A Coffee Stain Publishing e Iron Gate Studio revelaram hoje que seu novo jogo, Valheim, ultrapassou recentemente o número mágico de um milhão de unidades vendidas, assumindo a primeira posição na lista Global Top Sellers da Steam.

O jogo viking de exploração e sobrevivência cooperativo foi lançado no Steam Early Access no dia 2 de Fevereiro e, junto com seu sucesso comercial, Valheim já conquistou mais de 11.000 avaliações de usuários “Extremamente positivas”.

Ontem, a 9 de fevereiro, Valheim tornou-se no quarto jogo mais jogado na Steam, registrando mais de 160.000 usuários simultâneos no seu pico de actividade, ultrapassando Grand Theft Auto V, Apex Legends e Rocket League, de acordo com a plataforma.

Ao lado da crítica e aclamação dos jogadores, Valheim também provou ser popular entre alguns dos maiores criadores de conteúdo do mundo, tendo mais de 127.000 espectadores no Twitch na noite de 8 de Fevereiro.

Richard Svensson, CEO da Iron Gate Studio, comentou sobre as razões por trás do sucesso de Valheim:

Valheim é um jogo cooperativo sobre a exploração de um mundo enorme e bastante colorido com pouquíssimas fronteiras ou limites, que foi lançado durante uma pandemia global quando muitas pessoas estavam trancadas dentro das suas casas e sem poderem ver os seus amigos e familiares. Esperançosamente, sermos agredidos juntos por um troll fará com que a gente se sinta melhor”, disse Richard Svensson, CEO, Iron Gate Studio. “Agradecemos uma editora incrível que nos permitiu seguir nossa visão e compreendeu que tu não podes acelerar a criatividade.”

“Quando assinamos Valheim com Iron Gate, que na época era apenas Richard, sabíamos que o jogo era incrível, mas continuou a superar nossas expectativas a cada passo. Quando estamos à procura de jogos, desenvolvedores solo e pequenas equipas se destacam, porque eles vêm com uma visão focada e talento óbvio, mas com muito espaço para nos apoiarmos”, disse Sebastian Badylak, Produtor Executivo da Coffee Stain Publishing. “Valheim é um exemplo perfeito do que uma equipa ágil e super talentosa pode alcançar quando lhes dás espaço e ferramentas para fazer o que desejam. Isto é apenas o começo.”

Criado pela Iron Gate Studio, uma nova desenvolvedora sueca, Valheim começou em 2018 como um projeto de paixão de um homem só, com o CEO Richard Svensson. A equipa cresceu para cinco elementos em 2020. A Coffee Stain, também com sede em Skövde, entrou a bordo como editora em 2018. Desde então, juntas as companhias fizeram de Valheim uma das várias histórias de sucesso global vindas da pequena cidade de Skövde, com uma população de pouco mais de 50.000 habitantes, incluindo o ridículo sucesso da Coffee Stain com Goat Simulator, e o jogo de sobrevivência Raft da Redbeet Interactive e Axolot Games.

Lê mais:  Little Nightmares 2 | Análise

Valheim simboliza também outro marco de sucesso para a Coffee Stain Publishing. Tendo sido lançada em 2017, a equipa trabalhou com um número restrito de títulos, incluindo o aclamado shooter arcade Huntdown, que chegará à Steam em breve, e Deep Rock Galactic, que ultrapassou os dois milhões de unidades vendidas no início deste ano. Midnight Ghost Hunt, o assustador título de caça 4v4, actualmente em desenvolvimento, se tornou viral em 2018 e terá uma versão alfa no Dia dos Namorados (14/02) e desde já podes-te registrar agora e participar nesta alfa. Satisfactory, é o jogo de construção de fábrica sobrenatural, desenvolvido e publicado pela Coffee Stain, actualmente em Early Access, em que breve lançará a sua quarta atualização bastante antecipada.

Embora Valheim tenha obtido um sucesso excepcional até agora, este é apenas o começo, e a Iron Gate Studio já revelou um roadmap para o Acesso Antecipado que promete novos biomas, novos inimigos, melhorias no combate, navios e muito mais!

Valheim Early Access Roadmap  

Valheim já está disponível por 16.79€ em Acesso Antecipado na Steam para PC (Windows e Linux)