A autora dos livros de fantasia mais conhecidos do planeta, J.K. Rowling, veio a destroçar o coração de muitos fãs (especialmente portugueses) com uma declaração polémica no Twitter sobre a Livraria Lello:

J.K. Rowling Livraria Lello

A Livraria Lello, no Porto, tinha-se tornado num dos pontos turísticos mais populares da cidade após ter sido referenciada como a inspiração por detrás da arquitectura de Hogwarts.

Mas, aparentemente, esse rumor não passa disso mesmo: um rumor. J.K. Rowling afirmou nunca ter visitado o espaço nem se ter inspirado nos seus elementos para a criação da escola de magia presente na série Harry Potter, apesar das notáveis semelhanças.

Para além desta falsa referência, J.K. Rowling pretende desmistificar ainda outras, possivelmente numa secção especial no seu site.

J.K. Rowling Livraria Lello

Segundo este tweet, The Elephant House, um café em Edinburgo, também não se trata do sítio de “nascimento” de Harry Potter, pois a autora já tinha começado a escrever os livros muito antes de o visitar.

O “verdadeiro” local foi no comboio de Manchester para Londres, onde a mesma teve a ideia inicial, sendo um apartamento alugado em Clapham Junction o sítio onde começou realmente a escrever no papel.

J.K. Rowling Livraria Lello J.K. Rowling Livraria Lello

Esta confirma, no entanto, que escreveu alguma da história no interior, do café, o que pode ter levado à confusão inicial.

O certo é que muitos locais se têm “aproveitado” da sua suposta ligação com a autora para usufruir de boa publicidade e um grande influxo de turismo, os quais poderão vir a ser reduzidos após uma declaração destas.

Lê mais:  Netflix | Filmes De Janeiro De 2020

Da nossa parte, não nos importamos realmente se é facto ou ficção: a Livraria Lello continua a ser um sítio de beleza exímia que vale toda a pena visitar, seja ele a inspiração para Hogwarts ou não. Mas, claro, ficamos um pouco tristes em saber que não tem qualquer relação com a escola de magia!


O que achas desta notícia? Já visitaste a Livraria Lello?

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.