulos como Borderlands, Metro, Worms, Unreal Tournament, Darksiders, Star Wars, Lego, Batman, Star Wars Battlefront II, Prince of Persia, Crazy Taxi e tantos outros! Trata-se de facto de uma biblioteca muito variada e com muitos videojogos antigos. Mas também acresce com videojogos que passam a estar aqui disponíveis desde o seu primeiro dia de lançamento.

No Utomik também tens acesso a um fórum activo para a comunidade de jogadores desta aplicação e a um sistema de achievements como na Steam. Por consequência de tudo isso, um perfil pessoal, onde outros jogadores poderão interagir contigo para além dos fórums. Com isto tudo, esta aplicação providencia um serviço perfeitamente satisfatório e visto as distribuidoras estarem a aderir a este serviço, o Utomik pode mesmo vir a se tornar tão popular quanto a Netflix, daqui a alguns anos.

Utomik só está disponível para PCs.


Gostaste de conhecer o Utomik?

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.