À luz do sucesso de Vampire Survivor, vários têm sido os títulos a tentar melhorar a sua fórmula roguelite, incluído o Jotunnslayer: Hordes of Hell que te trazemos hoje. Desenvolvido pela Grindstone e publicado pela Games Farm, este é mais um daqueles jogos para te sentares e relaxares um bom bocado enquanto andas com a tua personagem de um lado para o outro do mapa a matar hordes com ataques automáticos.

Com um conceito muito enraizado na lore Viking, e muito à imagem do que se passa em Hades, aqui são os deuses Vikings que te concedem Skills e Buffs, para melhorares a tua prestação nesta run. Com God Skills que te concedem ataques passivos de qualquer interatividade da tua parte, e buffs que afetam a tua prestação, é de referir que há diversas formas de personalizares a tua run muito antes de ainda colocares os pés na arena do mapa.

Primeiro, falemos das personagens, que pese embora apenas duas estejam disponíveis para quem tiver acesso antecipado, consegui experimentar três e verificar o típico elenco com um arqueiro, um mago e um berserker, ficando uma última personagem reservada para o lançamento.

Nisto, devo dizer que o berseker é, sem dúvida, dos meus favoritos, a par do arqueiro que, por enquanto, não está disponível para os jogadores. Estes trazem para a mesa um novo tipo de Skills que podes desbloquear em plena run, a par das que os deuses também te dão a escolher.

Contudo, há muitas formas de melhorares a tua run, quer pela personagem, quer gastando pontos com os teus deuses favoritos e melhorando assim as perks que te vão aparecer, quer pelas armas que podes, igualmente, comprar com pontos e obter com elas ataques especiais exclusivos.

A par, são vários os cenários que poderemos explorar à semelhança dos típicos biomas que já estamos habituados a conhecer e, embora estes não sejam labirínticos nem proceduralmente gerados, vais estar sempre em movimentos com os desafios e baús de melhorias extras que vão spawnando aleatoriamente.

Ao longo da run, que é cronometrada consoante a dificuldade que estiveres a jogar, vais passar por várias fases de desafios que te obrigam a batalhar ou explorar. Trilha entre os cadáveres dos teus inimigos abatidos para recolheres cristais de experiência e subires de nível. A cada level up, uma nova escolha entre os deus te permitirá evoluir as tuas God Skills ou buffs, sendo que o nível máximo parece-me ser 25, dado que, a partir daí, os cristais já não contam para nada.

No final de cada run, o teu objetivo final é derrotar uma besta alada que te dá as raríssimas soulstones que precisas para desbloquear mais armamento e skins para as personagens. Mas não é tudo! Há totems especiais que te irão permitir brincar e manipular as probabilidades dos recursos que te aparecem.

No entanto, acho que o objetivo destas é tornar o jogo mais difícil e não dar-te o que queres. Encurtar o tempo da run, tirar-te parte do teu loot, etc. Parecem mais maldições que acionas antes da run começar, qual masoquista.

Em termos de controlos, é muito simples navegares por Jotunnslayer: Hordes of Hell. Dentro de cada run, terás apenas de andar, fazer dash, e tens direito aos habituais ataques meelee e especial que são controlados por ti. Nisto, acabas por te apoiar mais nos ataques passivos que os deuses te oferecem, sendo que apenas podes ter ativos cinco diferentes.

Há ainda uns que se revelaram mais relevantes para mim que outros, e combinações que logo fazem parte da nossa estratégia. Contudo, os ataques passivos não são tudo: Buffs que aumentam o dano de cada ataque ou a tua velocidade de movimento, ou reduzem o cooldown, também são importantes escolhas a acionar. 

Mas em suma, valeu a pena jogar o Jotunnslayer: Hordes of Hell? Se passaste um dia muito agitado, e procuras algo na mesma onda que Vampire Survivor ou Hades, certamente este será um bom dia para jogares Jotunnslayer.

Esta foi mais uma bit-nálise, análise tão curta que nem um bit ocupa. Em baixo, podes contar com a ficha técnica:

Nome e Preço: Jotunnslayer: Hordes of Hell – 19.99€

DLC e Preço: Nada até ao momento.

Desenvolvedor: Games Farm

Editora: Grindstone

Metacritic: Jotuunslayer: Hordes of Hell

HowLongToBeat: Ainda não existe.

Conquistas: Ainda não existe.

Testado numa: NVIDIA 1060

Agradecimentos: Obrigado à editora pela cedência de uma chave para bit-nálise

Joana Sousa
Apaixonada pelo mundo do cinema e dos videojogos. A ficção agarrou-me e não me largou mais! A vida levou-me pelo caminho da Pós-Produção, do Marketing e da organização de Eventos de cultura pop, mas o meu tempo livre, dedico-o a ti e à Squared Potato.