O subgénero Mahou Shonen, também conhecido como Magical Boy, só começou a ser popularizado depois do início do século XX com o surgimento da série toukatsu Power Rangers ou, como é conhecido no Japão, Super Sentai Shinzu.
Uma Viagem pela História
Mahou Shounen, em anime, surgiu com Maburaho (2003) no qual, surpreendentemente, não é o foco principal. Este título é um anime do género Ecchi e Harem, onde três raparigas estão atrás dos genes de um rapaz que pode usar poderes mágicos.
Depois disso, existe Mahou Sensei Negima! que é um Mahou Shonen mais fiel ao género. embora Negami não se transforme, ele consegue usar poderes mágicos.
A seguir temos Shugo Chara! (2006), que já foi mencionado anteriormente em Mahou Shoujo | As Origens – é importante notar que também existe Mahou Shounen neste anime. A personagem principal tem dois amigos do sexo masculino no seu grupo de amigos que também podem usar magia, e até se transformam.
Em Kämpfer (2009) existe um rapaz que pode usar poderes mágicos, mas apenas para se transformar no género oposto. Portanto, é difícil argumentar se este é apenas Mahou Shoujo ou também um Mahou Shounen.
Star Driver: Kagayaki no Takuto (2010) é um Mahou Shounen que encompassa passar por uma sequência de transformação para combater outros mechas gigantes entre espaço e tempo.
Estamos a chegar perto de um anime que definiu o género de Mahou Shounen: Kore wa Zombie Desu ka (2011). Este anime é um título Mahou Shounen estilo Guerreiro. O protagonista possui um item mágico (motosserra) e uma transformação com uma mudança de roupa, mas considerando que ele obtém roupa feminina para combater monstros, ainda assim é uma paródia à tradição Mahou.
Binan Koukou Chikyuu Bouei-bu LOVE! (2015) – um anime que é a definição do que um Mahou Shounen deve ser, pois faz tudo o que um título de Mahou Shoujo faz, mas usa um elenco masculino em vez de feminino. Ele tem transformações completas de roupas com códigos de cores e itens de armas mágicas que são usados para combater monstros.
Por fim, terminamos com Mahou Shoujo Ore (2018) que conta a história de Saki Uno, uma rapariga comum de 15 anos, ídolo nos tempos livres com a sua melhor amiga, Sakuyo.
Saki tem uma paixoneta pelo irmão mais novo de Sayuko, Mohiro. A vida pacífica de Saki está prestes a acabar quando ela encontra um bandido com aparência yakuza tentando entrar na sua casa. Forçada a convidá-lo a entrar, Saki descobre que a sua mãe costumava ser um demónio e lutava contra a Magical Girl, e que o seu convidado brutal é, na verdade uma mascote chamada Kokoro-chan que procura recrutar uma Magical Girl substituta. Aturdida e céptica, Saki hesita em aceitar o pedido até Kokoro-chan revelar que Mohiro é o alvo de alguns demónios.
Correndo para o salvar, o desejo esmagador de Saki activa o seu Poder do Amor, e uma confissão ousada faz com que ela desperte os seus poderes. No entanto, a transformação de Saki transforma-a num homem musculado, vestido com um lindo vestido. Agora, como um rapaz mágico, Saki deve unir-se a Sakuyo para proteger o amor da sua vida das ameaças fofas e demoníacas que planeiam ferir o seu amado.
Características de um Mahou Shounen
- A personagem principal é “pura” e bondosa ou acaba por ganhar poderes mágicos devido ao facto de ser um substituto da Magical Girl. Kore Wa Zombie Desu K é exemplo disso.
- Existe uma mascote fofa que, geralmente, é um animal que fala.
- A maioria dos personagens são meninos.
- As roupas mudam, como por magia.
- Gritam os ataques ou a frase de transformação em voz alta.
- O poder da amizade é, frequentemente, ocupado até onze. Binan Koukou Chikyuu Bouei-bu LOVE é exemplo disso.
Conclusão
Animes Mahou Shounen surgiram para entreter jovens rapazes com programas de super-heróis, mas rapidamente se tornaram num subgénero de paródia devido à grande popularidade dos Mahou Shoujo.