Já lá vão mais de duas décadas desde que Luigi fez a sua estreia a solo num jogo de aventura que viria a marcar o catálogo da Nintendo GameCube. Entretanto, Luigi’s Mansion ganharia uma sequela direta, estranhamente numa consola portátil – a Nintendo 3DS, saltando a possibilidade de constar no catálogo da Nintendo Wii e Wii U. Embora tenha sido relativamente bem-sucedido, Luigi’s Mansion: Dark Moon ficou para sempre marcado por poder ter sido muito mais, ou não fossem as limitações naturais da Nintendo 3DS, como a ausência de um segundo analógico, o estilo de jogo típico de consola portátil, pensado idealmente para curtas sessões de jogo, e as especificações técnicas de hardware da consola, que naturalmente eram mais modestas devido à preocupação com a duração da bateria.
Anos depois, já com a Nintendo Switch em pleno mercado, viria a sair Luigi’s Mansion 3 – considerado tanto pela crítica especializada como pelos fãs da série, a experiência definitiva e o modelo perfeito a seguir no futuro da série. Porém, apesar de Dark Moon ter tido o seu devido reconhecimento pela grande base de fãs, a Nintendo decidiu também tirar proveito da base adicional que se foi juntando ao sucesso comercial da Nintendo Switch e dar-lhe uma segunda vida extra com Luigi’s Mansion 2 HD, tal como tem feito com vários títulos do passado desde o final do ano de 2023. E tudo nos leva a crer que não ficará por aqui, estando bem encaminhados mais jogos com direito a uma segunda “1-up“.
Abordando um pouco aquilo que esta versão traz e o que acrescentará, sobretudo, a quem irá jogar pela segunda vez, com a nomeação de Luigi’s Mansion 2 HD, a Nintendo acabou por deixar cair o subtítulo de Dark Moon – um título interessante que deu alguma personalidade ao jogo original, mas que provavelmente poderia vir a criar algum ruído em relação ao que a Nintendo considera essencial na proposta que agora traz ao mercado. Luigi’s Mansion 2 HD não é um remake. E isso fica desde logo percetível, como o próprio título indica, porém, é uma proposta que também não se resume à clássica remasterização “chapa 5“, com visuais e texturas em alta definição. Luigi’s Mansion 2 HD é muito mais do que isso, trazendo aquilo que deveria ter sido a versão original, com o recurso a mais botões que potenciam todas as riquíssimas mecânicas que o jogo possui.
Estranhamente, só passados mais de dez anos se sente Luigi’s Mansion 2 HD em casa, com o segundo analógico a servir de recurso orgânico e essencial para uma experiência de jogo de aventura em 3D. Os controlos por giroscópio continuam presentes, inclusive no comando Pro, o que confere ainda mais opções para quem procura uma aventura personalizada. Por outro lado, a aventura perde o recurso do segundo ecrã (exclusivo das consolas Nintendo DS – Dual Screen), que tornava a exploração muito mais natural ao se estudar o mapa de cada cenário. Apesar destes acrescentos, a proposta base mantém-se, assim como a estrutura do jogo permanece intacta, o que acaba por lhe conferir quase um estatuto de jogo muito à frente do seu tempo, sobretudo pela versatilidade, pois tanto em experiência de jogo de mesa, como de consola portátil, Luigi’s Mansion 2 HD é simplesmente perfeito.
Em Luigi’s Mansion, o jogador irá orientar o carismático Luigi através de várias áreas de uma mansão assombrada, recheada de quebra-cabeças e criaturas paranormais, onde também terá de pôr à prova a sua capacidade de resistência, recorrendo a dispositivos de combate. De forma tipicamente divertida e principalmente criativa, a Nintendo faz com que Luigi enfrente as suas adversidades contra os inúmeros fantasmas, utilizando uma espécie de aspirador e uma lanterna, para deixá-los atordoados, enfraquecidos e, posteriormente, mais acessíveis para serem capturados. Tem sido assim em todos os jogos da série Luigi’s Mansion e neste segundo jogo não é diferente. É o clássico aspirador e a lanterna – que mais tarde também terá a capacidade de emitir luz negra, capaz de reconhecer objetos que até então seriam impossíveis de serem visualizados. Luigi’s Mansion 2 HD não alterou a fórmula original, trazendo simplesmente mais maturidade comparativamente ao primeiro título.
Luigi’s Mansion 2 HD é dividido por segmentos de missões, provavelmente pensado para retirar maior proveito das limitações da Nintendo 3DS, e esta versão HD segue a mesma proposta. Seria impossível remover por completo a estrutura base original e, como tal, está presente, mas nem por isso se sente alguma peça que não encaixe no corpo de uma consola híbrida, tal como já foi referido anteriormente. Tecnicamente, Luigi’s Mansion 2 HD tira total partido das melhorias visuais possíveis na Nintendo Switch, assim como o seu desempenho é simplesmente perfeito. Ainda assim, dentro do que seria possível fazer, nota-se a estrutura de um jogo pensado para uma consola portátil feito em 2012, e como tal há alguns cenários que não possuem o preenchimento que seria suposto num jogo de 2024, feito para uma consola com as características técnicas da Nintendo Switch. Porém, o charme está presente em tudo o que gira em torno de Luigi e das suas incríveis mecânicas de enfrentar criaturas.
Como jogo de ação e aventura em 3D, Luigi’s Mansion 2 HD é um jogo competentíssimo, com uma dificuldade progressiva que vai permitindo ao jogador ganhar gradualmente intimidade mecânica com cada um dos utensílios que vai colecionando ao longo da jornada. Apanhando chaves, desbloqueando novos caminhos e resolvendo pequenos quebra-cabeças, Luigi’s Mansion 2 HD é divertidíssimo, principalmente na forma como apresenta cada cenário, a interação com os objetos que é possível realizar e a proposta de tentativa e erro, que está constantemente presente e que vai alimentando a proposta de levar Luigi, com as suas posturas, falas e expressões, ao fim de cada pequeno capítulo, resgatando os fragmentos da Lua Negra.
Ao longo de cinco mansões, com conteúdo que poderá ultrapassar as duas dezenas de horas, dobrando para a conclusão a 100 por cento, Luigi’s Mansion 2 HD peca essencialmente pela ausência de conteúdo novo. Ainda que a proposta fosse simplesmente remasterizar – tornando-o visualmente mais bonito e adequado para a geração atual e trazendo uma forma mais aprimorada e adequada de jogo – a verdade é que, para quem jogou o título original, pode ficar a sensação de que poderia trazer mais qualquer coisa. Ainda que em teoria tenha sido um jogo pensado para todos os jogadores, como é comum em qualquer título Nintendo, Luigi’s Mansion 2 HD é o título perfeito para quem nunca jogou o original e se prepara eventualmente para dar continuidade com o terceiro título, enquanto aguarda por uma possível chegada do primeiro jogo, também ele em versão HD.
+ Pontos Positivos
- Mais uma versão definitiva de uma das melhores séries da Nintendo
- Controlos aprimorados, totalmente adaptados à proposta
- Resolução aumentada, visuais aperfeiçoados, iluminação revista
- Em português de Portugal, tal como a versão original
- Uma aventura singular – onde Luigi é o bombo da festa
– Pontos Negativos
- Sem conteúdo novo
- PVP de lançamento completamente desajustado
- Alguns ecrãs de carregamento poderiam ter sido removidos