Kompromat – O Dossier Russo | Adaptação de Jérôme Salle conta história real de Yoann Barbereau

Inspirado numa série de factos verídicos, Kompromat – O Dossier Russo é a adaptação cinematográfica do realizador Jérôme Salle da história da luta pela inocência de um alto responsável francês contra os Serviços de Segurança Russos. O filme tem estreia agendada para 26 de outubro em Portugal.

Em Kompromat – O Dossier Russo, Mathieu Roussel (Gilles Lellouche) é um alto responsável francês que trabalha na Alliance Française, na maior cidade da Sibéria. Quando organiza um baile, como um ato de boa vontade diplomática, os comportamentos algo erotizados de algumas pessoas presentes causam desagrado às autoridades locais e a certos agentes dos Serviços de Segurança Russos. É então falsamente acusado de crimes de pornografia e de abuso infantil pelos serviços secretos russos, conhecidos pelo uso de práticas do muito temido KGB, e acaba em prisão domiciliária.
Divorciado e sem oportunidade de se defender sozinho contra tão grande armadinha, o único caminho para a liberdade passa por escapar da Rússia e chegar a França, usando os seus próprios meios.

Inspirado na historia verídica passada em 2017 com Yoann BarbereauKompromat – O Dossier Russo conta-nos como o protagonista encontra numa colega de trabalho russa – Svetlana (Joanna KuligCold War), uma personagem com um espírito rebelde – uma aliada disposta a arriscar a sua vida para o ajudar.

Com realização de Jérôme Salle, que co-assina o argumento ao lado de Caryl FereyKompromat – O Dossier Russo conta uma história verdadeira de sobrevivência, marcada por um enredo frenético e inquietante com reviravoltas surpreendentes.

O filme conta ainda com Louis-Do de Lencquesaing (O Pai das Minhas Filhas), Michael Gor (A Ponte dos Espiões) e Elisa Lasowski (Hyena) no elenco principal e estreia nas salas de cinema portuguesas, a 26 de outubro, com thriller de espionagem francês repleto de suspense.

Joana Sousa
Apaixonada pelo mundo do cinema e dos videojogos. A ficção agarrou-me e não me largou mais! A vida levou-me pelo caminho da Pós-Produção, do Marketing e da organização de Eventos de cultura pop, mas o meu tempo livre, dedico-o a ti e à Squared Potato.