Todos sabemos que muitos videojogos são mais do que simples fontes de entretenimento, levando-nos a emocionarmo-nos com as personagens, as suas histórias, e até as suas lições. Hoje, exploramos vários videojogos para despertar o ecologista em ti:

Okami

Com o objectivo de livrar Nippon do maligno Orochi, a deusa Amaterasu terá de usar a sua Celestial Brush para trazer vida de volta à florestação e restaurar a harmonia.

A mensagem do jogo é subtil, mas visível: bastam pequenos gestos para fazer a diferença no combate às alterações climáticas. Além disso, Okami é um daqueles jogos com visuais luxuriantes que te vai encher o ecrã de cores vibrantes e vontade de explorar tudo à tua volta.

Flower

Um jogo que aborda a relação entre a natureza e o Homem da forma mais eficaz: fazendo com que o jogador experiencie o que é ser um dos seus elementos, o vento. Este tem o poder de criar vida e energia e espalhar luz e amor, manipulando pétalas de flores e outros componentes vivos.

Num todo, Flower ajuda a compreender o ciclo da vida, como a natureza é influenciada, mas também a estabelecer harmonia entre a vida urbana e a Mãe Terra. Relaxante e importante.

Fujii

O nosso primeiro jogo VR da lista, Fujii permite ao jogador explorar uma vasta região verde, devendo restaurar a flora e fauna adormecidas através de luz, água e harmonia, enquanto colecciona sementes e ovos para fazer crescer o seu próprio jardim.

Stardew Valley

Este simulador de agricultura é, na verdade, muito mais do que um simples jogo para te ajudar a relaxar enquanto tomas conta da tua quinta.

Para além de ter como começo a troca da cidade stressante pela tranquilidade do campo, ao longo da tua jornada conhecerás muitos personagens e encontrarás muitas mecânicas de jogo que te mostrarão a importância da sustentabilidade e de viver em harmonia com a Natureza. Deverás gerir os recursos ambientais, tomar atenção às estações, e apenas utilizar o que precisas.

Never Alone

Never Alone é um tributo à cultura do Alaska e dos seus nativos, os Iñupiat. A sua história segue uma menina Iñupiat e uma raposa do Ártico na busca pela causa da nevasca eterna que cobre o seu mundo e que ameaça a sua sobrevivência.

Lê mais:  Playstation Now | Estes são os jogos de Dezembro 2020!

O jogador deverá manipular ambas as personagens, levando-as por este mundo gelado e aprendendo sobre os costumes e histórias das tribos indígenas, tocando fortemente na sua relação com a Mãe Terra.

Oiligarchy

Ligado ao petróleo, temos Oiligarchy, um jogo cuja mecânica funciona exactamente ao contrário da dos restantes.

Poderás explorar e perfurar o planeta à procura do precioso líquido, corrompendo políticos, parando o desenvolvimento de energias renováveis e aumentando o vício do petróleo. À medida que os recursos acabam, deves começar a pensar na tua próxima estratégia…

A New Beginning

Esta aventura de point-and-click começa no futuro distante. Devido a vários desastres ambientais, muitos organismos e formas de vida tornaram-se extintos. Os seres humanos estão a ir pelo mesmo caminho, sendo o seu único habitat as cavernas por baixo da Terra.

A sua única solução é utilizar uma máquina do tempo para voltar ao passado e tentar encontrar uma forma de parar as catástrofes que assolaram o seu mundo actual.

Block’hood

Se gostas de simuladores de cidades, Block’hood consegue ir um pouco mais além e conjugar as mecânicas de jogos existentes com a implementação de ecossistemas no meio da urbanização.

Cria bairros únicos e cheios de vegetação, perfeitos para combater os efeitos da poluição.

Eco

Cria uma civilização em harmonia com a natureza, utilizando os seus recursos de forma consciente, progredindo no campo tecnológico, construindo uma indústria sólida, mas mantendo sempre em mente o frágil ecossistema do teu novo mundo e o impacto que as tuas descobertas têm.

Fate of the World

Literalmente, o futuro do planeta encontra-se nas tuas mãos neste jogo de estratégia, onde tu és um líder mundial com a responsabilidade de encontrar soluções para os muitos desastres ambientais que se vão multiplicando.

Estuda a ciência, passa leis, contrata agentes, e concebe uma estratégia, mantendo o equilíbrio entre os teus interesses e as consequências das tuas acções.

Menções Honrosas:

Horizon Zero Dawn

Neste futuro pós-apocalíptico, a Terra foi devastada e é agora controlada por máquinas, com pequenas colónias de seres humanos que tentam sobreviver nesta nova realidade.

Lê mais:  Gaming | A Psicologia dos Spoilers

Horizon Zero Dawn marca uma clara posição em relação aos perigos dos avanços tecnológicos desenfreados. Cabe ao jogador explorar as razões que levaram a este declínio ambiental e procurar soluções para o restaurar.

Final Fantasy VII

O planeta encontra-se depleto da sua força vital, a energia Mako, que está a ser extraída e direccionada, em vez disso, para as cidades, deixando um completo deserto para trás. O culpado? A Shinra Corporation, a maior companhia de energia do mundo, que força os pobres a viverem em favelas e auxilia os ricos a ficarem cada vez mais ricos.

Os paralelos entre a guerra do petróleo e a ganância das empresas no nosso mundo é óbvia e não escapará àqueles que experimentem um dos jogos mais famosos da franquia.

Sid Meier’s Alpha Centauri

Esta sequela de Civilization retrata o nosso futuro século XXII, estabelecendo a história no planeta Chiron, no sistema solar Alpha Centauri. Nele, sete facções com ideologias muito diferentes entre si, terão de encontrar um equilíbrio e lutar por um lugar no planeta que a cada dia ganha mais consciência própria…

Sonic the Hedgehog

Apesar de não parecer à primeira vista, Sonic trava uma luta bem ambientalista: proteger os pequenos Animais do seu mundo das garras do Dr. Eggman, que pretende usá-los como fontes de energia orgânica para os seus Badniks.

Dishonored

Provavelmente não estavas à espera deste na lista, até porque a componente ambiental aqui pode passar ao lado de muitos: a constante caça às baleias pela sua gordura, carne, ossos – para criação de runas e amuletos, e mais importante, o seu óleo – a fonte de energia de Gristol.

Considerados como gigantes com poderes sobrenaturais, o jogo explora a constante luta por supremacia entre elas e os seres humanos, e as consequências devastadores da sua possível extinção.


Quais os videojogos que mais te ensinaram sobre o ambiente?