Quero dizer, primeiro que tudo, que Main Assembly está ainda no estado de Early Access, ou seja, tudo o que for mencionado nestas primeiras impressões está sujeito a possíveis mudanças e melhorias ao longo do seu desenvolvimento.
Por vezes, um jogo simples e com o simples objectivo de divertir sem grande contexto ou uma história captivante é tudo o que precisamos, jogos que se apoiam por completo nas suas mecânicas e na criatividade do jogador.
Main Assembly enquadra-se perfeitamente nesse género de jogo, focando-se na criatividade do jogador na criação de vários veículos como carros, aviões e algo como pernas robóticas gigantes, tudo com uma liberdade quase infinita no que toca à moldagem do chassis, a posição de peças como rodas ou turbinas, até mesmo o funcionamento das mesmo, como quais das rodas são usadas para acelerar ou curvar.
Tu controlas um pequeno drone que serve apenas para navegação fácil pelo nível, e apenas com o toque de uma tecla, abre-se a interface de construção dos veículos, onde podes escolher entre bases para começar, carregar algum veículo que já tenhas feito, programar o teu veículo, ou mesmo editar um que já estejas a conduzir.
Como já mencionei no início, a moldagem do chassis é quase infinita, podendo escolher entre vários metais de pesos diferentes, cores, motores de vários tamanhos, suspensões, e qualquer forma que te venha à cabeça. Se pensas que é possível, provavelmente o vais conseguir fazer, pois Main Assembly dá-te várias ferramentas para poderes esticar, encolher, curvar, entre outros…
A programação do veículo pode ser um bocado confusa, pois o menu é categorizado com várias coisas, e muitas delas penso que são difíceis de perceber o que realmente consegue-se fazer com as mesmas. Fazer as ligações é fácil, sendo apenas necessário ligar os rectângulos uns aos outros, mas editar o que cada rectângulo pode fazer e as variáveis que tem é o que torna o sistema complicado. Penso que Main Assembly poderia ter um tutorial mais abrangente no que toca a esta função, pois penso que tem um grande potencial e muitos não irão poder usufruir do mesmo.
Main Assembly, neste momento, tem dois modos, a sandbox e os challenges. A sandbox é bastante simples, metendo-te num mapa enorme com uma zona florestal, umas caves, um lago congelado e uma pista de corridas de carros. Este modo de jogo dá-te a liberdade de construir veículos e poderes simplesmente usufruir do mapa sozinho ou com amigos, podendo fazer também uma das várias corridas que estão espalhadas pelo mesmo.
Os Challenges são vários níveis com vários desafios em pequenos mapas. Os desafios variam de acordo com o tema do mapa, tens desafios como atropelar um número de test dummies, passar por vários checkpoints, meter uma bola numa baliza, puxar caixas de cartão para o rio, entre outros…
Os dois modos são ambos bastante divertidos, e penso que a sandbox irá consumir várias horas de muitos jogadores criativos.
Main Assembly mostra-se bastante promissor, e sem dúvida estarei atento para as actualizações e para a versão final do mesmo. É um jogo que depende bastante da criatividade do jogador, e é surpreendente a possibilidade de construir veículos com uma liberdade quase ilimitada.
Main Assembly está disponível em Early Access na Steam para o PC.