Nesta edição da Inside Xbox: X018 Special, a Microsoft confirmou a compra dos estúdios Obsidian Entertainment e InXile Entertainment. Estes juntam-se agora a outros 11 estúdios first party adquiridos pela empresa, entre os quais constam a Playground Games, a Ninja Theory, e a Undead Lab.

“As treze distintas e diversas equipas de desenvolvimento que formam a Microsoft Studios estão focadas em implementar novas tecnologias da Microsoft, em entregar conteúdo para novas plataformas e serviços como o Xbox Game Pass, assim como criar jogos exclusivos que transformam os jogadores em fãs leais da Xbox,” comentou Matt Booty, vice-presidente da Microsoft Studios. “Estamos empenhados em expandir as séries da Microsoft Studios que já adoram, e em investir em novo e exclusivo conteúdo para todos os tipos de jogador.”

Já há algum tempo que corriam rumores acerca do interesse da empresa em adquirir o estúdio da Obsidian, uma vez que este esteve por trás de Fallout: New VegasStar Wars: Knights of the Old Republic II e South Park: The Stick of Truth. Contudo, a compra da InXile foi uma total surpresa para os espectadores. Esta é responsável por Wasteland e Torment: Tides of Numenera.