Lisboa Games Week LGW LOGO

No âmbito da realização do Lisboa Games Week, a Fundação AIP, o Município de Cantanhede e a Associação Geração SPECTRUM dão continuidade à parceria institucional que visa apresentar, em exclusivo e a título de extensão temática, a representação do Museu LOAD ZX Spectrum na 8ªedição do Lisboa Games Week.

Esta representação do Museu LOAD ZX visa enriquecer os conteúdos programáticos do evento, nomeadamente no âmbito do programa do Serviço Educativo do Lisboa Games Week, onde a promoção de espaços temáticos e programas específicos de formação são orientados para disponibilizar diferentes áreas de conhecimento junto do público mais jovem.

O Museu LOAD ZX é um projeto único a nível mundial que retrata a história do princípio da computação nas nossas casas. Encontra-se atualmente numa fase de aposta em levar o seu espólio e a respetiva história até ao grande público pelo que era inevitável esta renovação da colaboração que tão bons resultados alcançou na edição passada.

O Museu LOAD ZX Spectrum surgiu para homenagear os microcomputadores idealizados por Sir Clive Sinclair e também recordar de forma singular o contributo português na construção de muitos destes equipamentos a partir da fábrica da TIMEX em Almada. Esta é aliás uma história que, conforme anunciado recentemente pelo museu, está a ser alvo de trabalhos de documentação televisiva que serão lançados em 2024.

Na década de 80, o primeiro computador em casa representou também genericamente o primeiro contacto das pessoas com os videojogos. Foi a partir deste objeto mágico que muitos aprenderam a programar e deram passos decisivos em direção à revolução tecnológica que contribuiu decisivamente para introduzir os jovens na tecnologia e incentivar muitos deles a prosseguir uma carreira profissional em Videojogos.

Lê mais:  Lisboa Games Week 2023 | De ‘Games’ Pouco Ou Nada

O Lisboa Games Week orgulha-se de poder contar com um projeto tão dinâmico e inovador que presta homenagem a uma das fases mais relevantes para os videojogos, os computadores e jogos que fizeram e fazem, ainda, as delícias de tantos gamers.

Promovido pela Fundação AIP, o Lisboa Games Week decorre de 23 a 26 de Novembro.

Joana Sousa
Apaixonada pelo mundo do cinema e dos videojogos. A ficção agarrou-me e não me largou mais! A vida levou-me pelo caminho da Pós-Produção, do Marketing e da organização de Eventos de cultura pop, mas o meu tempo livre, dedico-o a ti e à Squared Potato.