A era fotográfica está de volta, 21 anos depois do seu primeiro lançamento na Europa na Nintendo 64. Mais requintado, mais polido e com mais funções, eis que New Pokémon Snap quer prometer tanto aos jogadores do jogo original, como aos novatos muitas horas de diversão a fotografar a fauna Pokémon em Lental Region! Mas…parecendo assim tão bom como os trailers o descrevem, faltará algo mais? É isso mesmo que vais descobrir!

New Pokémon Snap leva-te a uma nova região, chamada de Lental Region, onde o teu trabalho, como fotografo, é ajudares o Professor Mirror a descobrir e desvendar um fenómeno luminoso que mora na região chamado fenómeno Illumina. Este fenómeno torna os Pokémon brilhantes, irradiando uma magnifica luz misteriosa. Cabe então andar pelas várias áreas a fotografar tudo o que se mexer e encontrar pistas que ajudem a desvendar este misterioso fenómeno.

Confesso que já esperava que New Pokémon Snap fosse um estilo de jogo muito casual, mas inesperadamente viciante.

A história desenvolve-se à medida de vais fotografando e descobrindo novos Pokémon e certos objectos, que serão peças importantes para desvendar o mistério. No inicio, foi-me muito fácil andar a fotografar tudo em 1 ou 2 sessões até ser desbloqueada uma nova área no jogo. Contudo logo a meio notarás que vais ter que repetir um pouco mais cada área à busca do que não conseguiste descobrir. Se isso foi mau? Claro que não, mas poderá ser um pouco chato para alguns. No geral, gostei o suficiente para fazer sessões longas no jogo.

Mecânicas

New Pokemon Snap photo camera  

A mecânica principal do jogo, é óbvia e simples: Tirar fotos enquanto andas num veículo, NEO-ONE, que realiza o seu percurso automaticamente, sem teres que te preocupar muito. Para tirar as fotos basta-me apontar a câmara ao Pokémon que encontrar e tentar tirar uma bela foto do mesmo. A lente foca automaticamente, o que é bom, e posso contar também com um botão para fazer Zoom que, apesar de dar muito jeito, não consigo fazer-lo aos poucos. Basicamente é como se diz: 8 ou 80. No Entanto existem várias acções e controlos adicionais que se podem fazer para que consigas fotos perfeitas. Por exemplo, podes atirar fruta para o chão para tentar atrair os Pokémon e obteres a prova que estes monstros de bolso são tão fofos quando estão a comer. Outra forma de utilizar a fruta é para tentar ganhar a atenção deles, atirando-lhes com ela num acto que acho ainda um pouco hostil da minha parte. Outras funções que também gostei é a oportunidade de poder inspeccionar alguns elementos que surgem na área utilizando o scan. Este permite não só identificar e saber mais informação sobre alguns locais/objectos como também chamar a atenção de alguns Pokémon, especialmente os eléctricos, dadas as ondas electromagnéticas emitidas ao utilizar o scan.

New Pokemon Snap photo grading  

Uma vez completada a sessão, o Professor Mirror avaliará as fotos que tiraste com base em vários factores, como o timming, enquadramento, número de Pokémon na foto, entre outros que vão somar à pontuação total. Uma vez avaliadas estas vão para um livro correspondente àquele Pokémon e ficarão lá registadas, podendo posteriormente serem substituídas por outras de melhor valor para ti, no caso de haver repetidas. No fim dessa avaliação podes optar por salvar algumas no teu álbum pessoal, sendo que uma das melhores coisas deste jogo é a possibilidade de, naquele momento, reajustares as fotos, como se ainda estivesses na área no jogo. Isto é perfeito para ajustar e melhorar todos os aspectos da foto: enquadramento, luminosidade, ponto de focagem e, ironicamente, ajustar o Zoom à tua maneira (coisa que é impossível durante o jogo).

Lê mais:  Chocobo GP | Análise

Existe para além das missões principais, os requests. Estes são desafios que te metem a puxar pela cabeça, ou seja, é-te dado uma imagem solicitando algo, no que terás que tirar uma fotografia a provar/mostrar o que foi solicitado. Por exemplo tirar uma fotografia de um Pokémon especifico a dormir durante um certo período do dia. Isto ajuda bastante a repetires as viagens, na tentativa de descobrires outros mistérios que antes não te tinhas apercebido. Contudo, na minha opinião só acho que estes requests deveriam ser um pouco mais específicos, no sentido de explicar um pouco melhor o que se pretende, pois algumas vezes tenho 100% de certeza que consegui completar o que pediram mas na verdade não é bem aquilo…

25% do tempo em fotografia 75% em edição

Se há coisa que eu adorei em New Pokémon Snap foram as sessões de edição das fotografias. O jogo, como referi acima, para além de te deixar reajustar as fotografias logo após uma sessão fotográfica, tens ainda a oportunidade de fazer algumas edições às mesmas!

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Squared Potato (@squaredpotato)

Neste editor podes colocar filtros, adicionar molduras ou ainda colocar Stickers para dares um toque único à tua fotografia. À medida que vais progredindo no jogo, vais desbloqueando mais elementos de personalização para aumentares o teu leque de opções. Contudo, quero deixar o meu descontentamento com esse mesmo leque, que na minha opinião pessoal, acho muito fraco. No início do jogo podes ter a sensação de que os elementos disponíveis são suficientes, mas mais à frente, mesmo com o que vais desbloqueando, não é suficiente. O desenvolvimento de novos stickers não é de todo uma coisa difícil de se fazer e além disso, acho uma enorme falha não podermos alterar a cor de alguns stickers. Por exemplo, o sticker do chapéu é branco e apenas branco, não podes alterar para um chapéu vermelho ou azul. Irreal num jogo onde o foco é a personalização. Espero que a gama de opções de personalização seja aumentada num futuro update, e espero que não saia disso DLCs pagos…

Lê mais:  THE HOUSE OF THE DEAD: Remake | Análise (PC)

New Pokemon Snap online sharing  

Uma vez que tenhas a tua criação feita poderás descarrega-la para o teu álbum da Nintendo Switch, ou então pública-la online no jogo, onde poderás mostrar ao mundo os teus dotes como fotógrafo e/ou editor! E claro que isto serve ao contrário, sendo que da minha parte passo mais tempo a olhar para os trabalhos dos outros jogadores do que propriamente a fazer upload de edições minhas. No entanto, achei muito bom o jogo ocultar algumas fotografias, nas quais contém algum Pokémon ou cenário que ainda não tenhas visto no jogo. Claro que se quiseres podes optar por desativar e visualizar o conteúdo. No fundo é uma boa adição ao jogo para evitar spoilers.

Imprime os teus momentos com a impressora Instax mini link

Graças à nova app para smartphones, agora é possível imprimires as fotografias que tiras na tua Nintendo Switch. Uma vez transferidas para o Smartphone, a nova app Instax for Nintendo Switch encarrega-se de comunicar com a impressora Instax mini link para imprimir as fotos. Nesta app também é possível colocar mais alguns filtros e molduras, para além de mais uns quantos ajustes de cor. Esta é uma nova maneira de imortalizar alguns momentos que passamos no jogo na forma de uma pequena fotografia instantânea!

Gráficos belos e brilhantes

New Pokémon Snap photo Meganium  

Os gráficos em New Pokémon Snap estão absolutamente brilhantes e vivos! Dado que este jogo é focado na captura da beleza do mundo selvagem dos Pokémon, não há desculpa para que estes não devessem ter o seu tratamento detalhado. Comparando com o recente jogo Pokémon Sword / Shield é sem dúvida notória a diferença de qualidade aplicada neste jogo fotográfico. Além disso, cada um dos mais de 200 Pokémon presentes, cada um foi cuidadosamente animado, demonstrando-se o mais realista e fiel possível.

New Pokémon Snap também conta com uma bela música no jogo. Estas são calmas e relaxantes, ideal tanto para nos concentrar-mos no nosso objectivo, como também para nos deixarmos levar pela magia do mundo Pokémon, quando presenciamos momentos verdadeiramente lindos neste mundo de fantasia que tanto nos acompanha desde pequenos.

Um pequeno desejo que não se concretizou

Nintendo Labo VR Kit camera  

Quando assisti ao trailer do jogo, uma das coisas que me veio logo à cabeça foi utilizar o meu Kit Nintendo Labo VR para poder jogar este jogo, numa experiência totalmente imersiva. Contudo, este sonho infelizmente não se concretizou. Na minha sincera opinião, acho que foi uma oportunidade falhada por parte da equipa de desenvolvimento. Este pequeno detalhe seria um grande chamariz não só para nós limparmos o pó dos nossos óculos VR e finalmente utilizarmos com mais um jogo novo, como também para lançar mais Kits VR para o mercado. Pelo menos esta adição faria mais sentido do que o modo VR para o Super Smash Bros. Ultimate

CONCLUSÃO
Bom!
7.7
Um fanático por Nintendo, de nome "Nintendista", que procura mostrar ao mundo o lado mágico da empresa que o acompanhou durante toda a vida.
new-pokemon-snap-analiseNew Pokémon Snap veio trazer novamente a sensação de sermos uns verdadeiros paparazis do mundo Pokémon! A novidades que este trouxe são boas e cativantes o suficiente para nos fazer entreter durante horas. Toda a parte gráfica do jogo está muito bem trabalhada e isso não é constantemente notado durante a experiência de jogo. Contudo, ainda assim achei a falta do suporte VR e adição de mais objectos de personalização foram oportunidades falhadas por parte da equipa.