A BBC Arts divulgou recentemente a lista dos livros que tiveram maior impacto nas nossas vidas, tornando-nos nas pessoas que somos hoje.

Ou, pelo menos, na opinião de seis pessoas.

O painel, constituído por Stig Abell (apresentador da Radio 4 e editor da Times Literary Supplement), Mariella Frostrup (jornalista), Juno Dawson, Kit de Waal e Alexander McCall Smith (escritores), e Syima Aslam (director literário do Bradford Festival), foi escolhido pela emissora britânica para compilar a lista dos livros que mudaram a sua maneira de ser e pensar.

BBC Arts

Lê mais:  Doctor Who | Especial de Natal Cancelado

 

Desenvolvida ao longo de vários meses, foi dividida por categorias: Identidade / Amor, Sexo e Romance / Aventura / Vida, Morte e Outros Mundos / Política, Poder e Protesto / Classe e Sociedade / Chegada à Idade Adulta / Família e Amizade / Crime e Conflicto / Infractores) e conta com títulos famosos como A Campânula de Vidro de Sylvia Plath, Orgulho e Preconceito de Jane Austen, O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien, Guerra dos Tronos de George R. R. Martin, Por Favor, Não Matem a Cotovia de Harper Lee, Bairro da Lata de John Steinbeck, Harry Potter de J.K. Rowling, O Jogo da Vida de Anne Brontë, Rebecca de Daphne du Maurier, e 1984 de George Orwell.

A lista completa da BBC Arts pode ser acedida aqui.

Para aqueles que queiram dar o seu contributo, existe uma página de Facebook onde poderão partilhar os livros que mais os inspiraram ao longo da vida. Já os utilizadores do Twitter poderão utilizar a hashtag #mybooklife para o mesmo efeito.


E tu, quais foram os livros que mais te inspiraram?

Que livros achas que não deveriam constar na lista e quais aqueles que, com toda a certeza, deveriam?