Nintendo Switch

Para além de subir na lista das consolas de videojogos mais populares de todos os tempos, a Nintendo Switch continua a trazer enormes lucros para o gigante nipónica dos jogos Nintendo.

De acordo com dados apresentados pela SportsLens.com, a Nintendo atingiu quase 63 mil milhões de dólares em receitas líquidas de vendas desde o lançamento da consola Nintendo Switch há seis anos.

As vendas líquidas da Nintendo saltaram 40% em cinco anos!

Após o lançamento da Nintendo Switch em março de 2017, as vendas líquidas da gigante japonesa mais do que duplicaram. Após as vendas decepcionantes da sua antecessora, a Wii U, a Switch surgiu como a nova esperança para a Nintendo na batalha em curso com outros gigantes de consolas, PlayStation e Xbox. Actuando tanto como um sistema de consola portátil como caseira, rapidamente começou a crescer em popularidade na comunidade de jogos, impulsionando as receitas de vendas da Nintendo.

Em 2017, as vendas líquidas da Nintendo ascenderam a 4,36 mil milhões de dólares, de acordo com os dados oficiais da empresa. Um ano mais tarde, este valor mais do que duplicou para $9,95 mil milhões de dólares. As receitas das vendas da empresa continuaram a aumentar e atingiram 12,1 mil milhões de dólares em 2020. Ainda assim, isso não foi nada comparado com o crescimento verificado em 2021, como um ano recorde para as vendas da Nintendo. Só nesse ano, a empresa atingiu quase 16 mil milhões de dólares em vendas líquidas ou 32% mais do que no ano anterior. Embora este número tenha caído para pouco mais de 14 mil milhões de dólares em 2022, ainda representa um enorme aumento de 40% em comparação com os números de 2018.

Um terço das receitas veio das Américas

As vendas da consola Switch representam mais de dois terços das receitas anuais da Nintendo. No ano passado, o gigante japonês dos jogos de azar angariou 10,6 mil milhões de dólares da plataforma Nintendo Switch, enquanto as suas receitas anuais ascenderam a cerca de 14 mil milhões de dólares.

A maior parte dessas vendas veio do continente americano, o maior mercado da Nintendo. Embora os Estados Unidos possam ter algumas das maiores empresas de jogos do mundo, no valor de dezenas de biliões de dólares e contando milhões de utilizadores em todo o mundo, todos eles estão a perder a corrida com o gigante de jogos japonês quando se trata de popularidade entre os jogadores. Actualmente, a Nintendo é a empresa de jogos mais conhecida e apreciada nos Estados Unidos, à frente das gigantes Electronic Arts, Epic Games, e Activision Blizzard. Os números das vendas da empresa provam-no.

As estatísticas mostram que a Nintendo angariou quase 22,5 mil milhões de dólares nas Américas entre o ano fiscal de 2018 e 2022 ou mais do que na Europa e Japão juntos.

As vendas no mercado europeu trouxeram 13,2 mil milhões de dólares neste período, menos 41% do que nas Américas. Muito abaixo, o mercado japonês seguiu com 11,8 mil milhões de dólares em receitas de vendas de cinco anos.

Joana Sousa
Apaixonada pelo mundo do cinema e dos videojogos. A ficção agarrou-me e não me largou mais! A vida levou-me pelo caminho da Pós-Produção, do Marketing e da organização de Eventos de cultura pop, mas o meu tempo livre, dedico-o a ti e à Squared Potato.