Depois de ter sido desvendado o primeiro Capitão América gay e a primeira mulher Capitão América negra, eis que a Marvel nos presenteia com o primeiro Capitão América nativo-americano – Joe Gomez.

Tal como Aaron Fischer se tornou num ícone para a comunidade LGBTQ+ e Nichelle Wright para a comunidade afro-americana, Joe representa imenso para as tribos indígenas. O mesmo foi criado por Darcie Little Badger, geocientista e escritora Lipan Apache, e David Cutler, artista das Primeiras Nações de Qalipu Mi’kmaq.

THE UNITED STATES OF CAPTAIN AMERICA #3 cover by Gerald Parel

“Uma coisa que adoro no Joe é a sua profissão. Representa tudo aquilo pela qual ele luta enquanto herói,” explicou Little Badger, “Joe Gomez é um trabalhador da construção civil, um construtor num mundo assolado pela destruição. Sempre que uma nave espacial se despenha numa ponte ou um super vilão reduz um bairro inteiro a escombros, pessoas como o Joe restauram as coisas ao seu estado original. Trabalho desse pode parecer ingrato, mas o Joe gosta genuinamente de ajudar a sua comunidade a sobreviver e prosperar. É por isso que ele não cobra a idosos por serviços de reparo nas suas casas (o desconto sénior de Joe Gomez é 100%). É por isso que ele arrisca a sua vida para salvar os outros. Conheço imensas pessoas como o Joe – muitas delas meus parentes indígenas – por isso foi maravilhoso poder desenvolver um personagem com esse tipo de valores, força, e óptimas capacidades de manejar gruas.”

Joe Gomez design by David Cutler

Joe Gomez aparecerá em The United States of Captain America #3, a qual explorará a sua história de origem e como se viu, de repente, unido a Steve Rogers e os restantes aliados.

Lê mais:  What If...? | Trailer oficial da Disney+ já saiu!

A série foca-se na busca de Steve Rogers pelo seu escudo desaparecido, algo levado a cabo por alguém que pretende manchar a reputação do Capitão para sempre. Durante uma das suas missões, Steve Rogers e Sam Wilson deparam-se com o próprio Capitão América da Tribo Kickapoo no que poderá ser uma emboscada. A série incluirá ainda Bucky e John Walker e celebra ainda 80 anos desde a concepção do primeiro Capitão América.

“Não consigo expressar o orgulho que sinto em ser parte da equipa que vai apresentar Joe ao mundo,” rematou Cutler, “O Universo Marvel é o melhor palco que existe, e trazer um novo herói Primeiras Nações para esse espaço significa mais do que consigo expressar.”

The United States of Captain America é escrita por Christopher Cantwell, com arte de Dale Eaglesham, e tem data de lançamento prevista para Julho.


O que achas deste terceiro Capitão América? Qual o teu favorito até agora?