Lisboa Games Week LGW LOGO

Foi com grande pompa e circunstância que a Squared Potato, durante o dia de ontem, ao final do dia, marcou presença na apresentação sobre a próxima edição da Lisboa Games Week, acontecimento reconhecido como o maior sobre videojogos em Portugal. Foi um curtíssimo showcase, duração inferior a uma hora, repleto de uma exuberante confiança de quem está a trabalhar, diariamente, para honrar esta indústria que há muito deixou de ser um simples passatempo. Ficou uma nítida sensação que toda a atenção está virada para a Fundação AIP e a FIL, não fosse a ausência de dois anos seguidos posta em perspetiva. Desnecessário será dizer que as expectativas para a qualidade da próxima edição estão altas. Pelo menos foi com essa sensação que nós saímos daquela apresentação.

O gongo que assinalou o início dessa noite contou com uma divertida e energética coreografia de luta, protagonizada pela ACTION X TEAM, parceiros de longa data da Lisboa Games Week. Após isso sobe ao palco Luís Pinto, gestor de feiras ligado ao Grupo Fundação AIP, para anunciar a data da próxima edição, 17 a 20 Novembro 2022, assim como detalhar o sucesso deste primeiro evento corporativo (consultem o programa aqui) e partilhar algumas estatísticas, conhecidas através de um inquérito, da última edição: Mais de 63.000 visitantes onde 17.000 eram alunos e professores com mais de 200 marcas, tudo num espaço com 30.000 m2.

Várias cosplayers também marcaram presença neste ‘Cocktail’

A primeira novidade é uma que, certamente, será bem recebida pela comunidade em geral: os bilhetes para a próxima edição já estão disponíveis na bilheteira online da FIL e, em jeito de celebração da Black Friday, têm um desconto de 50% aplicado até 30 de Novembro. Fica a 8€ o bilhete com as entradas gratuitas até os 6 anos de idade (inclusive).

Lê mais:  Lisboa Games Week 2023 | De ‘Games’ Pouco Ou Nada

De seguida Luís Pinto fez conhecer os objetivos da edição de 2022: Atingir os 80.000 visitantes, uma maior e mais diversificada aposta no serviço educativo em geral do projeto, assim como atingir a meta de 250 marcas representadas no evento. Por último destacou-se um ponto muito ambicioso que está a ser trabalhado para esta edição: melhorias nas conversações e eventual participação de mais e maiores editoras e estúdios internacionais.

Para a próxima edição podem também contar com o apoio da ADVNCE SIC na criação de vários conteúdos, um prometido e ambicioso salão de retrogames (o maior de sempre) uma área com máquinas vintage e um concurso, a realizar em 2022, claro, para quem gosta de máquinas arcade personalizadas. Foi também destacado para o espaço, durante 3 anos, o LOAD ZX SPECTRUM, museu dedicado ao primeiríssimo computador pessoal.

Como não podia deixar de ser, tendo inclusive marcado presença como palestra durante este evento corporativo (para mais informações vejam aqui) o movimento Digital Valley é uma fortíssima aposta para a próxima edição, contando com vários workshops relacionados com a criação de videojogos, entre outros temas ligados à indústria no nosso país.

Imagem retirada do website da Lisboa Games Week que demonstra sala cheia numa das suas várias palestras durante este dia.

Sensivelmente a meio da apresentação o destaque mudou, brevemente, para a cena dos eSports com um vídeo relevante ao tema e à LPLOL. Parabenizou-se também a equipa White Dragons, pela sua vitória no dia 13 de Novembro contra os For The Win eSports. Confirmou-se também, claro está, em conjunto com o apoio da Worten Game Ring, a competição anual de League of Legends em 2022.

Lê mais:  Lisboa Games Week 23 | Kick Off

Carlos Mora, responsável pela Digital Valley e professor na TECHFRAME, anteriormente presente no leque de eventos disponibilizados pela Lisboa Games Week, tomou as rédeas da discussão para discursar sobre a importância do sector dos videojogos e quão necessário é formar as pessoas, de modo a crescer esta indústria em Portugal. Foi um pitch importante, mais destacado nas anteriores palestras à apresentação em epígrafe.

Rapidamente, no entanto, passou o bastão a José Duarte, coordenador de Marketing da FIL. Escrutinou-se um pouco a necessidade de melhorar bastante a mensagem para o próximo evento, deambulando pelas várias áreas de game development, gaming no geral, eSports, pop culture e, claro, serviço educativo. Propôs, então, uma estratégia que passa por colocar online, algures no primeiro trimestre de 2022, uma nova e melhorada plataforma online, começando pelo muito importante Clube LGW. De seguida existirão plataformas de engagement entre as comunidades existentes e empresas que apostam na LGW com, finalmente, outra plataforma de internacionalização do evento, com claro intuito de divulgar o evento Português por esse mundo fora.

Feitas as contas esta apresentação, denominada como “Cocktail de Lançamento do #LGW22”, demonstrou uma forte e confiante aposta na próxima edição com intenções de ser a melhor até à data. Após dois cancelamentos sucessivos são muitas as expectativas para este evento, pois o seu regresso alberga muita nostalgia e a chegada de outros tempos, anteriores ao “novo normal” em que nos encontramos.

Ulisses Domingues
Desde muito cedo um confesso apaixonado pelos mundos da PlayStation e consolas Nintendo. No entanto a vida dá muitas voltas e agora o seu amor foca-se nas novas Xbox Series. Nada como paixão à primeira vista, não é verdade?