Um dos filmes mais acarinhados pelos fãs da Pixar, Monstros e Companhia, comemora este mês o seu 20º aniversário de desde o seu lançamento original a 2 de novembro de 2001 nas salas de cinemas americanas, tendo estreado mais tarde em Portugal em Março de 2002.
A quarta produção dos estúdios da Pixar esteve ainda nomeada para a categoria de Melhor Filme de Animação na 74.ª edição dos Óscares em 2002 tendo perdido contra Shrek que acabou por levar o prémio para casa.
Com a comemoração dos 20 anos, a Pixar acabou de lançar uma curta metragem de quatro minutos no canal oficial de Youtube numa recriação especial de Monstros e Companhia num estilo clássico a preto e branco que faz alusão aos filmes de época mudos como Charlie Chaplin e até mesmo algumas das primeiras curtas metragens do rato Mickey.
Monstros e Companhia está disponível no serviço de streaming do Disney+ assim como a prequela de 2013 Monstros: A Universidade que conta a história de Mike e Sully nos tempos da faculdade dos sustos uns anos antes e como estes dois se conheceram e passaram de rivais a melhores amigos.
Este ano também foi lançado como uma série original Disney+ no serviço, Monstros ao Trabalho, que continua imediatamente após os eventos do primeiro filme que conta novamente com o regresso de John Goodman e Billy Crystal nas vozes de Sully e Mike.
Na versão portuguesa mais uma vez voltam Fernando Luís e João Baião nos respetivos papéis assim como outras vozes já conhecidas da saga.