As sessões de diversão estão de volta, com mais uma entrada Mario Party a chegar à Nintendo Switch. Vamos então conhecer o Mario Paty Superstars e saber se este jogo vale mesmo a pena adquirir. Mas antes, que tal dares uma olhada no trailer aqui em baixo para ficares mais familiarizado?

Mario Party Superstars não se trata tecnicamente de um jogo novo, mas sim de uma compilação de minijogos que fizeram parte de outros jogos Mario Party da era da Gamecube e Nintendo 64. São 100 minijogos que foram remasterizados para a nova geração da consola Nintendo. E claro, todos estes jogos foram escolhidos a dedo para proporcionar a máxima diversão com a família e amigos!

Uma das coisas que notei de imediato foi que com estes minijogos não se utilizam os motion controls dos Joy Con, à semelhança do que acontecia com os minijogos de Super Mario Party. Isto é algo bom por um lado, pois não teremos que depender unicamente dos Joy Con para jogarmos os minijogos, (podemos utilizar um comando pro e um outro comando 3rd Party), mas por isto é algo de que também senti falta, pois poderia tornar as partidas um pouco mais mexidas. Seria interessante haver a possibilidade de ativar e desativar o modo com motion control para satisfazer os gostos de todos, mas entendo que a Nintendo queira manter o clima nostálgico da coisa.

Mario-Party-Superstars-pic3  

Desde o seu lançamento, Mario Party Superstars conta com 5 tabuleiros de jogo, importados dos jogos antigos, só que também com o design moderno. Cada um destes tabuleiros proporciona uma experiência única e bem divertida, onde podes jogar numa linda ilha tropical, experimentar um jogo assombroso junto de fantasmas ou então ires para o espaço numa aventura galáctica! Ainda que não me tenha aborrecido de os jogar, espero que no futuro a Nintendo nos presenteie com mais um ou outro tabuleiro para nos entreter nesta época natalícia.

Lê mais:  RWBY: Arrowfell | Análise

Se nunca jogaste um Mario Party, o jogo é bastante simples. Cada jogador começa o seu turno rolando um dado, andando o número de casas no tabuleiro consoante o número que saiu no dado. Existem casas no tabuleiro que poderão ser benéficas ou não, onde tanto podes receber itens ou moedas, como seres castigado de alguma forma. O objetivo do jogo é conseguires o maior número de moedas e de estrelas possível, isto enquanto desafias até 3 outros jogadores em vários minijogos. Estes podem ser CPU, ou outros jogadores que estejam contigo, ou então via multijogador local ou Online.

O jogo pode vir a dar um pouco de desconforto devido à maneira como tenta “equilibrar” quem está a perder e quem está a ganhar. Desde encontrar uma estrela assim do nada, a conseguir estrelas no final do jogo, são eventos que fazem a partida mudar completamente num abrir e fechar de olhos. Sim, em certa parte é justo dar uma oportunidade a quem está a perder, mas às vezes acho que abusam com a sorte.

Mario-Party-Superstars-pic1  

Para tornar a coisa mais engraçada, temos também a oportunidade de utilizar stickers com frases e expressões, para exprimir o que estamos a sentir no momento. Estes estão genialmente bem construídos, pois utilizam personagens do mundo de Super Mario a expressar a mensagem escolhida. Ainda que estes sejam mais focados para serem utilizados nos modos multijogador, não me canso de os utilizar em partidas presenciais com os meus amigos.

As partidas em Mario Party Superstars são relativamente demoradas. Sim, mesmo tendo escolhido o modo mais rápido, que são 10 turnos, levo cerca de 45 minutos a 1 hora numa sessão, quando referem 30 minutos. Sei que a causa disto poderá estar no facto de perder algum tempo nas explicações dos minijogos, mas ainda assim não pensei levar o dobro do tempo. Se pensas jogar este jogo, é bom que tenhas muito tempo livre. Contudo, caso o teu tempo seja mais curto, tens ainda a possibilidade de simplesmente jogares os minijogos, saltando o jogo de tabuleiro. Este é igualmente divertido e ainda consegues escolher quais os minijogos que desejas jogar.

Lê mais:  Passatempo | 4º Aniversário Squared Potato - Splatoon 3!
Mario-Party-Superstars-pic2  

Que fique bem claro, é raro ver um jogo de Super Mario sem qualidade gráfica na Nintendo Switch. E Mario Party Superstars não é exceção! A qualidade gráfica apresentada neste jogo está muito boa, as cores super vibrantes, e acredito que ainda fiquem mais quando jogado na nova Nintendo Switch OLED. A acompanhar, a performance está também no ponto, com as animações bem fluídas, sem travagens ou lentidão notáveis.

Por último fiquei surpreso por ver que este jogo está em Português. Bem, Português do Brasil, mas mesmo assim, estou a começar a ficar com esperança de que um dia possamos vir a ter mais jogos First Party em Português. Dado que temos um grande público jovem dono de uma Nintendo Switch, muitos não conseguem entender Inglês, o que dificulta muitas vezes ao jogar determinados jogos. E é por isso que a Nintendo deve apostar mais em trazer jogos em Português, quebrando de vez esta barreira linguística que impede alguns jogadores de desfrutarem dos seus jogos.

Mario Party Superstars já se encontra disponível em exclusivo para a familia de consolas Nintendo Switch, em formato fisico e na Nintendo eShop.

CONCLUSÃO
Bom!
8
Um fanático por Nintendo, de nome "Nintendista", que procura mostrar ao mundo o lado mágico da empresa que o acompanhou durante toda a vida.
mario-party-superstars-analiseMario Party Superstars reune os sucessos dos seus jogos predecessores e moderniza-os num jogo que poderás levar para todo o lado e jogares com quem tu quiseres. O facto de estes jogos não precisarem de controlos por movimento permitem-te jogares até numa Nintendo Switch Lite sem problemas. Se és o fã número um de jogos para diversão em conjunto, então este jogo é uma excelente escolha!