ZX Spectrum

Prepara-te para celebrar o 37.º aniversário do lançamento ZX Spectrum! Este vai ser assinalado amanhã  às 15h00, no Município de Cantanhede, com uma tertúlia no auditório do Museu da Pedra.

Confirmada está a participação de António Dias Figueiredo, professor catedrático aposentado do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, co-fundador do Instituto Pedro Nunes, proponente do Projecto MINERVA (informática nas escolas nos anos 80) e membro da equipa do computador pessoal Português ENER1000. Serão também participantes André Luna Leão, fundador do blog Planeta Sinclair, e João Diogo Ramos, engenheiro informático natural de Cantanhede, promotor da iniciativa e curador da exposição LOAD””, que ficará patente ao público na unidade museológica, no âmbito da celebração da efeméride.

Outro interveniente de relevo é Gonçalo Quadros, fundador e CEO da Critical Software, neste caso através de uma entrevista gravada propositadamente para este encontro de entusiastas do mítico computador dos primórdios da generalização da informática para uso pessoal.

exposicaçao-load-zxspectrum  

Lê mais:  Museu LOAD ZX Spectrum | V Encontro TIMEX com ex-funcionários da fábrica

A exposição LOAD””, que será inaugurada de seguida, está estruturada com base na colecção Geração Spectrum, que tem sido apresentada em fóruns e eventos da área a nível nacional e internacional. É constituída por cerca de 100 computadores Spectrum de países como Inglaterra, Portugal, EUA, Espanha, França, Polónia, Egipto, Argentina ou Brasil e inclui inúmeros periféricos (sistemas disquetes, gravadores cassetes, sistemas cartuchos, impressoras, modems, joysticks, ratos, canetas óticas, monitores, cassetes, cartuchos, discos vinil ou teclados externos), manuais, livros e revistas de época.

Outra vertente da colecção é dedicada à história das empresas de Sir Clive Sinclair, criador do ZX Spectrum, e contempla todos os veículos eléctricos, aparelhos de medida, calculadoras, relógios, TVs de bolso e rádios/aparelhos áudio.

A colecção é propriedade de João Diogo Ramos, engenheiro informático colaborador do Grupo Critical Software há 17 anos e actualmente CEO de uma das empresas do grupo. É ainda co-fundador de outras empresas, projectos e associações ligadas ao empreendedorismo tecnológico.

1-ZX80 - primeiro computador abaixo 100£

37 Anos Maravilhosos de ZX Spectrum!

Apaixonada pelo mundo do cinema e dos videojogos. A ficção agarrou-me e não me largou mais! A vida levou-me pelo caminho da Pós-Produção, do Marketing e da organização de Eventos de cultura pop, mas o meu tempo livre, dedico-o a ti e à Squared Potato.