Os videojogos são a melhor e pior forma de controlar o tempo, pois tanto fazem o tempo voar quando estamos a jogar, como fazem os anos parecerem décadas quando esperamos por um novo jogo (ou séculos, se falarmos de GTA VI, mas isso deixo para outras núpcias).
Felizmente, e tal como tinha sido anunciado pelo Igor Gonçalves, neste artigo, os fãs de desporto que acompanham jogos Olímpicos sabem sempre que de quatro em quatro anos teremos um novo jogo e uma nova edição das Olimpíadas.
Este ano não foi excepção e como adepto da saga desde o jogo de Atenas 2004, Olympic Games Tokyo 2020 trouxe um jogo totalmente diferente.
Os gráficos mais realistas deram lugar a um estilo mais animado, a fazer lembrar os jogos Sport Champions para a Playstation, o que revela que a SEGA assumiu que procurava um jogo mais family–friendly e com mais animações, estilo arcade. Não vivêssemos no tempo de Fortnite e das skins e teríamos dificuldade em perceber o porquê da alteração, mas hoje em dia os jogadores, por regra, procuram personalizar as suas personagens, fazê-las suas e partilhar com a comunidade as suas criações. (Sim, é possível).
Mas confesso que não é isso que me tem prendido a esta saga há mais de 16 anos. Sendo um apaixonado por desporto, daqueles que acompanham religiosamente todas as modalidades, esta saga dá-me um gosto especial por poder experienciar novos desportos na consola. E esta saga permite que, desde o atletismo até à natação. tenhamos a possibilidade de jogar estas diferentes modalidades na consola.
Infelizmente, e após ter jogado as 18 modalidades que Olympic Games Tokyo 2020 trouxe, numa longa e velha noitada de jogos, soube-me a pouco. A aposta em modalidades colectivas é clara, mas acaba por perder o misticismo que esta saga tinha e a escolha das mesmas é infeliz.
Modalidades como o futebol, basquetebol e basebol, com franquias próprias, sabem a pouco. Por outro lado, a inclusão de novas modalidades olímpicas como o basebol ou escalada dão um ar refrescante ao jogo. Por falar em refresco – a natação continua presente, mas desta vez numa jogabilidade que requer mais perícia, velocidade de teclas; os comandos agradecem.
Para quem estava habituado aos jogos antigos, feliz ou infelizmente para quem namorava os novos comandos da PS5 (mais informações no artigo da Joana Sousa), apenas o lançamento do martelo pode danificar o joystick. Longe vão os tempos em que o comando era colocado à prova em disciplinas como a natação, ou salto em altura, ou mesmo lançamento da vara.
Olympic Games Tokyo 2020 acaba por ser uma nova abordagem aos Jogos Olímpicos que promete através de um conjunto de mini jogos, proporcionar horas de diversão. Num cenário mais arcade e com um grande leque de customização de personagens.
O modo online é altamente recomendável, onde o jogo claramente se destaca, seja no modo jogos olímpicos, seja no modo competitivo, em que podemos jogar a modalidade que se encontra disponível, durante aquela hora.
Certo é que Olympic Games Tokyo 2020 deixa qualquer um com vontade de ver e participar em qualquer modalidade olímpica, um jogo também importante para aproximar os gamers para a actividade física.
Olympic Games Tokyo 2020 está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, Google Stadia, e na Steam para PC.