Se és fã de Yu-Gi-Oh, de certeza que já sonhaste com o dia em que seria possível jogar com hologramas, tal como na série de Anime. Pois esse sonho ainda está um pouco longe de nós. Mas não fiques triste, pois uma nova tecnologia poderá ajudar na concretização desse sonho!

A Konami anunciou na Computer Entertainment Supplier’s Association (CESA) que desenvolveu uma nova tecnologia Inteligência Artificial (AI). Esta nova tecnologia promete identificar as mais de 9000 cartas jogáveis de Yu-Gi-Oh existentes no mercado.

A primeira versão que a Konami criou apenas conseguia identificar metade das cartas correctamente num espaço de 20 dias, o que não era muito viável. Foi então que a empresa decidiu usar uma técnica chamada de “translucent composite learning” que já permitiu obter melhores resultados.

Quais as aplicações desta tecnologia no futuro? Pois bem, uma delas será a criação de Bots que aprenderão a jogar, tal como um ser humano. Com isto, poderemos ver no futuro, máquinas que poderão jogar connosco, quer digitalmente quer na vida real. Mas não só, pois graças ao reconhecimento de todas estas cartas, será possível aplica-lo em tecnologias de Realidade (AR) Aumentada ou até mesmo de Realidade Mista (MR).

Como bónus, deixo-te um vídeo de um duelo encenado, que ocorreu no Mundial de Yu-Gi-Oh deste ano, de forma a veres a tecnologia tradicional em AR a funcionar:

Talvez daqui a uns anos, graças a esta nova Inteligência Artificial, possamos assistir aos primeiros campeonatos de Yu-Gi-Oh totalmente em Realidade Aumentada e Mista!