Jogos de corrida mais arcade, ao estilo kart-Racing, têm sem dúvida o seu rei com Mario Kart. Muitas empresas experimentam a sua sorte neste género, com mais ou menos sucesso, ao longo das gerações de consolas, tendo havido um aumento nestes últimos anos, destacando os grandes Crash Team Racing e Mario Kart 8 e outros pertencentes a diversas licenças como Hot Wheels Unleashed, Nickelodeon Kart Racers, Garfield Kart: Furious Racing, etc.

Esta vez, é a 2K que, juntamente com a Visual Concepts, nos traz um novo jogo deste estilo usando a licença Lego, licença esta que já conta com outras andadas neste género com o jogo Lego Racing, mas que nesta ocasião tentaram dar um toque de mundo aberto como visto, por exemplo, em Forza Horizon. Será que construíram uma fórmula vencedora com todas as suas peças? Vem descobrir.

 + LEGO 2K Drive | Análise + LEGO® 2K Drive_20230531012206 +
Vamos lá ver se a 2K games acertou ao navegar por novos mares

História

Sim, não é o mais comum, mas o jogo apresenta um modo história. Somos um piloto novato a quem nos é encarregado um objetivo, conseguir conquistar a Sky Cup Grand Prix tendo que para tal, conseguir bandeiras de forma a ganhar a entrada a diversas Arenas (Grand Brick Arenas) e conquistar o pódio. Com a ajuda do nosso mentor o Clutch Racington e de um adorável robô, o S.T.U.D, faremos o possível para derrotar o principal rival e “vilão” Shadow Z. É um enredo do mais simples, mas para o tipo de jogo e o seu público alvo, torna-se perfeito, sem grandes pretensões e fácil de seguir, com muito humor e uns personagens muito cómicos, que fará as delícias tanto de pequenos como graúdos que desejem passar um momento sem complicações.

O modo história está carregado com os mais adoráveis e divertidos personagens. Eu estive constantemente com um sorriso na cara ao conhecer cada um deles. Adorei o agente Snuggles, constituído por diversos gatinhos e as suas piadas “purrrfeitas”, a senhora Bertie Backfire, a típica senhora que adora gatos, a Maple Barr, especialista em donuts, o nosso ajudante S.T.U.D, sempre pronto a apoiar-nos, entre tantos outros. Teremos também os divertidos comentadores Vikki Wheeler e Parker Carr narrando muitos dos acontecimentos e momentos prévios às corridas.
No geral, se estão habituados a outros jogos Lego ou, inclusive, ao filme, já sabem o tipo de magia que irão encontrar, só não estejam à espera de algo muito profundo.

Jogabilidade

Estamos perante um jogo tipo Kart-Racing, mas que oferece mais do que o habitual, além das corridas por torneios e individuais, existe um fantástico modo história que é a principal atração de Lego 2K Drive.

Temos uma espécie de mundo aberto/grandes áreas a explorar (dando umas reminiscências a Forza Horizon). Neste mundo aberto podemos deslocar-nos livremente pelo cenário, tanto dentro como fora dos supostos caminhos. O carro que conduzimos transforma-se automaticamente para se adaptar ao terreno em que estamos, se estivermos numa estrada fica na sua forma normal, caso esteja na água será numa embarcação e num terreno irregular muda para um veículo mais a todo-o-terreno. É uma sensação de satisfação constante estar a conduzir a toda a velocidade por onde queremos e ver o nosso meio de transporte adaptar-se automaticamente, sem interrupções e no momento. Ao chocar ou ser atingidos por objetos o carro irá perdendo peças, podendo recuperá-las ao “chocar” contra diversos elementos destruíveis do cenário.

Um mundo aberto cheio de possibilidades

Neste mundo aberto presente no modo história existem diversos tipos de atividades. Temos as corridas para ganhar as bandeiras que necessitamos, diversos tipos de desafios, objetivos a ultrapassar e colecionáveis para descobrir.  Este modo ocupará muito tempo se quisermos desbloquear tudo. Algumas são missões principais que teremos que realizar para desbloquear as seguintes. Estas missões principais são, por norma, corridas, mas por vezes teremos alguma atividade como proteger certos objetivos, destruir algo, etc. Iremos desbloqueando as missões secundárias ao viajarmos pelo mundo, de uma forma muito natural, aparecendo um aviso as registará no nosso mapa. Ao descobrir diversas garagens (Garage), ganhamos a possibilidade de um fast travel pelo mundo.

Lê mais:  Monkey Palace | Uma lúdica colaboração de jogos de tabuleiro entre o Grupo LEGO e a Asmodee

Ao realizar todo tipo de objetivos, ganhamos experiência e iremos subindo de nível e, posteriormente, classe. Esta classe aumenta a dificuldade nas corridas, permitindo o jogo escolher, antes de iniciar uma corrida, se queremos correr na classe C ou não. 

Podemos equipar até 3 potenciadores, dependendo da classe que tenhamos. Estes potenciadores servem para melhorar alguns dos atributos do nosso carro, como aumentar a aceleração, a velocidade máxima, a saúde e o seu manuseio. Cada carro destaca e perde em alguns destes pontos, tendo que muitas vezes decidir se preferimos prioritizar o aspeto ou características.

 + LEGO 2K Drive | Análise + LEGO® 2K Drive_20230528003431 +
Os desafíos são de todo o tipo e requerem de diversas tentativas para conseguir as mais altas pontuações

As corridas têm lugar, sobretudo, neste mapa que exploramos. Ocorrem de uma forma mais linear, havendo uma espécie de checkpoints pelos quais passamos, mas dando a possibilidade de aproveitar o terreno e usar certos atalhos e habilidades de forma inteligente com o nosso veículo. Temos à disposição um drift (derrapagem), um quick turn (giro rápido), um modo turbo, entre outros, que poderemos usar tanto nestas corridas como ao explorar o mundo. Ao avançar a história iremos ganhando novas possibilidades. 

Tal como esperaríamos de um bom Kart-Racing que se preze, temos diversos objetos a usar para obstaculizar os rivais e ganhar certas vantagens, como mísseis, teias de aranha, minas, teletransporte, um raio paralisante, entre outros. Esses objetos estão disponíveis ao ir de encontro a uma caixa de objetos, podendo esta ser aleatória ou ter logo o símbolo do objeto a que corresponde. Tenho a referir que, ao contrário que outros jogos como o já tão conhecido Mario Kart, não achei que houvesse objetos que dessem grande vantagem a quem está nos últimos lugares, dificultando alcançar quem encabeça a corrida. Contudo, parece que a inteligência artificial começa a diminuir a dificuldade quando deteta que o jogador está nas últimas posições e aumenta quando está mais adiante. Pessoalmente, preferia que aumentassem os tipos de objetos à disposição e que tivesse uma IA mais regular.

 + LEGO 2K Drive | Análise + LEGO® 2K Drive_20230602023039 +
Poderemos afrontar as corridas de muitas formas

A veia criativa poderá dar rédea solta

Como não poderia faltar, ainda mais se estamos a falar num jogo de Lego com carros, é a personalização. Temos a Garage (garagem), onde poderemos dedicar infinidade de horas à personalização de veículos, graças a todas as possibilidades que o jogo oferece em que, admito, a imaginação é o limite. As possibilidades vão-se expandindo ao desbloquear elementos no modo história e ao usar o dinheiro que ganhamos para comprar outras. 

Agora, o preço dos elementos, sejam eles carros, personagens ou peças é bastante elevado. É preciso dedicar muitas horas de jogo ou então usar a opção de comprar dinheiro virtual usando o real. Este é um ponto negativo a destacar, especialmente se forem os mais pequenos que estejam diante do jogo. Entendo que seja uma prática comum nos dias de hoje, mas acho os preços dos itens in game tão altos que encorajam o uso de dinheiro real. Aqui recomendo aos responsáveis ativarem os controlos parentais se quiserem poder controlar melhor o acesso.


Acessibilidade reduzida ainda que com bons tutoriais

Gostaria que existisse algum assistente na condução/modo de acessibilidade para aqueles que o necessitem. Uma criança em que esta seja das suas primeiras experiência neste mundinho, pode não estar habituado a manejar-se com a velocidade que as corridas atingem e com a necessidade de ter em atenção diversos botões do comando, tudo ao mesmo tempo. Nada que um pouco de prática não resolva, mas sempre limita a idade de entrada. O jogo possui diversos tutoriais que explicam muito bem como funcionam os diversos aspetos.

Multijogador tanto local como online

Além do modo para um jogador, também apresenta multijogador, tanto local como online, para jogar com amigos ou pessoas em redor do mundo. Na mesma consola é possível jogar 2 jogadores a qualquer momento. No modo online podemos jogar com outros jogadores tanto a investigar o mundo e completar desafios como a competir em diversas corridas. No modo online Play with Everyone (pessoas de todo o mundo) não existe comunicação direta entre os jogadores. 

Lê mais:  Passatempo | 5º Aniversário Squared Potato – Ganha 1 das 5 caixas mistério com 3 sets LEGOⓇ que temos para oferecer!

Convém destacar que para ter acesso a esse conteúdo online é necessário criar e vincular uma conta 2K, algo que apesar de chato, consegue ser mais uma forma de controlo parental para haver mais um ponto de segurança para os mais pequenos.

Visuais

Não há nada como olhar para um jogo e imediatamente saber reconhecê-lo. É isto que acontece com Lego 2K Drive, um mundo fantástico cheio de personalidade pela combinação dos famosos blocos Lego com um mundo cheio de cor. 
Muitos dos elementos, incluindo todos os personagens, edifícios e diversos elementos do ambiente como árvores e arbustos, são feitos de Lego. Temos também a distinção dos diferentes tipos de terrenos, vegetação, água, entre outros, feitos de “forma normal”, com boa qualidade e texturas, no geral. É uma mixórdia muito agradável à vista e, sem dúvida, do mais original. 

A destacar todos os elementos destrutíveis do mundo, é a loucura total estar a conduzir a grande velocidade e a maioria dos obstáculos acabar em blocos, que voltam a erguer-se ao fim de pouco tempo, sem perder qualquer velocidade.

 + LEGO 2K Drive | Análise + LEGO® 2K Drive_20230528003501 +
Voaremos pelos cenários a alta velocidade literalmente

A diversidade de cenários é escassa, especialmente se compararmos com outros jogos de corridas deste género. Contudo, isso deve-se a que as zonas onde competimos estão inseridas no mundo que exploramos, dentro de uma das áreas que existem. Isto permitiu aquela liberdade, mas perdeu naquela possibilidade de, por exemplo, criar 16 pistas diferenciadas, com visuais e obstáculos únicos. Ainda assim, todas as pistas onde competimos estão perfeitamente detalhadas e com uma diversão sem limites.

Na minha experiência single player, o jogo corre a uns 60fps na Playstation 5, sem grandes oscilações, mesmo em momentos mais carregados e com uns tempos de carregamento bem rápidos

Som

Toda a parte de som está a um bom nível. Começando pelas músicas mais divertidas ao “cavalgar” pelo mundo e aquelas mais eletrizantes ao competir com rivais passando por algumas mais calminhas, como quando estamos na Garage. Tudo dentro do que caberia esperar da licença. 

O rugido de motor dos veículos a ronronar, a transformarem-se, ouvi-los deixar a sua marca nos terrenos, tudo nos leva a este “realismo” tão bem associado a Lego e a um jogo de Karts. Destaco sem dúvida o som dos blocos a desfazer-se, um prazer bem difícil de explicar.

Uma localização a diversos idiomas, incluindo português

O jogo apresenta vozes em diversos idiomas, incluindo português do Brasil (tal como os seus textos), pelo que os mais infantes da casa não terão qualquer problema em entender tutoriais e todo o humor que o jogo quer transmitir.

 + LEGO 2K Drive | Análise + LEGO® 2K Drive_20230528004009 +
E então é uma fórmula vencedora

Lego 2K Drive já está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X|S e PC via Epic Games Store e Steam.

CONCLUSÃO
Divertido!
8
Bruno Cavaco
Grande apaixonado pelo mundo dos videojogos, destacando a sua predileção por RPGs e jogos japoneses no geral. Licenciado em Gestão de Marketing, continua a planear o caminho que deve seguir. Um fã da Eurovisão dos pés à cabeça.
lego-2k-drive-analiseLego 2K Drive chegou com o objetivo de se destacar no género e acabou por o conseguir. Uma condução divertida e com diversas possibilidades que, unidas ao carisma da marca Lego, oferece uma experiência que se destaca pela liberdade e a quantidade de missões secundárias que nos coloca à disposição. Merecia, isso sim, mais algumas opções de acessibilidade e menos apoio em micro-transações. Sem dúvida um jogo que recomendo, principalmente, aos mais jovens da casa, que terão horas e mais horas de diversão e bons momentos de criatividade. O meu eu de criança (ou adolescente) teria passado umas boas semanas cheias de diversão com este Lego 2K Drive sendo um jogo para jogar tanto sozinho como com um amigo em casa, uma e outra vez.