A Realidade Virtual é provavelmente o verdadeiro end game do mundo dos videojogos. Ainda não conseguimos transportar-nos para o mundo fantástico, mas estamos lá mais perto do que nunca.

Lê Mais:  Worten Game City | Uma Cidade De Puras Experiências

Um dos melhores sítios onde obter esta experiência tecnológica de forma completa, e sem pagar uma porrada nas casas dos milhares na carteira, é na Virtual Fun. Esta pequena arcada dos tempos contemporâneos, está equipada com vários óculos VR HTC Vive, passadeiras multi-direccionais Virtuix Omni e vários sensores auxiliares distribuídos pela sala.

De seguida, deixo-te uma lista com alguns dos jogos que tivemos o prazer de jogar no estabelecimento da Virtual Fun e que também estarão disponíveis para ti, caso estejas a pensar em ir lá dar saltinho em breve.

Affected: The Manor

Bem Affected: The Manor não é propriamente um jogo, mas mais uma atracão virtual ou um walking simulator se preferires este termo. Sem qualquer controlo extra, além do teu movimento e da lanterna, tens de atravessar um corredor bem assustador numa mansão assombrada. Enquanto que os modelos não são nada de outro mundo, a luminosidade e os efeitos 3D fazem maravilhas a esta experiência.

 The Exorcist: Legion VR

Se queres algo com mais substância no que toca à jogabilidade, igualmente arrepiante e inserido no mesmo universo do famoso filme de terror, tens o The Exorcist: Legion VR. A meu ver, um verdadeiro point & click dos tempos modernos onde tens de resolver o mistério por detrás dos eventos maquiavélicos em locais recônditos. Uma experiência que acho que engloba bem o que a tecnologia é capaz de fazer (bem, talvez não tanto a parte de correr como um maluco no Omni). Contudo é algo que senti que não dá mesmo para jogar em sessões curtas, tem isso em conta quando comprares os minutos de jogo.

Karnage Chronicles

O que adianta os desenvolvimentos na realidade virtual se não pudermos fazer role playing? É para isso que isto foi desenvolvido em primeiro lugar! Em Karnage Chronicles podes escolher entre duas classes: Guerreiro e Arqueiro, cada um com o seu próprio equipamento. Posto isto, partes à batatada contra monstros, para adquires dinheiro para expandir o teu inventário, enquanto um narrador contextualiza os teus feitos.

Comigo nesta aventura pelo mundo da realidade virtual, esteve o nosso colega Bruno Vieira, a quem passo a palavra para que possas também ficar a saber como foi a sua experiência.

Primordian

Na minha experiência com o VR, sendo eu um ávido fã de jogos de acção, optei por Primordian, um videojogo futurista, onde lutamos contra inúmeros inimigos, esquartejando-os ou rebentando com a suas cabeças à moda antiga. Primordian adapta-se fluentemente ao VR, com um cenário colorido e espaçoso, onde temos liberdade para explorar terras alienígenas, e onde a sobrevivência depende da nossa capacidade de manejar uma espada e apontar uma pistola! O jogo é fluído, sendo que os controlos têm uma latência praticamente invisível, algo a manter de baixo de olho nos próximos tempos!

Red October

Após ter-me aventurado pelas terras de Primordian, decidi entrar no frio e cruel mundo da guerra de Red October, um shooter da segunda guerra mundial, que funciona basicamente como um Free-For-All. Sendo que manejamos uma pistola, utilizaram a mão esquerda como relógio para acompanharmos a vida que nos resta, juntamente com as munições. É um jogo bastante difícil para quem não está habituado, no entanto, com dois ou três jogos bem treinados, desenvolvem mestria no mesmo! Em termos gráficos está aquém de Primordian, mas mesmo assim mantém-se num nível acima de 80% dos videojogos em realidade virtual que estão disponíveis para aquisição.

Com isto, fica aqui a listagem dos restantes videojogos disponíveis por agora na Virtual Fun, para que os possas explorar:

The Bellows, Bow Mater, Bull Runner, Coin Rush, Core Defense, Dreadhalls, Hardpoint, Hyperdrome, Nature Treks, Project Ghost, Quell 4D, TRAVR: Shadow Ops, TRAVR Training Ops, Vindicta, VRZ Torment

Se este tipo de experiência te chama a atenção, aconselho-te a dares uma espreitadela a este espaço.