Meta Connect 2023 | Realidade Mista, Avanços em IA e Próxima Geração de Óculos Inteligentes

Durante o décimo evento anual da Meta, Meta Connect 2023, o CEO e fundador Mark Zuckerberg partilhou alguns detalhes sobre os progressos feitos nas áreas da realidade mista, avanços em IA e os futuros óculos de Realidade Aumentada. Vamos agora resumir alguns dos anúncios.

A realidade mista vai tornar-se mainstream com o Meta Quest 3

O Meta Quest 3 é o primeiro headset convencional do mundo desenvolvido para realidade mista – e o mais poderoso até agora. Com o dobro da capacidade de processamento gráfico do Quest 2, o Quest 3 é também o primeiro dispositivo do mundo a apresentar a nova plataforma Snapdragon XR2 Gen 2 desenvolvida em colaboração com a Qualcomm Technologies. E é completamente independente (sem fios, sem bateria) – nada que quebre a sensação de presença! A partir de 499,99 dólares, o Quest 3 será lançado no dia 10 de outubro e as pré-reservas já estão disponíveis.

Com o Quest 3, é possível mergulhar numa extensa biblioteca de conteúdos com jogos e experiências para todos os gostos. A biblioteca de conteúdos do Quest contará com melhor aparência e desempenho no Quest 3, incluindo The Walking Dead: Saints & Sinners, o tão aguardado Asgard’s Wrath 2, Stranger Things em Realidade Virtual e muitos outros títulos.

O novo Quest permite utilizar o Xtadium para transmitir jogos da NBA e lutas de MMA, assistir concertos ao vivo no Red Rocks e iHeartRadio Live, utilizar o YouTube VR ou aplicações de stream como Peacock e Pluto TV.

Lê mais:  Meta Quest 3 | Revelado o novo VR Headset da Meta

Além de entretenimento, Quest 3 está pronto para o Adobe Substance 3D Modeler, lançado este ano, ou o Microsoft Mesh for Teams com reuniões de trabalho imersivas, sendo que o Microsoft 365 vais er lançado no final do ano.

Avanços da Inteligência Artificial

A IA está a possibilitar novas formas de conexão e expressão, graças ao poder das tecnologias generativas. Assim, são apresentadas novas experiências e recursos de IA que podem melhorar as conexões das pessoas com outras pessoas e fornecer as ferramentas para se ser mais criativo, expressivo e produtivo.

Os novos óculos Ray-Ban – Meta Smart

Construídos em parceria com a EssilorLuxottica, a próxima geração de óculos inteligentes foi projetada para que o utilizador possa ficar conectado, captar facilmente o momento e partilhar as suas experiências com amigos, familiares ou com o mundo. Agora, já é possível transmitir ao vivo diretamente a partir dos óculos inteligentes para amigos e seguidores no Facebook/Instagram. A partir de 299 dólares, a coleção de óculos inteligentes Ray-Ban Meta será lançada a 17 de outubro e está hoje disponível para pré-reserva em meta.com e ray-ban.com.

Através destes anúncios, a Meta demonstra-se empenhada em oferecer novas tecnologias nunca antes vistas, e tornar esses avanços acessíveis a todos.

Joana Sousa
Apaixonada pelo mundo do cinema e dos videojogos. A ficção agarrou-me e não me largou mais! A vida levou-me pelo caminho da Pós-Produção, do Marketing e da organização de Eventos de cultura pop, mas o meu tempo livre, dedico-o a ti e à Squared Potato.