LEGO

Neste verão, o Grupo LEGO está a comemorar a criatividade dos fãs e o poder da brincadeira, indo ao encontro do que revela o novo estudo LEGO Play Well, que brincar é fundamental para o bem-estar e felicidade de toda a família.

Há noventa anos, um carpinteiro dinamarquês criou uma linha de pequenos brinquedos de madeira na sua oficina de Billund, na Dinamarca. A sua primeira coleção era composta por uns modestos 36 artigos, em que se incluíam carros, aviões e ioiôs, todos concebidos com muito rigor, para que as crianças da região pudessem aprender sobre o mundo.

115x112_B.tif  
115x112_B.tif

O que Ole Kirk Kristiansen não tinha como saber, em 1932, era que o Grupo LEGO se tornaria uma das maiores empresas de brinquedos do mundo e todos os anos inspiraria milhões de crianças a brincar.

Vinte e seis anos depois de Ole ter feito o seu primeiro brinquedo de madeira, o filho Godtfred patenteou a peça LEGO que conhecemos hoje, com o sistema de tubos encaixáveis que permite um sem-fim de possibilidades de construção criativas. Desde então, a peça LEGO tem estado ocupada. No princípio, de algumas peças simples de cores primárias, a modesta peça esteve já na base de mais de 18 000 produtos LEGO, recebeu o brilho de Hollywood em O Filme LEGO, ajudou as crianças a aprender sobre robótica e programação com LEGO MINDSTORMS e inspirou horas de aventuras digitais lúdicas com mais de 180 videojogos LEGO.

Ao longo do tempo, a paixão de Ole por brinquedos divertidos e de alta qualidade tem conseguido perdurar como o legado que nos confiou. Na verdade, o nome LEGO vem de duas palavras dinamarquesas, LEg GOdt, que significam «Brincar Bem». E agora, novos estudos LEGO Play Well mostram que a brincadeira não é apenas divertida, mas também parte integrante do desenvolvimento infantil, da felicidade geral e do bem-estar familiar.

20220511_LEGO_90th-Anniversary_Timeline-Infographic_FINAL  

O Poder da Brincadeira

Segundo o estudo LEGO Play Well de 2022, a empresa inquiriu mais de 55 000 pais e crianças em mais de 30 países e descobriu que quase todos os pais pensam que as crianças fortalecem a criatividade (93%), a comunicação (92%), as capacidades de resolução de problemas (92%) e a confiança (91%) enquanto brincam. Quando as crianças estão a brincar, desenvolvem capacidades que as ajudam a prosperar num mundo em permanente evolução.

Mas o mais importante: quase todas as crianças dizem que brincar em família as faz felizes (97%), ajuda-as a descontrair e a descansar da escola (95%) e é o método de aprendizagem que preferem.

Um Assunto de Família

Brincar não é só para crianças. A brincadeira conjunta, de acordo com 95% dos pais, faz a família mais feliz, desenvolve laços familiares mais fortes e melhora o bem-estar. Mais de 4 em cada 5 pais (85%) apontaram especificamente a brincadeira LEGO, dizendo que as suas famílias são mais felizes quando brincam com peças LEGO.

Os valores familiares estão desde sempre no cerne do Grupo LEGO, sediado ainda em Billund, na Dinamarca, onde Ole começou a fazer os primeiros brinquedos. É até aos dias de hoje propriedade da família de Ole, com o neto Kjeld Kirk Kristiansen a passar o testemunho ao próprio filho, Thomas Kirk Kristiansen.

Quando o meu bisavô fundou a empresa, há 90 anos, deu conta de que a brincadeira poderia mudar a vida das crianças — junta famílias e ajuda as crianças a desenvolver competências que lhes permitam atingir todo o seu potencial. Ele tinha apenas uma pequena oficina, mas tinha grandes ambições de garantir que o maior número possível de crianças pudesse experimentar os benefícios que a brincadeira proporciona.”

“Seja em 1932, 2022 ou no nosso 100.º aniversário, em 2032, esforçamo-nos por continuar este legado, ajudando todas as famílias, onde quer que estejam no mundo a brincar bem.

disse Thomas Kirk Kristiansen, Chairman do Grupo LEGO

Peça pequena, possibilidades intermináveis

Embora o Grupo LEGO tenha vindo consistentemente a criar novas formas de brincar, o seu propósito original nunca mudou: construir o futuro das crianças pela brincadeira e estimular-lhes a imaginação e a criatividade. Na verdade, seis peças LEGO de 2×4 da mesma cor podem ser combinadas em mais de 915 milhões de formas. Um desafio aceite pelos fãs de todo o mundo!

Lê mais:  LEGO | Transformers da Hasbro chegam ao universo LEGO

No que diz respeito às crianças, 95% dizem que brinquedos como as peças LEGO as ajudam a ser criativas e a experimentar coisas novas, ao passo que os Fãs Adultos da LEGO (AFOL) mostram a criatividade com a peça LEGO todos os dias — desenharam mesmo alguns dos sets mais populares da marca!

“Durante muitos anos, usei o edifício LEGO para tornar realidade todas as ideias malucas que tenho — há sempre novas técnicas de construção para experimentar que põem a minha imaginação a trabalhar em novas construções. E, acima de tudo, a construção LEGO liga-me a uma comunidade mundial de pessoas criativas incríveis.”

disse Chinna, de 28 anos, da Virgínia, EUA.

Construir Um Futuro mais Brilhante

As últimas nove décadas vieram reforçar o quão importante é para todas as crianças a brincadeira. É por essa razão que 25% dos dividendos das receitas do Grupo LEGO têm como destino a LEGO Foundation, o que dá a milhões de crianças a oportunidade de brincar e aprender — mesmo aqueles que são desfavorecidos e que passam por crises. No ano passado, a Fundação LEGO aplicou mais de 440 milhões de dólares para ajudar crianças em todo o mundo a atingir o seu potencial por meio da brincadeira.

Vem Comemorar Também!

Na véspera do 90.º aniversário, o Grupo LEGO vai comemorar a criatividade dos fãs e os 90 anos de brincadeira LEGO com uma série de atividades para ajudar pessoas de todas as idades a viver a alegria e as vantagens da brincadeira. Estas atividades contemplam:

  • Inspirar famílias com desafios de construção empolgantes e um quiz, “Que Peça És Tu?”, que começaram no dia 9 de junho em LEGO.com, nas contas LEGO nas redes sociais e em LEGO Life;
  • Comemorar o papel da brincadeira na vida de criativos de renome mundial como Alicia Keys, Yotam Ottolenghi e Peggy Gou;
  • Transformar lojas LEGO em parques infantis de 10 de junho em diante, com atividades de construção para visitantes, divertidas e a lembrar o aniversário, e áreas de exposição que sirvam para exibir criações;
  • Homenagear AFOL incríveis, em que mostramos como nunca deixaram de brincar, criando e inspirando-nos como marca;
  • Juntar fãs e famílias LEGO para uma visita emocionante pelos bastidores do LEGO HQ, na LEGO CON em 18 de junho;
  • Mostrar a capacidade das crianças de transformarem momentos mundanos em aventuras lúdicas e proporcionar inspiração para ajudar os pais a fazer o mesmo, como parte do movimento #PlayPledge da LEGO Foundation;
  • Colaborar com entretenimento, arte e design, música, moda, desporto e parceiros de videojogos para criar espaços e experiências lúdicas para comunidades em todo o mundo;
  • Recriar modelos icónicos LEGO para proporcionar à família horas de diversão e nostalgia com o LEGO Classic 90 Anos de Brincadeira com outro set de comemoração ainda por revelar;
  • Convidar hóspedes da LEGOLAND em parques selecionados para brincarem à sua maneira, enquanto experimentam cinco tipos de brincadeira e colecionam crachás com a exploração da LEGOLAND;
  • Ajudar os fãs de todas as idades a experimentar um mundo de atividades de aprendizagem lúdica com 25 milhões de peças LEGO na LEGO House, em Billund, a Casa da Peça;
  • Dar aos mais de 24 000 colegas do Grupo LEGO em todo o mundo uma folga para comemorarem e experimentarem juntos o poder da brincadeira, no LEGO Play Day.
Lê mais:  LEGO | LEGO Technic Ferrari Daytona SP3 chega a 1 de junho

Curiosidades sobre a marca LEGO:

  1. Está tudo num nome — Ole pediu aos empregados que dessem um nome à empresa, para que ofereceu uma garrafa do seu vinho caseiro. Talvez felizmente para os empregados, ele próprio acabou por pensar no nome vencedor!
  2. Só o melhor é bom o suficiente — o lema de Ole continua a estabelecer a fasquia de qualidade e segurança. Os elementos LEGO são largados, esmagados, aquecidos e testados com suor e saliva artificiais, para verificar se têm a resistência necessária para serem o brinquedo preferido de uma criança. Até manteiga é usada para reproduzir marcas de dedos gordurosos.
  3. Como fios de cabelo — cada peça LEGO é moldada à precisão da espessura de um cabelo (0,005 mm) para garantir o perfeito «poder de união» que mantém os projetos LEGO unos.
  4. Um apelo duradouro — a Peça LEGO foi eleita Brinquedo do Século em 1999 — mais de 40 anos depois de ter sido desenhada pela primeira vez.
  5. O desenho da peça— o desenho da peça LEGO que hoje conhecemos permanece o mesmo desde 1958, o que significa que peças produzidas há mais de 60 anos se podem combinar com peças fabricadas hoje.
  6. Um modelo de transformação — até 2030, a LEGO pretende fabricar todos os produtos principais com base em materiais mais sustentáveis, sem alterar o design nem comprometer qualidade ou segurança. Cerca de 150 elementos LEGO são já feitos com cana-de-açúcar de origem sustentável e um protótipo de peça LEGO baseado em garrafas de plástico PET recicladas foi revelado em 2021.
  7. Grandes peças para mãos pequenas — LEGO DUPLO foi apresentado, em 1969, para ajudar as crianças a brincar com criatividade — as peças DUPLO são o dobro do tamanho das peças LEGO em todas as dimensões.
  8. De cabeça erguida — cada minifigura LEGO, sem cabelo nem chapéus ou acessórios, mede 4 peças altas para garantir que corresponde às proporções dos edifícios no LEGO System in Play.

Segue a hashtag #LEGO90years ou visita LEGO.com/90-Years-Of-Play para te juntares à animação.

Apaixonada pelo mundo do cinema e dos videojogos. A ficção agarrou-me e não me largou mais! A vida levou-me pelo caminho da Pós-Produção, do Marketing e da organização de Eventos de cultura pop, mas o meu tempo livre, dedico-o a ti e à Squared Potato.